Obrigado a todos os internautas que visualizam meu blog.

Thanks to all netizens who view my blog

TRADUDOR

SAUDE

PLANOS DE SAÚDE
  1. Amil
  2. Blue Life
  3. Exelsior
  4. Same Saúde
  5. Med Mais
  6. Hapvida
  7. Unimed 
  8. Medial Saúde

12 benefícios da salsa (salsinha) 

para a saúde.

O consumo regular de salsinha traz os seguintes benefícios para a saúde:

  1. Prevenir câncer, por ativar a glutationa, um potente antioxidante no organismo;
  2. Prevenir gripes e envelhecimento precoce, por ser rica em antioxidantes como óleos essenciais, vitamina C e flavonoides, especialmente a luteolina;
  3. Fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em vitamina C e ter propriedades antibacterianas;
  4. Prevenir anemia, por ser rica em ferro e ácido fólico;
  5. Combater a retensão de líquidos, por ser diurética;
  6. Prevenir e combater pedras nos rins, por estimular a eliminação de líquidos e ajudar a limpar os rins;
  7. Prevenir doenças cardíacas, como aterosclerose, por ser rica em antioxidantes;
  8. Ajudar no controle da diabetes;
  9. Prevenir trombose e AVC, por evitar a formação de coágulos no sangue;
  10. Melhorar a saúde da pele e a digestão, devido ao seu alto teor de antioxidantes;
  11. Controlar a hipertensão, por ser diurética;
  12. Combater infecção urinária, por ter ação antibacteriana e diurética.

Para utilizar na cozinha, deve-se escolher a salsa fresca com folhas bem verdes e firmes ou a salsa desidratada pura, de preferência orgânica, pois assim ela terá mais benefícios.

    

CASCA  DO CAJUEIRO
    Para que serve:

A casca do cajueiro também é usada, popularmente, para se fazer um chá para tratar problemas como tosse, catarro e fraqueza. Além de diabetes, proteger o coração e reduzir os triglicérides. Também é um excelente antisséptico, bactericida e bastante efetivo para tratar cáries dentárias. Como é adstringente, também trata o mau hálito e inflamação de gengivas. Outra propriedade do chá de casca de cajueiro tem a ver com seu efeito depurativo pois, é laxante e diurético.

Outro uso do chá de casca de cajueiro é na cicatrização de feridas externas (é preciso banhar o local com o chá, que atua limpando, renovando a pele e cicatrizando). Também é eficaz para limpeza de pele pois retira as células mortas, tonifica e fecha os poros.

Como se faz o chá da casca de cajueiro:

Bem, você põe para ferver 1 litro de água com duas colheres de sopa de casca picada. Deixe ferver por 10 minutos. Abafe por outros 10 minutos. Recomenda-se tomar até 4 xícaras de chá ao dia.

Para que serve a CASCA DA QUIXABEIRA

A casca da quixabeira serve para auxiliar no tratamento de inflamações no útero, cisto no ovário e corrimento vaginal, além de dor na coluna, diabetes e para ajudar na cicatrização de feridas na pele. 

Como usar a Quixaba

A parte utilizada da quixaba é a casca desta árvore. 

  • Ingredientes para o chá de quixaba: Usar 2 colheres de cascas de quixaba para 1 litro de água. Cozinhar a casca na água por 15 minutos, em seguida coar e tomar para auxiliar nos tratamentos cicatrizante e anti-inflamatório.
  • Ingredientes para extrato alcoólico: Usar 200 g de casca de quixaba para 1 litro de álcool de cereais. Macerar por 24 horas a casca juntamente ao álcool num recipiente apropriado e tampado. Após a maceração reservar em um recipiente de vidro escuro para evitar a passagem de luz . Tomar  uma colher de de chá de extrato alcoólico com quixaba diluído em meio copo d'água para auxiliar no tratamento de diabetes.
        PARA QUE SERVE A AMEIXA SECA
    

9 benefícios da ameixa seca para saúde e como consumir.

A ameixa seca é a forma desidratada da ameixa e possui muitos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, podendo ser uma ótima estratégia para ajudar a aliviar a prisão de ventre e regular o funcionamento do intestino porque é muito rica em fibras.

Além disso, a ameixa seca tem outros benefícios como melhorar a circulação sanguínea, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e ajudar a diminuir o apetite, por exemplo.

A ameixa seca também ajuda a desintoxicar o organismo por que tem pectina que é um tipo de fibra que ajuda a remover do corpo metais pesados tóxicos como o chumbo ou mercúrio, que podem estar presentes no peixe ou nas frutas e verduras comprados no supermercado.

1. Combate a prisão de ventre

A ameixa seca é muito rica em fibras solúveis como a pectina e fibras insolúveis como a celulose e hemicelulose que agem absorvendo água do trato digestivo formando um gel que ajudam a regular o intestino, aliviar a prisão de ventre e diminuir o risco de hemorroidas.

Além disso, a ameixa seca possui sorbitol que é um laxante natural que facilita a eliminação das fezes. Confira 5 formas de consumir a ameixa seca para a prisão de ventre.

2. Protege contra doenças cardiovasculares

A ameixa seca possui vários nutrientes na sua composição que reduzem o risco de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e a aterosclerose.

A rutina e vitamina C da ameixa seca são responsáveis por manter os vasos sanguíneos saudáveis, a vitamina K previne a calcificação das artérias e a pectina ajuda na redução do colesterol pois diminui a absorção de gorduras provenientes da alimentação.

Além disso, alguns estudos mostram que comer uma ameixa seca por dia ajuda no controle da pressão arterial por possuir flavonoides e polifenóis que têm efeito anti-inflamatório e antioxidante. Saiba mais sobre outros alimentos para baixar a pressão arterial.

3. Ajuda a baixar o colesterol

A pectina, fibra solúvel presente na ameixa seca, age reduzindo a absorção da gordura dos alimentos e desta forma ajuda a diminuir o colesterol que é responsável pela formação de placas de gorduras nas artérias que ficam mais estreitas e menos flexíveis, causando a aterosclerose que pode levar ao infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

4. Controla a glicemia

As fibras solúveis da ameixa seca, como a pectina, ajudam a diminuir a absorção de glicose da alimentação promovendo uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhoram a resposta do corpo à insulina, o que ajuda na prevenção e no tratamento do diabetes melito.

Além disso, o sorbitol presente na ameixa seca permite que o açúcar da alimentação seja absorvido lentamente e, desta forma, permite um melhor controle da glicemia.

5. Ajuda a emagrecer

A ameixa seca pode ajudar na redução de peso por ser rica em fibras que reduzem o tempo de digestão e aumentam a sensação de saciedade após a alimentação, o que reduz o apetite.

Os polifenóis da ameixa seca possuem efeito anti-adipogênico o que significa que ajudam a reduzir a formação de tecido adiposo no corpo, favorecendo a redução de peso.

Porém, é importante ter cuidado ao utilizar esta fruta na dieta para emagrecer pois consumir em grandes quantidades pode ter o efeito contrário. Para ter os benefícios da ameixa seca no emagrecimento, o ideal é comer no máximo 2 unidades por dia. Confira outros 10 alimentos que ajudam a emagrecer.

6. Melhora a saúde dos ossos

A ameixa seca é uma fonte de nutrientes como o boro, a vitamina K e o cálcio, que possuem efeitos protetores e ajudam na formação e manutenção de células dos ossos, por isso, agem na prevenção e no tratamento da osteoporose.

Alguns estudos mostram que a ameixa seca pode reduzir o risco de osteoporose em mulheres na menopausa, sendo aconselhado comer pelo menos 1 ameixa seca por dia para obter esse benefício.

7. Previne o câncer

Os polifenóis presentes na ameixa seca possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, que reduzem os danos nas células e previnem o desenvolvimento do câncer. Alguns estudos mostram que ameixa seca aumenta e melhora a flora bacteriana intestinal e, assim, reduz o risco de câncer do intestino.

8. Protege contra doenças pulmonares

Os antioxidantes da ameixa seca, como os polifenóis, combatem os radicais livres que podem causar danos aos pulmões, principalmente, em fumantes. Além disso, os polifenóis melhoram a saúde dos pulmões e ajudam a reduzir o risco de enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer de pulmão.

9. Previne a anemia

A ameixa seca é rica em ferro que ajuda a prevenir e tratar a anemia que ocorre quando o sangue não tem quantidade suficiente de ferro necessário para o bom funcionamento glóbulos vermelhos. 



AVC: saiba o que fazer se alguém próximo sofrer um acidente vascular cerebral

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos podem ser evitados, desde que a pessoa adote um estilo de vida mais saudável.

São cinco sinais de alerta, sempre de início súbito/repentino:
1. Perda de força súbita e/ou dormência súbita de um braço e/ou
     perna e/ou face, especialmente em metade do corpo
2. Dificuldade de falar ou entender a fala
3. Tontura (rotatória associada à falta de equilíbrio, falta de
     coordenação)
4. Alterações visuais súbitas em um olho, nos dois olhos ou na
       metade de cada olho
5. Dor de cabeça súbita e intensa, diferente do habitual
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos
 podem ser evitados se a pessoa tomar cuidado com os 
seguintes hábitos:
1. Controlar a hipertensão
2. Fazer atividade física regular
3. Ter uma alimentação saudável (rica em frutas e vegetais
     e redução de alimentos processados)
4. Controlar o colesterol
5. Controlar do peso
6. Parar de fumar
7. Reduzir o consumo de álcool
8. Controlar problemas cardíacos
9. Controlar o Diabetes
10. Controlar o estresse e a depressão


  1. Alergia respiratória. ...
  2. Toxoplasmose. ...
  3. Micose de pele. ...
  4. Infecção por Bartonella henselae. ...
  5. Esporotricose. ...
  6. Síndrome da Larva migrans visceral. ...
  7. Ancilostomíase.


Primeiros Socorros em Caso de Mordida de Rato

A mordida de rato deve ser tratada rapidamente, pois provoca o risco de transmitir infecções e causar doenças como febre da mordedura do rato, leptospirose ou, até mesmo, raiva.
Os primeiros-socorros devem ser iniciados ainda em casa, assim que o acidente acontecer, e consiste em:
  1. Lavar o ferimento com água corrente e sabão, ou com soro fisiológico, durante 5 a 10 minutos, removendo restos de saliva ou qualquer impureza que possa estar contaminando a ferida;
  2. Cobrir a região com uma gaze ou pano limpo;
  3. Ir ao posto de saúde ou pronto-socorro, onde poderá ser feita nova lavagem da ferida, a desinfecção com povidine ou clorexidina e, caso seja necessário, a remoção de algum tecido morto e sutura pelo médico.
Após o procedimento, é feito um curativo, que deve ser trocado no dia seguintes ou antes, caso o curativo molhe ou fique sujo com sangue ou secreções. Caso a ferida passe a apresentar sinais de infecção, como secreção purulenta, vermelhidão ou inchaço, o médico poderá prescrever o uso de um antibiótico.

Quando é necessário tomar vacinas

A vacina contra o tétano é recomendada após este tipo de ferimento, caso ela não esteja em dia, pois evita a infecção pela bactéria Clostridium tetani, que está presente no ambiente, como no solo ou no pó. Veja quando tomar a vacina do tétano.
Já a vacina contra a raiva ou o soro antirrábico podem ser indicados caso o rato seja de origem desconhecida, pois nestes casos o risco de transmissão do vírus da raiva é maior. No caso de ratos domésticos ou hamsters, o risco é muito menor e não é necessário tomar vacina, exceto se o animal apresentar mudanças de comportamento ou sintomas característicos da raiva. Confira também quando a vacina antirrábica é necessária.

Quais doenças podem ser transmitidas

O rato pode conter micro-organismos nas suas secreções que causam doenças em serem humanos, principalmente o rato de esgoto.
A principal doença que pode surgir é a Febre da Mordida do rato, em que bactérias como a Streptobacillus moniliformis, podem atingir a corrente sanguínea e provocar febre, mal estar, vermelhidão na pele, dores musculares, vômitos e, em alguns casos, provocar complicações graves como pneumonia, meningite e abscessos pelo corpo. Saiba mais sobre os sintomas e tratamento da febre da mordida do rato.
Outras doenças que podem ser transmitidas pelas secreções de ratos e roedores incluem leptospirose, hantavirose, raiva ou peste bubônica, por exemplo, que podem ser graves e levar a pessoa à morte- Por isso, é muito importante adotar medidas de higienização do ambiente, como remover lixos, entulhos, sujeiras e manter as plantas bem cuidadas, para prevenir a presença destes animais próximo às casas.
- O PODER DA MENTE HUMANA

Saiba as funções do Pâncreas e suas doenças relacionadas

O pâncreas é uma glândula composta que pertence aos sistemas digestivo e endócrino, com cerca de 12,5 cm de comprimento, em forma de folha, situada atrás do estômago, entre a porção superior do intestino e o baço.
Em relação a sua anatomia, o pâncreas é composto por três regiões principais: cabeça, que é a parte que se encaixa no duodeno, o corpo e a cauda, que é a parte final.

Funções do pâncreas

Este órgãos possui duas funções:
  • Pâncreas Exócrino, que tem a função de produzir sucos digestivos e enzimas que ajudam a partir em pedaços menores as proteínas, os açúcares e as gorduras, para que possam passar para o intestino, auxiliando na digestão dos alimentos e metabolismo dos nutrientes;
  • Pâncreas Endócrino, que tem uma função importante na produção de hormônios, como a insulina e glucagon, os quais regulam a forma como o organismo utiliza os açúcares.
Por terem funções diferentes, o pâncreas exócrino e endócrino são formados por células diferentes, por exemplo, o pâncreas endócrino é formado por conglomerados de células chamadas ácinos que irão produzir o suco pancreático. Misturados com os ácinos, encontram-se os Ilhotas de Langerhans, que são grupos isolados de células que produzem os hormônios que fazem o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Doenças que podem afetar o pâncreas

Alguns tipos de situações que envolvem esta glândula incluem:
  • Diabetes em que as células pancreáticas não produzem insulina, no caso da diabetes tipo 1, ou produzem insulina em quantidade insuficiente ou normal, mas o organismo não a consegue utilizar, no caso da diabetes tipo 2;
  • Câncer em que ocorre o crescimento de células pancreáticas malignas. Saiba mais detalhes em Câncer no pâncreas;
  • Pâncreas anular, que é uma malformação congênita em que uma fina banda de tecido pancreático cobre uma porção do duodeno causando obstrução que pode ser resolvida com cirurgia;
  • Pâncreas divisum, que é uma anomalia congênita em que os ductos pancreáticos não são formados durante a gestação e que pode ser resolvida com cirurgia;
  • Pâncreas ectópico, que é caracterizado pela presença de tecido pancreático em outros órgãos, que pode ser tratado com remédios ou cirurgia;
  • Pancreatite, que é uma inflamação do pâncreas que, geralmente, é causada por cálculos da vesícula que se movem para junto do ducto pancreático provocando uma obstrução. Saiba mais em: Pancreatite;
  • Cistos no pâncreas, que são uma espécie de bolsa com líquido ou ar que são removidos através de cirurgia.
As pessoas que consomem álcool em excesso e possuem cálculos na via biliar têm maior predisposição para desenvolver uma doença pancreáticas.

Sintomas de problemas no pâncreas

Alguns sinais e sintomas que podem surgir quando esta glândula é afetada são:
  • Dor abdominal, que é um dos sintomas mais comuns, podendo iniciar de forma súbita e tornar-se progressivamente mais forte e contínua. Normalmente, acontece no centro do abdômen, onde ele está localizado, espalhando-se para a parte superior e inferior;
  • Aumento da dor quando o indivíduo se deita de costas;
  • Diarreia com eliminação de gordura nas fezes;
  • Náuseas e vômitos após alimentação, geralmente associados à dor.
Estes sintomas ajudam o endocrinologista a identificar e diagnosticar alguma doença e assim iniciar o tratamento adequado.

Prevenção

Algumas medidas preventivas podem ser adotadas, como evitar o consumo de derivados do tabaco e a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e adotar uma dieta balanceada com frutas e vegetais. Para indivíduos submetidos a cirurgias de úlcera no estômago ou duodeno ou que sofreram retirada da vesícula biliar, recomenda-se a realização de exames clínicos regularmente, como também para aqueles com histórico familiar de câncer. Pessoas que sofrem de pancreatite crônica ou de diabete melitus devem também fazer exames periódicos.



Castanha combate câncer de próstata

Estudo feito a partir da Universidade Stanford, na Califórnia, Estados Unidos, mostrou que as castanhas brasileiras e o atum ajudam a prevenir o câncer de próstata. A pesquisa, publicada no Journal of Urology (volume 166), da Associação Norte-Americana de Urologia, indicou que esses alimentos são ricos em selênio, substância químico cuja ausência está associada à maior probabilidade de risco de contrair a doença. De acordo com o autor do trabalho, James Brooks, pesquisador de Stanford, a falta de selênio no sangue aumenta de quatro a cinco vezes o risco de contrair esse tipo de câncer. O problema para os homens mais velhos é que, quanto mais avançada a idade, menor a quantidade do elemento no sangue.
O estudo é promissor e vem em boa hora: um outro trabalho feito com 1.400 pessoas em sete países europeus (Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Suécia) pelo centro de pesquisas britânico NOP Healthcare indicou que apenas 39% dos homens têm conhecimentos básicos sobre o problema. O câncer de próstata é o segundo mais letal na maioria dos países ocidentais e em sua fase inicial não apresenta sintomas. O problemas é que a pesquisa feita na Europa constatou que a maioria das pessoas acha que é possível perceber os sintomas da doença ao urinar – não mais de 1% sabe que a doença não se manifesta, no início. No Brasil, o tumor na próstata só é superado pelo câncer de pele, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer.

a

Uma alimentação rica em produtos naturais e integrais é não só boa para a saúde em geral como também para a saúde da próstata. Estudos revelam que algumas susbtâncias contidas nestes alimentos tem grande potencial para prevenir e tratar questões de saúde ligadas à próstata, incluindo prostatite, hipertrofia benigna da próstata e cancro da próstata. Por outras palavras, temos a capacidade de promover a saúde da próstata sempre que escolhemos uma refeição.
Castanha do Pará

1. Castanha do Pará

De todos os tipos de nozes, estas da América do Sul são especialmente ricas em selénio, muito importante para a saúde da próstata.
De todos os tipos de nozes, estas castanhas da América do Sul são especialmente ricas em selénio, muito importante para a saúde da próstata. De facto, apenas 30 gramas de castanhas do Pará contêm dez vezes a dose diária recomendada de selénio. Para além disso, possuem todos os aminoácidos necessários para as classificar como uma proteína completa e são uma boa fonte de magnésio e a tiamina. No entanto, o seu consumo deve ser moderado devido ao elevado valor de gordura, 3 a 4 nozes por dia é o suficiente para uma próstata saudável.
Bróculos

2. Brócolos

Os brócolos são uma fonte de benefícios nutricionais muito importantes, normalmente não descritos numa tabela nutricional convencional. Sendo um membro da família das crucíferas (que engloba as couves, a couve-flor), os brócolos contêm uma grande quantidade do fitonutriente sulforane, que apresenta propriedades anti-cancerígenas. O sulforane promove a actividade das enzimas desintoxicantes do organismo, o que ajuda a eliminar mais rapidamente elementos potenciadores de cancro. Mais sobre os bróculos
Pimenta Cayena (piri-piri)

3. Pimenta Cayena (piri-piri)

A pimenta cayena (Capsicum annuum) contém uma concentração elevada de uma substância chamada capsaicina, que lhe confere o temperamento picante quante. A capsaicina é conhecida pela sua capacidade de redução de dor mas também tem a capacidade de eliminar células cancerígenas, incluindo as que afectam a prostata. Esta substância faz com que as células cancerígenas “cometam suicidio” (apoptose) uma vez que ataca a as mitocôndrias, responsáveis pela produção de energia da célula, mas sem afectar as células saudáveis à volta.
Chá Verde

4. Chá Verde

O poder medicinal do chá verde é atribuído aos compostos antioxidantes chamados catequinas, um tipo de polifenol já demonstrado ser capaz de destruir determinadas bactérias e vírus, fortalecer o sistema imunitário e combater diversas formas de cancro, incluindo o da próstata. Os investigadores demonstraram que os polifenoís do chá verde podem baixar significativamente os níveis de PSA e de dois biomarcadores do cancro da próstata. Vários estudos demonstram que a toma diária regular de chá verde reduz o desenvolvimento do cancro da próstata. Mais sobre chá verde
Cogumelos

5. Cogumelos

Os cogumelos, em especial as variedades asiáticas, apresentam grandes benefícios para a saúde, incluindo a sua capacidade para combater o cancro. Uma das variedades de grande importância é o cogumelo shiitake. Estes cogumelos contêm lentinana que é um composto activador do sistema imunitário que inibe o crescimento do tumor.
Os cogumelos asiáticos contêm também um poderoso antioxidante chamado L-ergotioneína, em grandes concentrações em cogumelos shiitake, reishi e maitake, com propriedades protectoras das células, incluindo as da próstata.
Para incluir cogumelos na alimentação, é preferível optar pelas variedades asiáticas, excelentes quando cozinhados, adicionados nas sopas (sopa de miso, por exemplo), salteados, guisados e em molhos de massas. Para maximizar os benefícios para a sua saúde e em especial para sua a próstata, prepare os cogumelos com legumes cozinhados no vapor e acompanhe com cereais integrais.
Romãs

6. Romãs

As româs tem vindo a ser alvo de maior investigação à medida que os cientistas descobrem mais benefícios deste fruto. As romãs são particularmente ricas em anti-oxidantes e em punicalagina e de ácido elágico, fitonutrientes muito relevantes na acção9 contra o cancro, em particular ao cancro da mama, do cólon e da próstata. O ácido elágico tem a capacidade de inibir a formação da rede sanguínea dos tumores e induz a apoptose das células cancerígenas. Mais sobre benefícios das romãs
A ingestão regular de romã, em especial na sua época, é bastante recomendada. Fora da sua época, se necessário, pode recorrer ao sumo ou a suplementos.

7. Pevides de abóbora

As sementes de abóbora são benéficas para a próstata, especialmente em situações de hipertrofia benigna (HBP). Quando há HBP há um aumento do tamanho da próstata com alterações urinárias e é mais frequente em homens com mais de 50 anos. Uma das razões para este aumento é o excesso de estimulação das células da próstata pela testosterona e óleo contido nas sementes de abóbora ajuda a impedir que as hormonas despoletem a multiplicação das células.
As sementes de abóbora são igualmente ricas em carotenoides, ácidos gordos omega 3 e zinco que mantém a saúde da próstata. Mais sobre pevides de abóbora

8. Salmão

O salmão é uma forma deliciosa de se obter um nutriente importante para a saúde da próstata, o omega 3. Peritos descobriram que o ómega 3 do peixe atrasam o desenvolvimento e progressão dos tumores na próstata em homens que já sofrem da doença e ajudam a prevenir noutros. Estudos em 2009 revelaram que comer salmão pelo menos uma vez por semana reduz o risco de desenvolver cancro na próstata mesmo em homens com predisposição genética.
Uma questão sobre o salmão é se deve ser comprado no estado selvagem ou proveniente de viveiro. Estudos revelam que o salmão de viveiro tem bastantes mais toxinas que o selvagem, bem como vestígios de antibióticos. A opção selvagem é, seguramente a mais saudável, sempre que possível.

9. Tomate

Para além de um alimento muito popular, o tomate é uma excelente fonte de licopeno, um fitonutriente, mais especificamente um carotenoide, com propriedades antioxidantes que promovem a saúde da próstata.
Apesar do tomate fresco ser nutritivo, o licopeno torna-se mais disponível quando o tomate é processado porque se destroem as paredes das células do tomate. Assim a polpa, o molho, a sopa e sumo de tomate oferecem maior protecção antioxidante para a próstata do que o tomate fresco. Um copo de sumo de tomate com regularidade pode contribuir bastante para a saúde da sua próstata.Mais sobre tomate

10. Açafrão

O açafrão é uma planta perene cujas raízes são a base desta especiaria. O elemento activo é a curcumina que lhe confere o seu sabor amargo e apimentado.
Tradicionalmente, o açafrão tem sido usado para combater inflamações, constipações e asma, mas os cientistas também já lhe descobriram propriedades anti-cancerígenas. Um grupo de cientistas da Universidade de New Jersey descobriu que o açafrão sozinho ou combinado com um fitonutriente disponível nos vegetais crucíferos (brócolos, couve, entre outros) pode ser muito eficaz na prevenção e tratamento do cancro na próstata, e que a combinação pode reduzir bastante o crescimento do tumor. Que tal um arroz integral de brócolos temperado com um pouco de açafrão.






Herpes genital tem cura?

O herpes genital não tem uma cura definitiva porque o vírus não pode ser eliminado do corpo, e por isso o que se pode fazer é somente controlar os sintomas, encurtando sua permanência e evitar que as feridinhas na pele apareçam novamente.
Assim, o tratamento da herpes genital pode ser feito com remédios antivirais, como o Aciclovir por exemplo, que podem ajudar a prevenir ou encurtar a duração da doença, eliminando as bolhas que surgem na pele próximo da região genital.
Ainda não é possível curar a herpes genital definitivamente porque o vírus aloja-se nas terminações nervosas, local onde nenhum remédio consegue alcançar, mas apesar disso, os remédios antivirais diminuem a replicação do vírus, o que leva a uma diminuição do seu tempo de atuação e diminuem as chances de transmissão da doença para outras pessoas.
Por isso, sempre que uma pessoa apresentar as feridinhas da herpes deve seguir o tratamento indicado pelo seu médico para evitar contaminar outras pessoas e melhorar sua qualidade de vida, diminuindo a dor e o desconforto que este vírus provoca.

Como controlar o herpes genital e eliminar as feridas mais rápido

O tratamento para herpes genital é feito com remédios antivirais em forma de pomada ou comprimidos, como Aciclovir ou Valaciclovir, prescritos pelo médico. Com o tratamento, as feridinhas cicatrizam e desaparecem, levando à diminuição da vermelhidão, dor e coceira na região afetada, em cerca de 7 a 10 dias.
Durante este período é recomendado evitar o contato íntimo e não compartilhar a toalha de banho com outras pessoas da casa para evitar que o vírus se espalhe, contaminando os outros.
Além disso, o que se pode fazer para que as feridas desapareçam mais rápido é fortalecer o sistema imune consumindo mais frutas ricas em vitamina C, tomando suco de laranja com acerola 3 vezes por dia, por exemplo e investir em alimentos ricos em lisina, que está presente no amendoim.

Herpes - Alimentação para curar a ferida e prevenir a infecção


Sífilis: sintomas, tratamentos e causas

O que é Sífilis?

Sinônimos: cancro duro
Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum.
A sífilis é um mal silencioso e requer cuidados. Após a infecção inicial, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.

Causas

A sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, que é geralmente transmitida via contato sexual e que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas.

Só é contagiosa nos estágios primário e secundário e, às vezes, durante o início do período latente. Raramente, a doença pode ser transmitida pelo beijo, mas também pode ser congênita, sendo passada de mãe para filho durante a gravidez ou parto.
Uma vez curada, a sífilis não pode reaparecer – a não ser que a pessoa seja reinfectada por alguém que esteja contaminado.

Fatores de risco

Alguns fatores são considerados de risco para contrair sífilis. Confira:
  • Manter relações sexuais desprotegidas com uma ou mais pessoas
  • Estar infectado com o vírus do HIV, causador da Aids.

Sintomas de Sífilis

A sífilis desenvolve-se em diferentes estágios, e os sintomas variam conforme a doença evolui. No entanto, as fases podem se sobrepor umas às outras. Os sintomas, portanto, podem seguir ou não uma ordem determinada. Geralmente, a doença evolui pelos seguintes estágios: primário, secundário, latente e terciário.

Sífilis primária

A sífilis primária é o primeiro estágio. Cerca de duas a três semanas após o contágio, formam-se feridas indolores (cancros) no local da infecção. Não é possível observar as feridas ou qualquer sintoma, principalmente se as feridas estiverem situadas no reto ou no colo do útero. As feridas desaparecem em cerca de quatro a seis semanas depois, mesmo sem tratamento. A bactéria torna-se dormente (inativa) no organismo nesse estágio.

Sífilis secundária

A sífilis secundária acontece cerca de duas a oito semanas após as primeiras feridas se formarem. Aproximadamente 33% daqueles que não trataram a sífilis primária desenvolvem o segundo estágio. Aqui, o paciente pode apresentar dores muscularesfebredor de garganta e dificuldade para deglutir. Esses sintomas geralmente somem sem tratamento e, mais uma vez, a bactéria fica inativa no organismo.

Sífilis latente

Esse é o período correspondente ao estágio inativo da sífilis, em que não há sintomas. Esse estágio pode perdurar por anos sem que a pessoa sinta nada. A doença pode nunca mais se manifestar no organismo, mas pode ser que ela se desenvolva para o próximo estágio, o terciário – e mais grave de todos.

Sífilis congênita

A sífilis pode, ainda, ser congênita. Nela, a mãe infectada transmite a doença para o bebê, seja durante a gravidez, por meio da placenta, seja na hora do parto. A maioria dos bebês que nasce infectado não apresenta nenhum sintoma da doença. No entanto, alguns podem apresentar rachaduras nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Mais tarde, a criança pode desenvolver sintomas mais graves, como surdez e deformidades nos dentes.

 diagnóstico e exames

Buscando ajuda médica

Procure um especialista se tiver mantido relações sexuais com algum portador de sífilis. Atenção também para os sintomas: alguns são idênticos ou muito similares aos sintomas de outras doenças. Consulte um médico para que ele possa fazer os exames necessários e acertar no diagnóstico.
Anote todas as suas dúvidas e leve-as ao especialista. Descreva todos os seus sintomas e procure ser o mais claro possível. Isso vai ajudá-lo a realizar o diagnóstico. Você pode fazer alguns questionamentos ao médico, como:
  • Há alguma outra DST que possa despertar os mesmos sintomas em mim?
  • Que exames devo fazer para ter certeza de que trata-se de sífilis?
  • Como vou saber se estou curado ou se a doença está em seu estado latente?
  • Quais cuidados devo tomar com meu parceiro/parceira?

Diagnóstico de Sífilis

Os sintomas da sífilis costumam ser muito similares a sintomas de outras doenças, então o médico deve realizar exames específicos para conseguir fazer o diagnóstico. Veja alguns exames que o especialista poderá solicitar:
  • Exame de sangue: bastante comum, pode identificar anticorpos no sangue que estão combatendo alguma infecção. Eles permanecem no sangue por anos, enquanto a bactéria estiver instalada no organismo, por isso o exame pode ser feito também para diagnosticar infecções antigas, cuja transmissão aconteceu há muito tempo.
  • Culta de bactérias: o médico pode optar também por recolher amostras de uma secreção expelida por alguma ferida presente no corpo, que será analisada em microscópio. Este tipo de teste só pode ser realizado durante os dois primeiros estágios da sífilis, cujos sintomas envolvem o surgimento de feridas. A análise dessas substâncias pode indicar a presença da bactéria no organismo do paciente.
  • Punção lombar: se há a suspeita de que o paciente está com complicações neurológicas causadas pela sífilis, o médico poderá coletar uma pequena amostra do líquido céfalo-raquidiano. As amostras são enviadas para laboratório e analisadas.
Se você foi diagnosticado com sífilis, é importante notificar ao seu parceiro ou parceira para que ele ou ela possa também realizar os exames necessários para o diagnóstico. Se der positivo, quanto antes dar início ao tratamento melhor.
Especialista responde: Estou com sífilis e me relacionei com uma pessoa sem preservativo. Ela fez o teste e não deu reagente. O que pode ser?


Tratamento de Sífilis

Quando diagnosticada precocemente, a sífilis não costuma causar maiores danos à saúde e o paciente costuma ser curado rapidamente.
O tratamento mais indicado pelos médicos é feito à base de penicilina, um antibiótico comprovadamente eficaz contra a bactéria causadora da doença. Uma única injeção de penicilina já é o bastante para impedir a progressão da doença, principalmente se ela for aplicada no primeiro ano após a infecção. Se não, o paciente poderá precisar de mais de uma injeção
A penicilina, aliás, é o único tratamento recomendado por especialistas para mulheres grávidas diagnosticadas com sífilis. Mesmo que o tratamento nesses casos seja bem-sucedido, o bebê também deverá ser tratado com antibióticos depois de nascer.
Durante o primeiro dia de tratamento, o paciente poderá sentir aquilo que os médicos chamam de reação de Jarisch-Herxheimer, que inclui uma série de sintomas, como febre, calafrios, náuseas, dores nas articulações e dor de cabeça. A boa notícia é que esses sintomas não costumam demorar mais do que um dia.
Durante o tratamento, o paciente deverá fazer visitas regulares ao médico para garantir que está tudo bem.
É necessária a realização de exames de sangue de acompanhamento após três, seis, 12 e 24 meses para garantir que não há mais infecção. O médico poderá solicitar, também, que o paciente faça um exame específico para HIV, para garantir que o paciente não desenvolverá complicações mais graves por causa do vírus da Aids. A atividade sexual deve ser evitada até que o segundo exame mostre que a infecção foi curada. A sífilis é extremamente contagiosa por meio do contato sexual nos estágios primário e secundário.

Medicamentos para Sífilis

Os medicamentos mais usados para o tratamento de sífilis são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Prevenção

O único modo 100% seguro para evitar a contaminação com sífilis é não ter nenhum tipo de contato sexual. Ter relações sexuais com pessoas distintas aumenta o risco de contrair a doença, mas o mais importante é sempre fazer uso do preservativo. A camisinha é medida preventiva não só para sífilis, mas também para todas as outras doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Você pode contrair a doença tendo contato sexual com uma só pessoa, como também pode contraí-la após entrar em contato sexual com várias. Tudo vai depender mesmo do uso ou não de preservativo.

Conheça as diferenças e saiba porque escolher parto normal ou cesárea


O parto normal é melhor para a mãe e para o bebê porque além da recuperação ser mais rápida, permitindo que a mãe possa cuidar logo do bebê e sem dor, o risco de infecção da mãe é menor porque há menos sangramento e o bebê também tem menos risco de apresentar problemas respiratórios.
No entanto, a cesariana pode ser a melhor opção de parto em alguns casos. Apresentação pélvica (quando o bebe está sentado), gemelar (quando o primeiro feto está em posicão anomala), quando ocorre desproporção céfalo-pélvica ou nos casos em que há suspeita de descolamento da placenta ou placenta prévia total ocluindo o canal de parto.

Diferenças entre parto normal e cesárea


O parto normal e a cesariana variam entre si relativamente ao trabalho de parto e ao período pós-parto. Por isso, veja na seguinte tabela as principais diferenças entre parto normal e cesárea.

Nos casos de parto normal, geralmente a mãe pode levantar logo para cuidar do bebê, não tem dor após o parto e os partos futuros são mais fáceis, duram menos tempo e a dor ainda é menor, enquanto que na cesárea, a mulher só pode levantar entre 6 e 12 horas depois do parto, tem dores e os partos futuros de cesariana são mais complicados.
A mulher pode não sentir dor durante o parto normal caso receba anestesia peridural, que é um tipo de anestesia que é dada no fundo das costas para que a mulher não sinta dor durante o trabalho de parto e que não prejudica o bebê. Saiba mais em: Anestesia peridural.
Nos casos de parto normal, em que a mulher não quer receber anestesia, este tem o nome de parto natural, e a mulher pode adotar algumas estratégias para aliviar a dor como mudar de posição ou controlar a respiração. Leia mais em: Como aliviar a dor durante o trabalho de parto.

Indicações da cesárea

A cesárea está indicada nos seguintes casos:
  • Gravidez de gêmeos quando o primeiro feto está pélvico ou em alguma apresentação anomala;
  • Sofrimento fetal agudo;
  • Bebês muito grandes, acima de 4.500 g;
  • Bebê na posição transversal ou sentado;
  • Placenta prévia, descolamento prematuro da placenta ou posição anormal do cordão umbilical;
  • Malformações congênitas;
  • Problemas maternos como AIDS, herpes genital, doenças cardiovasculares ou pulmonares graves ou doença inflamatória intestinal;
  • Realização de duas cesarianas anteriores.
Além disso, a cesariana também está indicada quando se tenta induzir o trabalho de parto através de remédios (se tenta uma prova de trabalho de parto) e este não evolui.

O que é o parto humanizado?

O parto humanizado é um parto em que a grávida tem controle e decisão sobre todos os aspetos do trabalho de parto como posição, local do parto, anestesia ou presença de familiares, e onde o obstetra e a equipe estão presentes para colocar em prática as decisões e vontades da gestante, tendo em consideração a segurança e a saúde da mãe e do bebê. 
Desta forma, no parto humanizado, a grávida decide se quer um parto normal ou cesárea, anestesia, na cama ou na água, por exemplo, cabendo apenas à equipe médica respeitar essas decisões, desde que não coloquem em risco a mãe e o bebê. Para saber mais vantagens do parto humanizado.

coisas sobre cesárea que ninguém contou para você


Apesar de o parto normal ser a melhor opção para o bebê nascer, há mulheres que, pelo bem da sua saúde e a do filho, têm de fazer uma cesárea. Por ser uma cirurgia, esse tipo de parto tem algumas particularidades. Saiba quais são elas para não se assustar na hora – e nem depois.
1. De olhos bem abertos 
Se você acha que vai dormir por causa da anestesia, está enganada! Não são usados sedativos durante o parto cesárea, porque, se a mãe é sedada, o bebê também é. Você estará consciente o tempo todo (até para ver o rostinho do seu filho pela primeira vez), mas não vai sentir dor.
2. Vão colocar uma sonda em você... 
...mas não se preocupe! É logo depois da anestesia, então não vai sentir nada. Ela é necessária para esvaziar a bexiga, já que você vai passar algum tempo deitada durante e após a cirurgia.
3. Puxa-empurra durante o parto 
A anestesia vai fazer com que você não sinta dor, mas, como ela não é geral e não tem sedativos, você pode ter algumas sensações. Na hora em que o bebê vai nascer, o médico faz força para posicioná-lo e ajudá-lo a sair e você pode sentir umas mexidas. Mas nada de dor!
4. Você pode ficar enjoada 
Como você vai ficar deitada, a barriga pode comprimir a veia cava e causar enjoos e queda de pressão. Os analgésicos também podem ter esses efeitos. Sentiu-se mal? Avise o anestesista. Ele vai pegar uma veia sua antes da cirurgia e é por ali que vão entrar os medicamentos necessários para corrigir qualquer alteração no seu metabolismo. O mal-estar pode surgir também depois do parto.
5. Tem algo queimando aqui? 
Se você sentir um cheiro de queimado, não se assuste: é o bisturi elétrico. Ele é usado em quase todas as cirurgias e o odor é por conta da cauterização dos tecidos.
6. Será que fiquei com as pernas abertas? 
Antes da anestesia, você fica com as pernas abertas para que logo depois seja colocada a sonda. Como o cérebro decora a última sensação antes da anestesia, pode parecer que as suas pernas continuam abertas durante a cirurgia. Mas é só uma impressão, porque assim que a sonda estiver no lugar certo, os auxiliares fecham as pernas da paciente.
7. Leve tremedeira 
Pode ser nervoso, frio ou até efeito da anestesia (que causa perda de calor), mas o fato é que você pode tremer quando sair da sala de cirurgia. Os médicos sabem disso e, por isso, sempre colocam uma coberta antes da paciente ir para sala de recuperação. Fique tranquila, porque passa rápido!
9. Coceira no nariz 
A morfina usada na anestesia pode provocar uma coceira no corpo e no rosto, mas isso é normal e passa em 24h. Se for muito intensa, o seu médico pode receitar medicações adequadas para cessar o desconforto.
10. Inchaço nos pés e nas mãos 
Com o acúmulo de líquidos que acontece no seu organismo durante a gestação, é normal que você fique inchada nos primeiros dias depois do parto, principalmente nos pés e nas mãos. Apesar de ocorrer também em quem teve parto normal, é mais frequente nas mulheres que tiveram parto cesárea, porque a grávida fica mais imobilizada depois da cirurgia. Depois de uma semana, você começa a desinchar, mas repouso e drenagem linfática podem ajudar.
11. Sua pressão pode cair ao se levantar 
O jejum, as horas deitadas e os efeitos dos medicamentos podem fazer você ficar tonta na primeira vez que se levantar depois do parto. O ideal é ficar sentada na cama de 10 a 15 minutos antes e ter a ajuda de uma enfermeira nesse momento.
12. Mais remédios 
Para controlar a dor e melhorar a sua recuperação, você vai continuar tomando alguns medicamentos em casa, como analgésicos e antiinflamatórios, por até sete dias. Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando.
13. Um passo de cada vez 
Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso. E dirigir... somente após 20 dias do parto. Se você pratica exercícios mais localizados, volte aos poucos e só depois de dois meses.

Tabu alimenta 'epidemia' de cesáreas no Brasi


"Uma vez cesárea, sempre cesárea." A frase, dita pelo pesquisador Edwin Cragin, em 1916, era para alertar seus colegas obstetras sobre o risco de se fazer uma cesárea e sobre como deveriam evitá-la, especialmente em mulheres grávidas pela primeira vez.
Em um país como o Brasil, que tem o mais alto índice de cesarianas do planeta, essa concepção tem um impacto ainda maior, alimentando o que o Ministério da Saúde considera uma "epidemia" que já faz com que 84% dos partos na rede privada sejam cesáreas (na rede pública, a taxa é de 40%), enquanto o recomendado pela OMS é de 15%.
Embora tenham índices mais baixos que os brasileiros, os Estados Unidos também enfrentam desafios semelhantes para baixar o patamar de 32,8% de cesáreas, já que muitas das razões que fizeram esse índice subir por lá são as mesmas que temos aqui.
Carol ressalta que o estudo mostrou ainda que entre mulheres com cesáreas anteriores, quase a metade (48%) estava interessada em um parto normal, mas 46% tiveram essa opção negada. Em 24% dos casos, isso ocorreu por relutância do médico e, em 15%, os hospitais em que elas dariam à luz simplesmente não faziam VBACs.


Foram exatamente esses empecilhos que a enfermeira e professora da Universidade Federal de Brasília (UnB) Mônica Chiodi de Campos enfrentou ao ter seus três primeiros filhos - todos por cesárea - até conseguir ter seu quarto filho por parto normal, um VBA3C.
"Me colocaram todo o tipo de barreira possível. Foi muito difícil encontrar uma equipe para me auxiliar no parto. Fui chamada de louca por muita gente", conta.
"Na minha primeira gravidez, minha bolsa rompeu com 38 semanas e passei por uma cesárea de urgência. No meu segundo filho, meu ginecologista da época já me despejou a famosa 'uma vez cesárea, sempre cesárea', e assim foi. Na terceira gestação, achei que seria diferente, mas, ao ser atendida na maternidade por uma médica plantonista e por ter duas cesáreas, minha sentença já estava decretada."
A enfermeira conta que, quando engravidou pela quarta vez, encontrou um médico que, depois de muita insistência, topou lhe acompanhar. "Durante a gestação, pesquisamos muito sobre VBA3C, que ele nunca tinha feito. Há pouca literatura sobre isso no Brasil."
"Sofri muita pressão, mas me mantive firme. É claro que, se houvesse qualquer problema, faria uma cesárea. Mas meu parto foi ótimo e meu filho (que tem 3 meses) é super saudável. Ao saber da história, várias mulheres me procuraram, pedindo dicas de VBAC. Muitas nem sabiam que podiam fazer parto normal depois de uma cesárea."

Terrorismo

Para a obstetra e professora da UFSCar Carla Andreucci Polido, aos poucos as brasileiras estão indo atrás de informações sobre esse procedimento, mas ela acredita que ainda haja muito "terrorismo" sobre risco de rotura (ou ruptura) uterina após cesarianas.
Segundo Carla, estudos mostram que o sucesso de um VBAC após duas cesáreas pode ultrapassar 70% e que a segunda, terceira ou quarta cesarianas têm riscos de complicações semelhantes à prova de trabalho de parto após cesariana.
Já para o ginecologista Etelvino Trindade, presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o risco de rotura uterina deve estar bem claro para a mãe, já que, se isso ocorrer, há chances de morrerem mãe e bebê.
Os dois médicos, no entanto, concordam que ampliar a discussão sobre o VBAC é um dos caminhos para se combater a alta incidência de cesáreas no Brasil.

Cesariana: por que ela é uma epidemia no Brasil

No último alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre os países que fazem cesarianas em excesso, o Brasil aparece como o único lugar do mundo com mais da metade dos nascimentos feitos por esse método: 53,7%. Especialistas consultados pelo site de VEJA revelam que a razão por trás disso é um sistema de atenção ao parto construído ao longo de três décadas e explicam o que pode - e deve - ser feito para mudar esse quadro


Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um alerta sobre o excesso de cesarianas desnecessárias em países como o Brasil, o líder disparado nesse tipo de parto. De acordo com o ranking da OMS, somos o único país do globo a ter mais da metade de todos os nascimentos feitos por essa cirurgia: 53,7%. Apenas o Chipre chegou próximo a essa colocação em 2007, quando apresentava 50,9% de crianças nascidas por cesariana.
Esse procedimento cirúrgico, que parece ter sido feito pela primeira vez com sucesso em 1500 por um castrador de porcos suíço que abriu a barriga da mulher que enfrentava dias de um doloroso trabalho de parto, é um método que tornou os nascimentos mais seguros e menos sofridos em certo número de casos em que há risco para mães e bebês. Em todo o mundo, ele é usado quando o parto normal pode levar à morte da gestante ou da criança. No Brasil, contudo, a cesariana é uma regra. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 84% dos brasileiros que vêm ao mundo na rede particular nascem dessa forma. Na rede pública, são 40%. Segundo a OMS, a porcentagem adequada gira em torno dos 15%. Na Finlândia e na Holanda é de 17%, na França, de 21%.
Um dos argumentos usados com maior frequência para explicar os altos números é que a brasileira não quer sofrer. De fato, o parto normal no Brasil submete a gestante a dores desnecessárias. Métodos que são comuns em outros países são ignorados no país. Nos hospitais, por exemplo, o parto costuma ser feito com a mulher deitada, o que dificulta a saída do bebê: as posições recomendadas são de agachamento ou mesmo em pé, porque a força da gravidade ajuda o processo. Além disso, é regra a utilização da ocitocina, que aumenta a dilatação e as doloridas contrações.
O parto normal, portanto, não precisaria ser sinônimo de sofrimento. Mas um modelo de saúde implantado no Brasil há mais de três décadas em tudo induz à cesariana - uma operação que de fato é rápida e prática, mas também é cara e eleva em até 120 vezes as chances de problemas respiratórios para o recém-nascido e em três vezes o risco de morte materna.
"Desde o pré-natal, o procedimento brasileiro é centrado no médico e não em uma equipe multidisciplinar, com enfermeiras obstetras, como acontece em todo o mundo. Em qualquer outro lugar, o médico só é acionado quando algo anormal acontece. Aqui, fatores como o pagamento da cirurgia, as informações a respeito dela e os preconceitos da gestante levam à cesariana. Além de um problema de saúde pública, essa operação se tornou uma questão cultural", afirma a médica obstetra Suzanne Serruya, uma das diretoras da OMS no Brasil.
Desde 2014, o governo tem editado normas e resoluções para evitar o que chama de "epidemia de cesarianas". Entre todas, a iniciativa mais promissora, que entra em vigor esse mês, é uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), organização sem fins lucrativos de Massachusetts, nos Estados Unidos. Até outubro do próximo ano, 42 hospitais selecionados na rede pública e privada receberão um projeto-piloto que, por meio da formação de equipes multiprofissionais, buscará promover o parto normal sem intervenções. Em três hospitais brasileiros onde ele foi testado nos últimos anos, o percentual de partos naturais mais que dobrou e as admissões em UTI neonatal caíram. A esperança do governo é que atuando com hospitais, profissionais e gestantes de uma só vez, a cesariana pare de aumentar.
"A cesariana salva vidas. Mas é uma unanimidade científica que o nascimento é feito por parto normal e a cirurgia deve ser uma exceção, por todos os riscos que sempre comporta. Não há nenhuma evidência de que a cesariana agendada para a 38ª. semana de gestação, como ocorre com tanta frequência no Brasil, traga qualquer benefício. Se houver um pacto entre todos os setores interessados, é possível que, lentamente, seu alto número se reduza e o parto deixe de ser essa experiência traumática", diz Suzanne.

Novas regras para reduzir cesáreas nos planos de saúde entram em vigor

84,6% dos partos realizados no Brasil com planos de saúde são cesáreos.
Planos devem informar às pacientes o número de cesáreas dos médicos.


Começam a valer as novas regras para a realização de partos na rede particular de saúde, fruto de uma resolução do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que visa pressionar as operadoras a fiscalizarem mais hospitais e médicos para diminuir a quantidade de partos cesáreos feitos por planos de saúde no Brasil.
O governo busca estimular o parto normal e reduzir as cesarianas, quando possível, pois o índice de nascimentos por meio cirúrgico chega a 84,6% do total realizado via planos de saúde. O índice é extremamente alto se comparado ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 

Entre as novas regras, fica estabelecido que os planos de saúde devem informar às pacientes, em até 15 dias, a quantidade de cesarianas realizadas por médico, operadora e hospital, quando solicitados.
Segundo o governo, com essas informações em mãos, a mulher terá a oportunidade de analisar melhor e com calma o histórico do médico e do local em que o parto será realizado e pode ajudá-la a optar, inicialmente, pelo método normal. A multa para as operadoras que não prestarem as informações quando solicitadas pela gestante será de R$ 25 mil.

Partogramas

Outra medida é que as operadoras orientem os médicos a utilizarem partogramas, espécie de documento com registros do trabalho de parto, com dados estabelecidos pela OMS.
Em janeiro, quando a resolução foi anunciada, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou procedimentos médicos desnecessários que venham a ser detectados em auditorias feitas pelas operadoras, como os próprios partos cesáreos, correm o risco de não precisarem ter o pagamento coberto. No caso, o médico e a equipe ficariam sem receber da operadora pelo procedimento realizado.

Com a iniciativa, o governo espera que os planos de saúde estimulem os médicos a usarem o partograma para reforçar a segurança da gestante e do profissional de saúde envolvido e, com isso, diminuir a quantidade de cesarianas no país.

"O bom obstetra usa esse documento como instrumento de segurança para mostrar o que foi realizado em caso de óbito infantil. Ele é decisivo se houver complicações também. Temos de induzir uma prática mais qualificada, com menos procedimentos desnecessários. Ele já é muito utilizado em hospitais públicos e privados. Agora vai se generalizar", disse Chioro na época.
A resolução determina também a inclusão de contatos da ANS no Cartão da Gestante e a orientação para que médicos utilizem partogramas com dados estabelecidos pela OMS.

Partos
O parto cesáreo é um procedimento cirúrgico para a retirada do bebê por meio de uma incisão abdominal. Ao todo, 84,6% dos partos realizados no Brasil com planos de saúde são cesáreos. A porcentagem deste tipo de parto no Sistema Único de Saúde (SUS) é menor: 40%. No país, levando-se em conta tanto a rede pública quanto a privada, a cesariana representa 55,6% do total dos nascimentos.
A recomendação da OMS é que somente 15% dos partos sejam realizados por cesariana, pois essa seria a porcentagem de situações reais de risco à mãe ou ao bebê se o parto for feito por via natural. A cesariana ainda triplica o risco de morte materna por causa de possíveis infecções e acidentes anestésicos, por exemplo.

Governo cria regras para que saúde privada reduza cesarianas

Operadoras terão 180 dias para se adaptarem às novas resoluções.
Medidas serão publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (7).


O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciaram em Brasília, uma nova resolução que irá pressionar as operadoras a fiscalizarem mais hospitais e médicos para diminuir a quantidade de partos cesáreos feitos por planos de saúde no Brasil.
O governo busca estimular o parto normal e reduzir as cesarianas, quando possível, pois o índice de nascimentos por meio cirúrgico chega a 84,6% do total realizado via planos de saúde. O índice é extremamente alto se comparado ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 15%.
A medida será publicada nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial e o prazo para as operadoras se adaptarem à resolução é de 180 dias.

Entre as novas regras, fica estabelecido que os planos de saúde devem informar às pacientes, em até 15 dias, a quantidade de cesarianas realizadas por médico, operadora e hospital, quando solicitados.
Segundo o governo, com essas informações em mãos, a mulher terá a oportunidade de analisar melhor e com calma o histórico do médico e do local em que o parto será realizado e pode ajudá-la a optar, inicialmente, pelo método normal. A multa para as operadoras que não prestarem as informações quando solicitadas pela gestante será de R$ 25 mil.
Partogramas
Outra medida é que as operadoras orientem os médicos a utilizarem partogramas, espécie de documento com registros do trabalho de parto, com dados estabelecidos pela OMS.
Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, procedimentos médicos desnecessários que venham a ser detectados em auditorias feitas pelas operadoras, como os próprios partos cesáreos, correm o risco de não precisarem ter o pagamento coberto. No caso, o médico e a equipe ficariam sem receber da operadora pelo procedimento realizado.

Com a iniciativa, o governo espera que os planos de saúde estimulem os médicos a usarem o partograma para reforçar a segurança da gestante e do profissional de saúde envolvido e, com isso, diminuir a quantidade de cesarianas no país.

"O bom obstetra usa esse documento como instrumento de segurança para mostrar o que foi realizado em caso de óbito infantil. Ele é decisivo se houver complicações também. Temos de induzir uma prática mais qualificada, com menos procedimentos desnecessários. Ele já é muito utilizado em hospitais públicos e privados. Agora vai se generalizar", afirmou Chioro.
A resolução determina também a inclusão de contatos da ANS no Cartão da Gestante e a orientação para que médicos utilizem partogramas com dados estabelecidos pela OMS.

Epidemia de cesarianas
Para o ministro, as inciativas devem ajudar o Brasil a se adequar aos índices estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). "Não dá para a gente continuar considerando como normal o que não é normal, que é o parto cesáreo. O Brasil tem muito mais cesarianas do que o recomendado pela OMS, temos que reduzir isso."
Não dá para a gente continuar considerando como normal o que não é normal, que é o parto cesáreo. O Brasil tem muito mais cesarianas do que o recomendado pela OMS, temos que reduzir isso"
Arthur Chioro, ministro da Saúde
Ele considerou ainda como "ilegal" a cobrança feita por médicos de uma "taxa de disponibilidade" - não coberta pelo plano de saúde - para acompanhá-la no parto normal, quando esta opta pelo procedimento. Isso porque esse procedimento, em geral, é mais demorado que a cesariana, ocupando mais o tempo do médico.
Para o diretor-presidente André Longo, o "ideal é que a mulher entre em trabalho de parto e depois decida qual será o modo [de parto]" e quais as medidas para ajudá-la nesta decisão.
As iniciativas foram formuladas com base em duas consultas públicas realizadas na internet entre outubro e novembro do ano passado. Elas contaram com a participação de operadoras, consumidores, gestores, entre outros

'Desvalorização' de parto normal torna Brasil líder mundial de cesáreas


Com 52% dos partos feitos por cesarianas - enquanto o índice recomendado pela OMS é de 15% -, o Brasil é o país recordista desse tipo de parto no mundo. Na rede privada, o índice sobe para 83%, chegando a mais de 90% em algumas maternidades. A intervenção deixou de ser um recurso para salvar vidas e passou, na prática, a ser regra.
Um caso extremo chamou a atenção há três semanas, quando a gaúcha Adelir Lemos de Goes, uma mãe de 29 anos de Torres (RS), foi obrigada por liminar da Justiça a ter seu bebê por cesárea. Ela foi levada à força ao hospital quando já estava em trabalho de parto, provocando debates acalorados sobre até onde a mãe o poder de decisão sobre o próprio parto.
O caso também levou centenas de pessoas a saírem às ruas, em cidades do Brasil e do exterior, para protestar na última sexta-feira. A manifestação foi batizada de "Somos Todas Adelir - Meu Corpo, Minhas Regras."
Mas por que e desde quando o Brasil começou a mergulhar nesta verdadeira epidemia de cesáreas? Falhas profundas na regulamentação do sistema de saúde do país e uma lógica perversa na gestão de profissionais e obstetras que, por questões financeiras, acabaram perdendo o hábito de fazer partos normais são algumas das causas, agravadas principalmente pela falta de informação que cerca o assunto.
Mastruz
O Mastruz é uma planta medicinal também conhecida por erva de santa maria, lombrigueira, quenopódio ou ambrosia. Ela pode ser utilizada no tratamento de doenças como bronquite e pé de atleta, devido aos óleos essenciais que possui.
O mastruz cresce espontaneamente em terrenos arredores de habitações, possui folhas verde escura, alongadas e de diferentes tamanhos, suas flores são pequenas e de cor esbranquiçada, tem cheiro forte e desagradável e atinge até 70 cm de comprimento. Pode ser comprado em alguns mercados e lojas de produtos naturais e tem o nome cientifico Chenopodium Ambrosioides.

Para que serve o mastruz

O mastruz serve para o tratamento de rouquidão, circulação, pé de atleta, fraturas, gripes, varizes, hemorróidas, tuberculose, angina, asma, parasitas intestinais, repelente de insetos, bronquite, cãibras, resfriados, contusões.

Propriedades do mastruz

O mastruz possui propriedade anti-inflamatória, expectorante, vermífuga, cicatrizante, aromática, sedativa, abortiva, digestiva, antifúngica, antimicrobiana e antiviral. 
O mastruz também possui propriedades que atuam na constipação intestinal, em coceiras e recuperação da pele ferida por ser emoliente.

Modo de uso do mastruz

Podem ser usadas folhas, flores e sementes em infusões, misturado com leite, tintura, xarope, extrato ou essência, no tratamento de uso interno ou compressas.
  • Infusão de mastruz: colocar uma xícara de café, da planta fresca com sementes, em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber uma xícara de 6 em 6 horas. Esta infusão é indicada para o tratamento de problemas de estômago.

Efeitos colaterais do mastruz

Os efeitos colaterais do mastruz incluem irritação na pele e mucosas, dor de cabeça, vômito, aborto, danos no fígado, náuseas e transtornos visuais caso seja usado em doses elevadas.

Contraindicações do mastruz

O mastruz é conta indicado no caso de gravidez e em crianças com menos de 2 anos. O mastruz é uma erva medicinal tóxica e a orientação médica é necessária para definir a dose 
Mais sobre este assunto
  • Amêndoa
 está entre os superalimento mais popular do mundo que possuem muito benefícios para saúde. Elas são uma grande fonte de nutrientes, como fibras, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Ela está disponível durante todo o ano. Você não tem que esperar para obtê-lo. Uma vez que é seca e embalada para disponibilizá-lo para nós.
Hoje a nossa falta de nutrientes em nossa dieta é responsável pela destruição da saúde na sociedade. Mas, As nozes podem ser uma grande solução para estes problemas. AsAmêndoas fornecem benefícios completos para saúde para o sistema cardiovascular e desempenha papel importante no seu reforço.
Benefícios da Amêndoa Para a Saúde Cardiovascular: O consumo de amêndoas podem diminuir o mau colesterol (LDL) com a preservação do (HDL) colesterol saudável. Portanto, os risco de ataque cardíaco são reduzidos, Devido ao aumento dos níveis de colesterol LDL. Além disso, há obstrução do fluxo de sangue para o coração, que é responsável pelos os ataques cardíacos.
Segundo a pesquisa, mostraram que a combinação de nozes com carboidrato em suas dietas é equivalente á reduzir o risco de ataque cardíaco em 35%. Mais você pode reduzir ainda mais os ricos, substituindo as gorduras saturadas da carne ou produtos lácteos pelo consumo deamêndoas.
Seus benefícios para a saúde cardiovascular não é limitado até aqui. Ele tem muito mais benefícios devido ao seu alto teor de antioxidantes. pois, 35 gramas de amêndoa fornece 45% de Vitamina Ee 17,6% de vitamina B2 de RDA diariamente. Os Antioxidantes é um poderoso nutrientes que proteger do estresse oxidativo que são responsável pela produção de radicais livres, na qual eles destruir células normais, incluindo artérias e músculo cardíaco.
Benefícios da Amêndoa Contra o Câncer: As amêndoas são muito ricos em antioxidantes que fornecem a proteção contra o câncer causados pelos radicais livres. Estes radicais livres danificam o DNA da célula que é responsável pelo desenvolvimento de células de câncer. Mas estes antioxidantes neutralizam os radicais livres que evitem danos ao DNA das células. Também ajuda a recuperar as células danificadas.
Juntamente com as fibras que as Amêndoas contém ajuda a limpa toxina armazenado no cólon. Se este nível de toxinas no cólon aumenta, aumenta a inflamação no cólon, que é responsável para o cancro do cólon. O folato também protege contra o câncer do colo do útero.
Benefícios da Amêndoa Para os Ossos e dentes: Ela contém uma boa quantidade de Cálcio que fortalecem os ossos e dentes. 1 xícara ou seja, 92 gramas de amêndoas fornece 243 mg de cálcio, que é de 24% da ingestão diária de cálcio. Além disso, As amêndoas fornecem Magnésio eFósforo, este nutriente ajudam a saúde dos ossos, prevenindo, assim a osteoporose.
Benefícios da amêndoa no Desenvolvimento do Feto durante a gravidezPara o desenvolvimento adequado dos fetos, as mulheres grávidas necessitam de folato. A falta de folato na dieta pode ser responsável pelo desenvolvimento irregular do cérebro e da medula espinhal em crianças. 1 xícara ou seja, 92 gramas de amêndoas fornece 46 mcg de ácido fólico, que é de 12% da ingestão diária de ácido fólico. Por isso, pode ser altamente benéfica.
Benefícios da Amêndoa Para Pele: As Amêndoas também é uma excelente escolha para a pele. Ela melhora a saúde da pele e faz com que seja flexível. Ela contém Vitamina E, que é um poderosos antioxidantes que nutre a pele e prevenir o envelhecimento. O envelhecimento é devido a danos dos radicais livres para células da pele. Mas, os antioxidante protege a pele contra o estresse oxidativo. Você pode até se aplicar protetor solar para ficar protegido dos danos do sol, mas você também deve tomar cuidado com a parte interna do seu corpo.
Benefícios da amêndoa Na perda de Peso: O ganho de peso! Você pode estar com medo de comer amêndoa, devido ao seu alto teor de gordura. Como cada gordura não são iguais, as gordura presente na amêndoas são saudável que ajuda no metabolismo celular e síntese. 100 g de amêndoas contêm 11,8 g de fibra, que é de 47% da dose diária recomendada. A fibra é difícil de digerir. Assim, O corpo queima mais calorias para quebrar a fibra, durante este processo de calorias, há um aumento no metabolismo. Assim, a perda de peso, também é conseguida com uma dieta de alto teor de fibra.
Benefícios da amêndoa Para o Cérebro: As Amêndoas também ajuda a protege as células do cérebro dos danos por radicais livres. Juntamente com isso, também melhora a circulação do sangue para o cérebro. É altamente recomendável que as crianças, pois, melhora a sua memória.
Benefícios da amêndoa Para o Diabetes: Há benefícios para a saúde listados acima. Mais um benefício que você começa através da amêndoa é, proteção contra o diabetes. O risco de diabetes aumenta com aumento repentino no nível de açúcar. O consumo de fibra diminuir o aumento do nível de açúcar no sangue. Por isso, oferece benefícios completosPARA DIABETES. Sempre há aumento repentino do açúcar no sangue após o jantar. A caminhada é benéfico para evitar a subida repentina dos nível de açúcar juntamente com a ingestão de amêndoa pode dobrar os benefícios.
Amêndoa Melhora o Nível de Energia: As Amêndoas são uma boa fonte de manganêscobre eriboflavina, este nutrientes ajudam na síntese de energia. Portanto, melhora o nível de energia, juntamente com a proteção contra os radicais livres.
Efeitos colaterais da Amêndoas: As Amêndoas tem muito mais benefícios devido ao seu alto teor de nutrientes. Mas, se aumentar sua dose de que há maior chance de obter mais nutrientes do que o necessário. A vitamina E é solúvel em gordura, o que significa que fica depositado e com altas doses há uma overdose. Também não é recomendado overdose de gordura. Por isso, nunca coma mais do que um punhado de nozes para obter seus benefícios.

Como usá-la?

As castanhas não só podem como devem fazer parte da sua dieta. Mas, por serem muito calóricas, é necessário consumi-las com moderação. Aqui vão algumas dicas de como inseri-las de forma criativa e deliciosa no seu dia.
No café da manhã
Misture amêndoas, nozes ou castanhas trituradas no iogurte ou cereal.
Nos lanches
Elas são excelentes para comer entre as refeições. Para não exagerar, separe em um potinho pequeno a quantidade permitida e coma durante o dia.
Nas refeições
Adicione as castanhas raladas ou em lascas em saladas e sopas. Além de nutrientes, os pratos ganham sabor e textura.
Como aperitivo
Desse jeito você já conhece. Pistache, amêndoa, amendoim e castanha de caju tostados vão bem com praticamente tudo. Cuidado para, de grão em grão, não exagerar na quantidade.

Os 10 Benefícios do Amendoim Para Saúde

Os Amendoins são grãos deliciosos e crocantes que são consumidos e amado por todos. OsAmendoins são geralmente assado, feitos em salgados, cozidos ou consumidos crus. A manteiga de Amendoim é amplamente utilizado como um diferencial em sanduíches, barras energéticas e chocolates. O Amendoim é freqüentemente usados em vários lanches. Por isso, vamos da uma olhada nos Benefícios Nutricionais do Amendoim.
Benefícios Nutricionais de Amendoim: Os Amendoins são um alimento de excelente fonte de energia. Pois, Ele fornece 600 calorias para cada 100 gramas de sua ingestão. Ele contém alta quantidade de gorduras, principalmente-poliinsaturados e monoinsaturados. Além Disso, OAmendoim possuir pequena quantidade de proteínas, por outro Lado, Os Amendoins são ricos em vitaminas e minerais como o ZincoCálcioMagnésioFerro e Fósforo.
Benefícios do Amendoim Para Coração: Os Amendoins são ricos em ácidos graxos monoinsaturados. Estes ácidos graxos monoinsaturados ajudam na redução do mau colesterol, prevenir doenças coronárias e melhorar o perfil lipídico no sangue. Os Amendoins também são ricos em anti-oxidantes como o ácido oleico, que ajudam a melhora o fluxo sanguíneo e restringe o desenvolvimento da placa e a acumulação de gordura nas paredes das artérias. Isso também ajuda na prevenção de coagulação e endurecimento das paredes das artérias. Além disso, O Beta-sitoserol vulgarmente conhecido como SIT reduz a absorção de colesterol no sangue. OsAmendoins são ricos em Vitamina E, aminoácidos e resveratrol, que reduzem o risco de várias doenças do coração e derrames cardíacos. O resveratrol presente no Amendoim restringir a atividade da angiotensina, que comprime os vasos sanguíneos e eleva a pressão arterial.
Benefícios do Amendoim Na Prevenção do Câncer: Os Amendoins ajudam a restringir o metabolismo das células cancerosas. Ele contém uma grande quantidade de antioxidantes tais como o ácido oleico que inibem o crescimento de tumores. Ele também tem altas concentrações de antioxidantes poli-fenólico que impede o câncer de estômago, Pois Restringe através da inibição do desenvolvimento de nitrosaminas no estômago. O Amendoim também contém ácido fólico, fitosteróis, ácido fítico e resveratrol, que têm propriedades anti-cancerosas. Os ácidos gordos mono-insaturados mostrou-se ser eficaz em retardar o aparecimento do Câncer de Mama. Além disso, O Amendoim é rico em ácido oleico que restringem HER-2 / NEU que é um oncogene que causam câncer. Portanto, um pouco de Amendoim podem fazer maravilha na prevenção do câncer.
Amendoim Melhorar a Memória: Amendoim contém bioflavonóides, que ajudam a melhorar o fluxo de sangue no cérebro. Ele é rico em Niacina que auxilia no desencadeamento da memória e no aumento das atividades cerebrais. A vitamina B2 presente no Amendoim mostrou-se ser eficaz em manter as funções cognitivas e diminui o aparecimento de doenças tais como a doença de Alzheimer. Além disso, O Sistema nervoso permanece ativo pela presença de resveratrol que ajuda na redução de doenças nervosas degenerativas. A RiboflavinaTiaminaÁcido Pantotênico,Vitamina B6, e folatos presente no Amendoim aumenta o fluxo de sangue para o cérebro e desempenham um papel fundamental na melhoria da sua saúde.
Benefícios do Amendoim Para Emagrecer: Os Amendoins são ricos em calorias e gorduras, Porém eles são um aliado no processo de emagrecimento. Pois Eles contém ácidos graxos monoinsaturados (saudável) que ajudam na redução daGORDURA DA BARRIGA. Ele suprime a fome e acelerar o metabolismo. Conheça também O Programa de Emagrecimento CORPO DE 21 é o sistema IDEAL para você que querEMAGRECER definitivamente de forma simples e altamente eficaz. De forma que você irá Emagrecer e PERDER BARRIGA em 6 semanas ou menos com APENAS 21 Minutos POR DIA! Clique Aqui e Conheça!

7 Benefícios da Castanha do Caju Para Saúde

O cajueiro é nativo do Brasil, onde seu fruto é considerado uma iguaria. O que chamamos decastanha de caju é na verdade a semente da fruta. O  benefícios da castanha do caju são muitos, pois ela é uma excelente fonte de FerroFósforoSelênioMagnésio e Zinco. Elas também são boas fontes de fitoquímicos, antioxidantes e proteínas. Então, vamos conhecer os 7 benefícios da castanha de caju para saúde:
Benefícios da Castanha do Caju na Prevenção de vários tipos de Câncer: Caju maduro e rico em proantocianidinas, que é uma classe de flavonóides que realmente acaba com tumores e com as células cancerígenas. Estudos também têm mostrado que o caju pode ajuda a reduzir o risco de câncer de cólon. O seu alto teor de cobre e sua semente tem o poder de eliminar os radicais livres e eles também são boas fontes de fitoquímicos e antioxidantes que nos protegem de doenças cardíacas e câncer.
Benefícios da Castanha do Caju Para Saúde do Coração: Caju tem um teor de gordura menor do que a maioria dos outros frutos secos, porém ele possuir ácido oleico, a mesma gordura monoinsaturada saudável para o coração encontrados no azeite de oliva. Estudos mostram que o ácido oleico promove uma boa saúde cardiovascular, ajudando a reduzir os níveis de triglicéridos, os níveis elevados que estão associados com um risco de doença cardíaca.
Caju é maravilhosamente livre de colesterol e seu alto teor de antioxidantes, ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas coronárias e cardiovasculares. O magnésio presente no caju ajuda a baixar a pressão arterial e ajuda a prevenir ataques cardíacos.
Benefícios da Castanha do Caju Para Pele e Cabelo: Caju é rico em Cobre. Um componente essencial de muitas enzimas, o cobre desempenha o seu papel em uma ampla gama de processos. Uma enzima que contém a tirosinase, converte a tirosina em melanina, o que é o pigmento que dá o cabelo e pele a sua cor. Sem o cobre do caju, essas enzimas não seria capaz de fazer o seu trabalho. Confira outras Dicas para o Cabelo
Benefícios da Castanha do Caju para Saúde Óssea: Caju é particularmente rico em magnésio. É um fato bem conhecido que o cálcio é necessário para ossos fortes. Porém, A maior parte do magnésio no corpo humano estar em nosso ossos. É Alguns dos que ajuda a dar a sua estrutura física, e o restante situa-se na superfície do osso que é armazenada para o corpo para usar uma vez que necessita. O cobre é encontrado na castanha do caju, são para as funções das enzimas envolvidas na combinação de colágeno e elastina, proporcionando substância e flexibilidade nos ossos e articulacoes. Confira Os Alimentos Ricos em Cálcio
Benefícios da Castanha do Caju Para os Nervos: Impedindo que o cálcio afete as células nervosas e ativá-los, o magnésio mantém nossos nervos relaxados e assim, os nossos vasos sanguíneos e os músculos também. O baixo consumo de magnésio significa que o cálcio pode ganhar entrada para a célula nervosa, fazendo-a enviar mensagens demais, e levando a muito contração.
A deficiência de Magnésio leva ao aumento da pressão arterial, tensão muscular, dores de cabeça ‘enxaqueca’, dor e fadiga. os estudos têm demonstrado que o magnésio ajuda a diminuir a freqüência das crises de enxaqueca, reduz a pressão arterial e ajuda a prevenir ataques cardíacos.
Benefícios da Castanha do Caju em Prevenir Cálculos Biliares: Os dados coletados com 80.718 mulheres mostrou-se que as mulheres que comem pelo menos um pouco de nozes por semana, como a castanha de caju, têm um risco 25% menor de desenvolver cálculos biliares.
Benefícios da Castanha do Caju na Perda de Peso: Pessoas que comem nozes, duas vezes por semana são muito menos propensas a ganhar peso do que aqueles que raramente comem nozes. ACastanha de caju são de fato relativamente ricas em gordura, mas é considerada “Gordura Boa“.  Isto pode ser atribuído à relação ideal de gordura por: saturados, monoinsaturados, poliinsaturados, o que é recomendado pelos cientistas para a saúde. vejam essa dicas sobre Perda de Peso também.
Castanha de caju contêm menos gordura do que a maioria das outras nozes populares, incluindo amendoim e amêndoas. Eles são ricas em energia e em fibra alimentar, tornando-se um lanche muito valioso para a gestão de ganho de peso.


1.       ESPINHEIRA SANTA - É empregada no tratamento das afecções do aparelho digestivo e para cicatrizar feridas. O chá das folhas ajuda a cicatrização de úlceras no estômago e duodeno e alivia sintomas como azia e flatulência, contra indicado para gestantes, crianças e lactantes.
2.      
ERVA MATE - Estimulante natural, auxilia na digestão, é diurético e possui também efeito laxativo e muitas vitaminas, como complexo B, vitamina C, vitamina D e sais minerais, combatendo os radicais livres. Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural. Contra indicação relativa em casos de hipertensão arterial. 
3.      
CIDRÓ - Da família da erva cidreira, é usada no tratamento de insônia, resfriados e problemas digestivos, como calmante, antidispéptico e analgésico. Contra indicado para pessoas hipotensas. 
4.      
POEJO - Atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico, muito utilizado em recém-nascidos, porém seu uso tem que ser muito cuidadoso, pois em grandes quantidades pode ser tóxico. Contra indicado para mulheres grávidas. 
5.      
GUACO - Expectorante e broncodilatador, combate tosse, rouquidão, gripes e asma brônquica, devido a suas ações broncodilatadoras e antialérgicas. Contra indicado para pessoas com problemas hepáticos, que usam anticoagulantes, crianças menores de 2 anos e mulheres grávidas. O excessivo pode causar diarreia, vômitos e taquicardia. 
6.      
HORTELÃ - Possui em suas folhas vitaminas A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio); estimulantes sobre o aparelho digestivo. Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. A hortelã funciona ligeiramente como um vermífugo (lombriga e oxíuros) e calmante. Sua infusão é indicada para gripes e resfriados. Contra indicado para pessoas com cálculos biliares, gestantes ou em fase de amamentação e crianças pequenas e em fase de amamentação não devem usar hortelã.
PLANTAS QUE AJUDAM A EMAGRECER E COMBATEM A ANSIEDADE:
1.      
MELISSA - Muito utilizada para insônia, tensão nervosa, ansiedade e como antiespasmódica. Contra indicada para pessoas sensíveis à planta e hipotensas. 
2.      
CARQUEJA - A carqueja é indicada para problemas do fígado e vesícula biliar, como cálculos. Para problemas digestivos, úlcera, gastrite, má-digestão. Alguns estudos indicam que a carqueja pode ser eficaz para diabetes, agindo na diminuição dos açúcares. 
3.      
ALCACHOFRA - Utilizado nos problemas biliares ajudando na eliminação do colesterol e da ureia, auxiliando nas afecções digestivas, regimes de emagrecimento e também no tratamento da hipertensão. Embaúba - Possui ação diurética, hipotensora, expectorante, descongestionante, e cicatrizante. Contra indicação não relatada. 

PLANTAS QUE AJUDAM NO COMBATE À DEPRESSÃO:
1.      
PASSIFLORA - Utilizada como sedativo, diurético e afecções do sistema nervoso. Contra indicado para pessoas com hipotensão arterial. 
2.      
VALERIANA - Possui efeito calmante, sedativo e também indutor do sono comprovado cientificamente. Contra indicado para a gravidez e a amamentação e uso concomitante com outros depressores do Sistema Nervoso Central. 
3.      
GINSENG - Brasileiro - a pfafia paniculata - Estimulante do sistema nervoso, usado como tônico geral, em convalescências, anemias por deficiência de ferro e para melhorar a resistência imunológica. Contra indicado em casos de hipertensão arterial.
4.      
CHÁ DE ALECRIM - O alecrim é utilizado como tônico do sistema nervoso central, portanto muito útil nos tratamentos de depressão. 
5.      
CHÁ DE MARACUJA (folha) - Passiflora - Utilizado como sedativo do sistema nervoso central, portanto útil no tratamento da ansiedade.
OUTROS REMÉDIOS CASEIROS PARA GASTRITE
Outros exemplos de remédio caseiros para gastrite são:
§  mastruz com leite em jejum;
§  suco puro de couve em jejum;
§  xarope da bardana;
§  chá de acelga.
Um ótimo  remédio caseiro para curar a gastrite é tomar o suco da batata puro em jejum. Este remédio caseiro serve para amenizar as dores causadas pelagastrite  porque diminui a acidez do estômago, diminuindo a sensação de dor, queimação e a azia, sendo eficaz contra a gastrite nervosa, aguda ou crônica.

Ingredientes para o remédio caseiro para gastrite
§  batata
§  ralador
Modo de preparo do remédio caseiro para gastrite
Para preparar este remédio caseiro para a gastrite, descasque uma batata e passe em seguida por um ralador comum fino como o de queijo ralado, por exemplo. A seguir esprema a batata ralada num tecido ou pressione a batata num coador fino.
O caldo que se extrai deve ser bebido puro em jejum, 30 minutos antes das principais refeições ou sempre que sentir os sintomas da gastrite. Outra opção é simplesmente comer a batata crua.
Por ser um remédio natural, ele não possui nenhuma contraindicação.

– Noni… ” O que o homem plantar ele colherá…” Biblico
24 de julho de 2010 por neneosorio
                 
Minha plantação de … Noni…
- Vamos continuar falando sobre o Noni, o nosso tão amado Noni…
            Conhecia o Noni só de garrafa, via algumas pessoas vendendo aquele liquido que se dizia tão poderoso, benção para a saúde e curador de todos os males. Nunca cheguei a experimentar, pois além de caro e importado, eu particularmente não gosto de nada industrializado, evito o que posso.
           Quando cheguei ao Castanhal - Pará, fui comprar frutas em uma japonesa, Catarina, pessoa muito especial que cultiva frutas exóticas, e ela me apresentou o Noni. Custei acreditar, pois nunca pensei que um dia eu fosse conhecer a fruta que fazia maravilha.
           Ela me levou no fundo de sua frutaria, um lindo quintal com plantas maravilhosas as quais ficaria aqui falando o dia todo. E eu vi o Pé de Noni e seus frutos fantásticos.
           Pensei logo em compras umas frutas e trazer sementes ou muda para Goiânia.
          Foi o que eu fiz. Não só comprei como ganhei, ao todo 07 mudas, chegando aqui, plantei 02 e presenteie algumas pessoas que tem interesse em plantar. Hoje tenho 06 pés produzindo e 01 que replantei e esta em a adaptação. Tenho dado mudas para muitas pessoas, é uma grande alegria para mim poder contribuir para a saúde do Universo.
 Noni e ata do meu quintal, tenho Noni o ano todo.
     Até então eu não sabia muito das suas propriedades, como utilizar…
       Creio que não existe acaso, e NADA acontece antes de seu tempo, pois tudo em nossa vida é um processo.
      Comecei a preparar sucos, batia no liquidificados com semente e tudo coava adoçava com um pouquinho de rapadura (pois não uso açúcar a mais ou menos 30 anos).
      Depois eu comecei a observar que o suco Noni podia ser feito com outras frutas, como por exemplo, uva, acerola, pitanga, goiaba, melancia, jabuticaba, manga, amora, laranja, mexerica, melão, e ficando delicioso com todas elas.
      Comecei a fazer Licor de Nonitanto pode ser feito com vinho tinto seco como o suave, vai do seu gosto. Sabemos muito bem da importância do Vinho Tinto para a saúde do coração. 


  (Noni dentro do copo p/ : passar nos cabelos ou na pele)
     Descobri também que o Noni tem propriedades fantásticaspara os cabelos e pele do nosso corpo todo, esfoliaste e hidratante.Rejuvenesce as células.
             Receitas:     
 - Licor de Noni com Vinho Tinto;
 - Suco de Noni c/ frutas;
 - Chás com folhas e frutos desidratados Noni;
 - Limpeza da pele do rosto;
 - Hidratante dos cabelos (banho de creme);
 - Limpeza dos pés;
 - Esfoliação da pele;
…Como plantar e como e quando colher os frutos Noni…
                                                       
A Plantação do Noni, é extremamente simples, não requer qualquer esforço, tudo muito fácil e rápido. Tenho o fruto o ano todo. O fruto pode ser colhido sem estar completamente maduro, deixe em um lugar arejado para madurar. Conheço pessoas que coloca a fruta para madurar em vidro fechado. Prefiro esperar o fruto estar completamente maduro e cair no seu tempo, ao cair, ele não amassam, pois ele é bem durinho, mesmo quando já maduro. Sabemos que o fruto colhido maduro é mais saudável.
 Pode ser plantada através das sementes, quando a fruta estiver completamente madura, com cara de podre, exalando um aroma forte característico. Mas isso não quer dizer que está estragada.
Com o tempo de convívio com a fruta você vai aprendendo a conhecê-la.
Depois de ela ter brotado, pode ser em um saquinho plástico ou em um vaso pequeno ou grande, não importa de todo jeito da certo. Mesmo em vaso ela floresce. Não devemos deixar que ela cresca muito, pois se corre o risco dela não agüentar o replante, ir para o chão.

Em minhas experiências, nunca aconteceu de uma mudinha morrer, ao ser replantado, todos deram certo, conseguiram sobreviver.
Eu sempre falo e sinto que o Noni e uma fruta abençoada, ela é simplesmente fantástica.
Bem, vamos para as receitas…
1- Licor de Noni com vinho tinto…
Ingredientes:
- um litro de vinho;
- mais ou menos 03 Noni dependem do tamanho da fruta;
Modo de fazer:
Pode ser feito de duas maneiras: – Bater os Noni com sementes (nunca cascar a fruta) juntamente com o vinho no liquidificador, guardar em um vidro tampado por uma semana mais ou menos fora da geladeira. Depois e só coar e conservar em geladeira. Quanto a poupa podes- se fazer sucos, não se aproveita as sementes para serem plantadas.                                                                                                                      - Outra maneira: passar o Noni em uma peneira retirando assim as sementes e o bagaço, colocar a polpa em um vidro com o vinho para curtir. As sementes estarão prontas para serem plantadas quando secas à sombra.

 Saborear um cálice do Licor antes das refeições, ou como queira.
É simplesmente uma delicia !!!

 2 – Suco de Noni…
- Pode ser feito do Noni puro: – Bater o Noni com água no liquidificador coar e adoçar o seu gosto, armazenar em vasilha de vidro tampada, pode ser guardado de um dia para outro, pois não perde nem altera seu sabor. Quanto às vitaminas sabemos que o quanto antes tomar é melhor. Creio que com o vinho, por ser bebida alcoólica é diferente.
Acrescentar fruta que tiver em casa. Bater separado as frutas, depois de coadas misturas com o seu adoçante preferido. Eu particularmente só uso rapadura ou mel como adoçante.
                         Chá… Como preparar…
            O chá de Noni pode ser feito tanto das folhas quando dosfrutos depois de maduros, desidratados.
            O Noni pelo que eu tenho observado, da o ano todo, como ele é um fruto muito importante para a nossa saúde, temos que utilizar a melhor maneira possível.
                O Noni não gosta de clima Frio, ele fica muito triste.
            Depois de bem maduro corta-se em rodelinhas e põem para secar na sombra coberto p/ não pegar poira. Depois de bem sequinho, deve ser armazenado para fazer chá.
            Quanto as folhas, depois que elas caem, devem ser lavadas com água corrente e ser secas da mesma forma que os frutos. Pode ser feito o chá também de folhas verdes.
            Ao fazer Chá, para melhor conservação dos seus nutrientes espera a água ferver e adiciona as folhas, deligar e deixar uns 10 min. antes de tomas. Quando for fazer o Chá dos frutos secos, deixar ferver um pouquinho.

                         
Tenho plantados na porta da minha casa 04 pés de Noni, no quintal tenho 2 lindos pés os quais dá Noni o ano todo. Infelizmente não posso plantar mais no quintal, pois não tenho espaço, está repleto de plantações. Tenho verdadeira paixão por plantar… Amo a mãe-terra !!!

                           - Quero deixar bem claro que os relatos aqui mencionados são todos de minhas próprias experiências, não tem qualquer leitura cientifica. - 
       Agora vamos falar de como utilizar o Noni para hidratação tanto dos cabelos quanto dos pés, corpo e rosto.


      Depois do Noni maduro e lavado coloque-o dentro de um vidro ou copo, tampado para melhor hidratação, ele vai começar a soltar um liquido . 
 Hidratar cabelos:                         Tanto a polpa quanto o liquido podem ser usado para passado nos cabelos. Depois dos cabelos bem hidratados usarem uma touca ou saquinho plástico para aquecer os cabelos e assim estimular a hidratação. Depois de certo tempo, meia hora + ou – pode lavar a cabeça normalmente, com shampoo e creme de enxaguar, como sempre faz.
      Os cabelos ficam lindos, sedosos e macios, ate a queda melhorou. Estou usando uma vez por semana. Estou gostando muito e recomendo.
 Limpeza dos pés:
- Depois de tomar banho ou sair da piscina ou mesmo colocar os pés dentro de uma bacia com água morna. Lavar os pés normalmente, secar e passar o Noni deixe secar um pouquinho, ainda com eles úmidos comece a fazer esfoliações, limpa tudo e sara qualquer micose e mau cheiro dos pés. Experimente você tem que fazer as experiências.

         Limpeza da pele do rosto:
 Lavar o seu rosto normalmente para abrir os poros, enxugar levemente, passar o Noni em toda face, deixar secar um pouquinho e fazer suaves massagens, com movimentos circulares, quando tiver seco deixe mais um pouquinho, depois é só enxaguar com água, enxugar levemente e usar o seu hidratante.
O procedimento para o corpo é o mesmo do rosto.
  A pele tanto do corpo quanto do rosto, os pés os cabelos, ficam bem macios e hidratados.
- Caso você tenha alguma informação sobre o Noni, por favor fale comigo. Eu fico muito feliz, pois quero muito aprender.

           Vejam como é lindo o fruto Noni. Eu acredito que o Noni é a única fruta que primeiro dá o fruto e depois ela fica repleta de pequenas flores as quais atraem muitas abelhas e beija-flores. Depois vai crescendo muito verde, passando para um verde mais claro quando mais maduro, e no final quando bem maduro fica em um cinza escuro. É a fruta que muda significativamente de cor e tem um aroma e gosto bem característico. Depois falo mais…
        Agradeço à Deus por ter comunhão com a Natureza !!!    
                                                    
                     Hoje é dia 28 de Janeiro de 201
2…                     
           Amados, depois de mais de um ano, estou aqui para contar as modificações que eu fiz na preparação do Noni.
     Como eu já Postei, tive uma experiência muito desagradável ‘’Cólica Renal’’.  
    Fui procurar a causa dessa doença e não a minha surpresa quando um dos médicos me falou para definitivamente evitar trituras as sementes, jamais fazer sucos c/ sementes batidos no liquidificador. Não é nada fácil
    Na Internet, abri o Dr. Google e pelo saldo das minhas pesquisas, não existe nada cientificamente comprovado sobre o uso das sementes. Tem até uma linha de adeptos, que fazem uso das sementes secas e trituradas p/ adicionarem na Ração Humana ou Multi-Mistura.  Coisa que eu no passado fazia muito.
   Hoje eu estou evitando, procuro bater bem pouquinho, frutas como a jabuticaba, uva e maracujá.
 Quanto ao Noni, depois de bem maduro, amasso c/ o garfo, ou passo em uma peneira mais larga, retirando assim todas as sementes, {não é nada fácil} ai eu bato no liquidificador c/ Vinho Tinto, coloco em garrafas e guardo na geladeira por tempo indeterminado. Fazendo uso imediato de um cálice antes das refeições.
 Os sucos da mesma forma, porém ele não deve ser guardado mais que 24 horas.


FEDEGOSO

O que é:


 Fedegoso de nome científico Cassia occidentalis L., é uma planta medicinal também conhecida como café negro e folha do pajé. Fedegoso é da família das leguminosas, e é utilizada principalmente para o tratamento de anemia. 


Propriedades :


Diurética, laxante, antibacteriana, analgésica, anti-reumática, anti-séptica e anti-inflamatória.


 Para que serve :


Icterícia, anemia, bronquite, complicações menstruais, dor de cabeça, dores gastrointestinais, febre, doenças hepáticas, nevralgias, queimaduras, sarampo, sarnas e amenorreia.


 Contra-indicações :


Mulheres grávidas ou em fase de lactação, também deve ser utilizada com cautela em crianças pequenas.


 Efeitos colaterais:


 Abortos Modo de usar Para fins terapêuticos são utilizadas as cascas, folhas, sementes e raízes. Podem ser ingeridos em forma de chá, em forma de tempero e como complementos do café. 


Febre: Adicionar 10g do pó de Fedegoso em ½ de água fervente, coar e beber 2 xícaras de chá ao dia.


Problemas de fígado: Beber um gole de chá de 2 em 2 horas. Super dosagem Altas doses de Fedegoso podem causar intoxicações nos rins.



Chá de folhas amora já!

Chá de folhas amora já! Chá de folhas amora já!Chá de folhas amora já!Chá de folhas amora já!Chá de folhas amora já!Chá de folhas amora já!Chá de folhas amora já!Chá de folhas amora já! Chá de folhas amora já!Chá de folhas amora já!Chá de folhas amora já!Chá de folhas amora já!Chá de folhas amora já! Chá de folhas amora já!Chá de folhas amora já!Chá de folhas amora já! Chá de folhas amora já!Chá de folhas amora já!
Comecei ontem a tomar chá de folhas de amora. Certa vez minha sogra teve por aqui e olhou uma das árvores atras da minha casa e viu uma amoreira carregada, eu, sempre a odiei pelas folhas secas que caem na minha varanda e seus frutos que mancham minhas roupas na corda (blah). Sempre travei com meu esposo uma guerra cruel, pois eu quero que ele corte de vez a arvore e ele não quer arredar os pés do sofá. Bem... a arvore polêmica me mostrou que mesmo imóvel e sem ter como se defender de mim, uma humana, irracional e ativa ela pode me dá um tapa sem mão. Descobri seus benefícios e fiquei encanatada, tenho uma farmácia brotanto bem atras da minha casa e não sabia, peço perdão a ela todos os dias qd acordo e vejo sua folhas invadindo minha janela enchendo minha casa de formiga e penso em tacar fogo nela. Estou até agora abismada com a eficácia dessas folhinhas tão verdinhas.

 VC SABIA??? A AMORA OU AMOREIRA (Morus Alba) é conhecida como a planta REGULADORA DOS HORMÔNIOS por isso atua com bastante eficácia nos sintomas da menopausa: ressecamento da vagina, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e das articulações, calores e algumas vezes suores frio, dor de cabeça, diminuição da libido, dificuldades para dormir, depressão, problemas urinários?

 É ainda planta anti-cancerígena, no combate a osteoporose, como tônico muscular nas práticas desportivas, por possuir alto teor de potássio. Depurativa do sangue, anti-séptica, vermífuga, digestiva, calmante, diurética, laxativa, refrescante, adstringente e muito útil nos problemas da tireóide. Possui poderosas propriedades anti-oxidantes por sua combinação de vitaminas C com E contribuindo assim para o rejuvinescimento e beleza da pele.

 A amora ajuda a prevenir infecção urinária, reduzir o risco de úlcera e câncer no estômago.
Pesquisas feitas com ratos mostraram que o chá de amora miúra melhora o funcionamento do fígado e dos rins, diminui a pressão arterial e a taxa de glicemia. Foi eficiente até na prevenção do câncer. O chá tão poderoso é feito como qualquer chá comum. O sabor é muito suave, não desagrada a ninguém. Ele coloca as folhas na água ainda fria, deixa ferver por uns 10 minutos, coa e pronto.

 CHÁ DE FOLHA DE AMORA USAR TRÊS FOLHAS EM 1 LITRO DE AGUA FERVENTE, COBRIR E DEPOIS DE FRIO, TOMAR 3 VEZES AO DIA. viu? eu tenho motivos para cortar essa bendita arvorezinha?


SPINAFRE ALIMENTAÇÃO PERIGOSA

Por que o espinafre faz mal à saúde

O consumo do espinafre aumenta a cada dia que passa. O famoso marinheiro Popeye, faz propaganda do alimento, dando a entender que quem come espinafre está sempre forte e pronto para superar qualquer obstáculo. O que poucos sabem, é que no mesmo país de origem do desenho (Estados Unidos), há algumas décadas atrás, a ingestão de leite batido com espinafre (o objetivo era enriquecer a bebida com ferro), causou a morte de crianças recém-nascidas. A doença ficou conhecida como doença do branco do olho azul, pois o branco dos olhos ficava dessa cor. Posteriormente, descobriu-se que a presença do espinafre no leite era a causadora da tragédia, mas na época (1951) o fato foi encoberto e o desenho do marinheiro Popeye continuou a ser exibido. 

Por que devemos tomar cuidado com o espinafre


 O espinafre é um dos alimentos vegetais que mais contém cálcio e ferro. Entretanto, esses dois minerais são pouquíssimo aproveitados pelo nosso corpo, já que o alto teor de ácido oxálico no vegetal inibe a absorção e a boa utilização desses minerais pelo nosso organismo. Os estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir com a absorção do cálcio presente em leites e seus derivados. Esse fato sugere que o espinafre em uma refeição pode reduzir a biodisponibilidade de cálcio de outras fontes que são consumidas ao mesmo tempo. Por isso, se no seu almoço você comeu uma torta de queijo com espinafre, tenha certeza que grande parte do cálcio do queijo não foi utilizada pelo seu organismo. Outra grande preocupação é o possível efeito tóxico que a ingestão de grandes quantidades dos fatores antinutricionais presentes na planta pode causar nas pessoas. Com o objetivo de avaliar todos esses problemas, uma pesquisa, que resultou em uma tese de mestrado, foi desenvolvida na ESALQ/USP sob minha orientação. O estudo intitulado "Avaliação química, protéica e biodisponibilidade de cálcio nas folhas de couve-manteiga, couve-flor e espinafre" teve como objetivos verificar se determinadas plantas podiam ser utilizadas na dieta humana, sem causarem prejuízos à saúde e o bem-estar do indivíduo. A pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) As folhas estudadas foram adquiridas no comércio local e a folha de espinafre foi também adquirida de outros dois locais: da Fazendinha da UNIMEP e da horta do Departamento de Horticultura da ESALQ/USP. Essas folhas foram lavadas, secas em estufa e moídas. A seguir, foram acrescentadas nas dietas

que foram avaliadas durante o ensaio experimental com duração de 30 dias. Resultados Os resultados começaram a impressionar quando verificamos os teores dos dois fatores antinutricionais investigados: ácido fítico e oxálico. A folha de espinafre apresentou valores muito altos em relação às demais. Como conseqüência desse fato, os animais alimentados com a folha de espinafre morreram na primeira semana, e portanto, não puderam ser avaliados até o final do estudo. Várias tentativas foram feitas, utilizando dietas com folhas de espinafre cozidas (acreditávamos que o calor pudesse destruir os fatores tóxicos presentes) ou folhas de espinafre provenientes de outros locais (livres de agrotóxicos que pudessem ter influência). Contudo os mesmos resultados repetiram-se, ou seja, houve a morte dos animais com hemorragia, tremores e perda de peso. Os rins dos animais mortos foram retirados e analisados pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP. De acordo com o laudo apresentado pelo Departamento de Patologia, foi comprovado inchaço renal, indicando uma nefrotoxidade, edema celular e depósito de substâncias aparentemente cristalizadas nos túbulos renais, o que provoca disfunção renal. De acordo com vários pesquisadores, a explicação provável estaria na presença do ácido oxálico no alimento, que além de causar um balanço negativo de cálcio e ferro, em doses superiores a 2g/Kg de peso, pode causar toxicidade nos rins. Já o ácido fítico, quando na proporção de 1% na dieta, seria o responsável pela redução do crescimento dos animais jovens. Na década de 80, estudos já atribuíam ao ácido oxálico sintomas como lesões corrosivas na boca e trato-intestinal, hemorragias e cólica renal, causados pela ingestão de plantas ricas nesta substância. De acordo com esses mesmos estudos, o espinafre que possui a relação de ácido oxálico/cálcio superior a 3, deve ser evitado. Na nossa pesquisa isso foi observado. Com relação às demais folhas, couve-manteiga e couve-flor, não foi observado nenhum efeito tóxico, verificando-se que a melhor biodisponibilidade e retenção de cálcio nos ossos (73%) ocorreu nos animais que ingeriram a dieta contendo couve-manteiga. Os resultados desse estudo nos levam a acreditar que o consumo de espinafre deve ser substituído por outros vegetais folhosos, já que os efeitos proporcionados pela ingestão das substâncias antinutricionais presentes na folha, podem ser prejudiciais à absorção de nutrientes importantes para nossa saúde, e essas mesmas substâncias podem causar sérios problemas tóxicos. Os resultados também sugerem que além da grande presença de ácido oxálico e fítico, provavelmente a folha do espinafre contenha outras substâncias tóxicas, que supostamente levaram à óbito os animais do estudo, bem como causaram o incidente com os recém-nascidos nos Estados Unidos. Essas substâncias, ainda não identificadas, exerceriam ações tóxicas em pessoas mais sensíveis e levariam a chamada "doença do branco do olho azul". Fica claro, portanto, a necessidade de mais estudos elucidativos a respeito do
assunto. Finalizando, a minha dica é que todos procurem dar preferência a outros vegetais folhosos em substituição ao espinafre: a couve, brócolis, folha de mostarda, agrião, as folhas de cenoura, beterraba e couve flor e leguminosas como os feijões, ervilhas, lentilhas e soja são as melhores opções para quem quer consumir fontes alternativas de cálcio e ferro. * Profª. Titular de Vida Saudável da ESALQ/USP/Campus Piracicaba. Autora dos livros: "Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento" e "Pharmácia de Alimentos. Recomendações para Prevenir e Controlar Doenças", editora Madras.


Abacaxi (Ananás sativus)
O abacaxi, além de ótimo purificador do sangue, é diurético e ajuda a digestão. Sua indicação notável é no tratamento das feridas, inflamações, infecções. Em infecções agudas, consumido em fatias, é um ótimo parceiro dos antibióticos. Contra tosse catarral, usa-se duas colheres de suco de abacaxi diluídas em uma xícara de água quente e uma colher de mel. Beber bastante quente antes de deitar-se.
Abobora (Cucúrbita pepo)
Rica em potássio, ferro, fósforo e magnésio, é eficaz como diurético e para combater a prisão de ventre. Faz-se um suco fresco com pedaços grossos de abóbora madura, colocando-os em um guardanapo e torcendo para extrair o suco. Adoçar com pouco açúcar e tomar uma manhã sim e uma não, em jejum por um mês.



Acelga (Beta vulgaris)
Hortaliça indicada para oxigenar o sangue e normalizar a digestão, além de acalmar os nervos e robustecer o cérebro. É muito útil para ser ingerida por pessoas nervosas.



Agrião (Nasturtium officinale)
O agrião é tão eficaz que não se deve usá-lo diariamente, a não ser para tratamento dos brônquios, durante períodos limitados. A quantidade de ferro, iodo e vitaminas que contém faz passar para a água em que é deixada de molho uma boa parte de sua força; por isso, uma receita para a carência de ferro e para a depuração do sangue é chamada Água de Agrião: Em um copo de água na temperatura ambiente mergulhar folhas de agrião. Cobrir o copo e deixá-lo no quarto de dormir. De manhã, coar e bebê-la sem açúcar. As propriedades terapêuticas do agrião combatem o raquitismo, o ácido úrico e as doenças do pulmão, agindo na purificação do fígado e do estomago. Os fumantes devem fazer uso do agrião, uma vez por semana, para a desintoxicação do organismo. O seu suco, adoçado com mel é um excelente xarope para combater bronquite, tosse, tuberculose pulmonar e toda sorte de enfermidades catarrais. Usa-se em saladas para combater a diabetes, e o consumo diário para os que sofrem de acido úrico.
Aipo (Apium graveolens)
Essa verdura combate a depressão. Por ser rico em cloreto de sódio, é ideal para casos de insônia e perturbações nervosas, podendo entrar no preparo de saladas, ser bebido como suco ou mesmo mastigando seus talos. Como alimento é recomendado àqueles que sofrem de artrite, reumatismo e acido úrico. É também indicado seu uso externo em frieiras, para tanto, colocar 100gr de aipo em um litro de água e ferver lentamente por 20 minutos. Dar um banho muito quente nos pés ou mãos, uma vez por dia.
Alface (Lactuca sativa)
Contém várias vitaminas e é uma fonte de ferro e minerais. Seu poder de limpeza dos intestinos é fantástico. Fortalece o sistema nervoso e a musculatura, além de ajudar a digestão. É um grande calmante para os nervos e combate a insônia mais recalcitrante. Um chá para dormir é feito fervendo-se rapidamente duas folhas de alface fresca em uma medida de uma xícara de chá de água. Tomar morno na hora de deitar-se. É ainda recomendada contra as doenças do coração e dos rins, seja em forma de chá ou saladas, estas com pouco azeite, vinagre e sal. Para contusões e inchaços fazer uma cataplasma fervendo algumas folhas de alface em pouca água por cinco minutos. Deixar amornar, untar as folhas com azeite de oliva, estender sobre uma gaze e aplicar na região atingida. Este mesmo método pode ser usado para irritações e rubores da pele.
Almeirão (Chicorium intybus)
Rico em vitamina A e C. Indicado para falta de apetite, usado cru em saladas ou ligeiramente refogado.
Ameixa (Prunus)
Domestica Poderoso laxante. Indicada contra prisão de ventre, sendo, neste caso, consumida seca. É rica em potássio, fósforo, cálcio e minerais. Para problemas do estomago faz-se um licor digestivo de ameixa: cozinhar em dois litros e meio de vinho branco, 20 ameixas frescas sem casca e sem caroço.Depois de quinze minutos apagar o fogo, adicionando não mais de 3 gramas de casca de canela e deixar macerar. Após três dias, filtrar o liquido, adicionar meio quilo de açúcar e colocar no fogo, deixando ferver por alguns minutos. Esperar esfriar totalmente e adicionar meio litro de álcool a 90 graus e colocar em uma ou duas garrafas. Tomar um cálice após as refeições.
Asparago (Asparagus officinalis)
O aspargo deve ser ingerido ao natural, já que quando cozido pode irritar os rins, tornando contrário o seu efeito de limpa-los. É indicado nas doenças do fígado, do baço e estomago. Nos problemas do coração combate a hipertrofia e acalma as palpitações. Para o coração se faz uma decocção fervendo 50gr de raízes de aspargo em um litro de água, deixando em repouso até esfriar. Tomar três cálices por dia, entre as refeições principais sem adoçar. Ainda pode ser usado em regimes de emagrecimento fervendo em três quartos de litro de água, 40gr de raízes de aspargo. Bebe-se pela manhã em jejum e durante todo o dia. Esta mesma decocção pode ser administrada a pessoas nervosas e excitáveis.
Aveia (Avena sativa)
Fonte natural de vitaminas, proteínas e sais minerais, contendo muitas calorias. Usada em flocos ou farinha, adapta-se aos organismos delicados, garantindo um bom funcionamento dos intestinos preguiçosos. É também anti-hemorróidas, sua ingestão tem a virtude de reduzir o teor de gorduras e de açúcar do sangue, auxiliando nas arterioscleroses e no diabetes. Contra acido úrico ferver um punhado de palha de aveia triturada em um litro de água, coar e beber durante o dia.
Azeitona (Olea europaea)
Uma curiosidade sobre a oliveira. Conta-se que Atenas, a deusa grega da sabedoria, fez nascer de uma lança a oliveira; os frutos dessa árvore, além de alimentarem o homem, produziriam um óleo para temperar sua comida, fortalecer seu corpo, curar as suas feridas e iluminar sua noite. A azeitona tem grande teor de gordura e sais minerais, devendo ser consumida com cautela.
Bálsamo de Gilead (Populus candicans) 
O botão pode ser usado para curar um coração partido. Também é usado em feitiços de amor e proteção.
Basílico (Ocimum basilicum) 
Usado em rituais de riqueza e prosperidade. Pode ser carregada no bolso para atrair dinheiro. Há tempos atrás acreditava-se que a mulher acabaria com a infidelidade do marido salpicando basílico no corpo dele.
Baunilha (Vanilla aromatica ou Vanilla planifolia)
Usado me encantamentos de amor, e o óleo de baunilha tem função afrodisíaca.
Benjoim (Styrax benzoin)
Usado como incenso para purificação.
Banana (Musa paradisiaca)
Bastante nutritiva e regulariza as funções do intestino. O suco da banana São Tomé é particularmente indicado contra a diarréia. Emprega-se o suco das flores nas afecções do peito. Do tronco se extrai a seiva que é indicada para a laringite, as aftas, tônico capilar e soro antiofídico.
Batata (Solanum tuberosum)
Rica em carboidratos e vitaminas. Usada crua, tem aplicação para combater dores de cabeça (colocadas em rodelas sobre a testa) e contra irritações da pele. A batata - baroa é bastante indicada para quem sofre de doenças renais. Para eritemas ou queimaduras solares, se faz uma compressa com batata ralada que é trocada três vezes ao dia. O suco feito com batata é excelente remédio para ulceras do estômago e do duodeno, desde que tomado em pequenas doses, pois o seu uso exagerado pode provocar sintomas de intoxicação. A água do cozimento da batata serve para prevenir e combater a gota.
Brocolos (Brassica oleracea)
Rico em vitamina C, fósforo, potássio e enxofre. É melhor consumi-lo em saladas cruas para aproveitar todo o seu valor nutritivo. É um ótimo alimento para dietas de emagrecimento, já que produz uma limpeza geral do organismo e elimina gorduras.
Café (Coffea arabica)
É contra indicado para pessoas nervosas e insones, adoçado com mel serve de remédio para a angina do peito. É um excitante do sistema nervoso, dos músculos, cérebro, rins e coração. É usado para lavar ulcerações das pernas. Facilita a digestão.
Camomila (Anthemis noblis) 
Usado em encantamentos e em rituais de prosperidades. Estimula o sono. O chá acalma e tranqüiliza, pode ser muito útil quando você precisar fazer um ritual e estiver sentindo raiva ou agonia. Lavar o rosto e as mãos com camomila atrai amor.


Canela (Cinnamonum zeylanicum) 
Usado como incenso para cura, clarividência, vibrações espirituais. Conhecida como um poderoso afrodisíaco. Usado em feitiços de prosperidade. Muito usada também em feitiços de amor.
Carvalho (Quercus alba) 
Árvore sagrada em muitas culturas. Queimar folhas de carvalho purifica. A madeira é usada para fazer bastões de todos os tipos. O fruto de carvalho pode ser usado para fazer encantamentos de fertilidade, preservar a juventude, evitar doenças. O homem pode usar o fruto de carvalho para aumentar seu poder sexual.
Cebola (Allium cepa) 
Topo Usado para proteger e curar.
Cipestre (Cupressus spp.) 
A fumaça do cipestre pode ser usada para consagrar instrumentos mágicos.
Coentro (Coriandrum sativum) 
Usado em feitiços de amor. Indicado como calmante. O chá de coentro deve ser feito com toda a planta, folhas, talos e raiz, depois de bem lavados. Como estimulante do estômago e fígado verter uma xícara de água fervente em 5gr de frutos de coentros secos, filtrar, adoçar e tomar após as refeições.
Cominho (Carum carvi) 
Usado em encantamentos de amor para atrair a pessoa amada.
Cravo (Dianthus caryophyllus) 
Na época da inquisição as bruxas carregavam o cravo consigo para prevenir-se da captura ou enforcamento. Gera energia no ritual quando usado como incenso.
Cenoura (Daucus carota)
Para as vistas, já que é rica em vitamina A. Atua também como purificadora do fígado e fortifica o organismo. Para casos de digestão difícil, usa-se ferver uma pitada de sementes de cenoura em um cálice de água e beber após as refeições. (Neste caso as sementes precisam ser retiradas do pé, visto que as destinadas a plantio possuem agrotóxicos prejudiciais) . Para rouquidão, cozinhar 100 gr de cenoura, esmagando e misturando com a água do cozimento, adoçar com mel e beber bem quente.
Cereja (Prunus cerasus)
Outro purificador do organismo que atua principalmente nos rins e no fígado. Como ela possui açucares e minerais, é usada para a confecção de xaropes para a tosse. Usada em casos de artrite e gota, para tal, ferve-se 30gr de pedúnculos secos em um litro de água, filtrar e adoçar levemente, bebendo um cálice durante o dia. Como reconstituinte do organismo, cozinha-se cerejas frescas ou secas (não em conserva) em tanto vinho quanto necessário para cobri-las. Bebe-se bem adoçado.
Cevada (Hordeum vulgare)
Diurética, Tonica e digestiva. Usada em pó é um ótimo substituto para o café, principalmente para pessoas nervosas e insones. Para as infecções na garganta ferver 70gr de cevada em um litro de água, por 20 minutos. Quando morno, filtrar o liquido, adoçar com uma colherinha de mel, misturando bem. Fazer gargarejos durante o dia. Para inflamações do intestino, colite, ferver em um litro e meio de água por dez minutos três punhados de cevada lavada. Filtrar o liquido quando frio, adoçar com mel e beber em xícaras.
Chicoria (Chicorium intybus)
Deve-se usá-la somente em sucos e saladas. Como a cenoura, é indicada para problemas oculares. Atua também na circulação. A ingestão de três copos de suco de chicória durante o dia, evita muitos males da circulação. Aqui também podemos usar o pão de centeio. Um ótimo alimento para normalizar a circulação é uma salada de chicória com pão de centeio. Como diurético, pode ser usada em infusão: em uma xícara de água fervente colocar 5gr de raiz de chicória. Coar e beber durante o dia.
Chuchu (Sechium edule)
Indicado para combate a hipertensão. Ingerir o chuchu como parte importante da refeição e tomar o chá diariamente, regulariza a pressão alta.
Coco (Cocos nucifera)
A água de coco, é reguladora do coração. Contém vitaminas, sais minerais e potássio. Seus efeitos são notados na pele e a ingestão diária elimina cálculos renais e normaliza o funcionamento dos rins. Combate ainda a icterícia, irritações gastrintestinais, doenças do peito, inflamações dos olhos, vômitos na gravidez, e ainda atua na eliminação de vermes intestinais.
Couve (Brassica oleracea)
Hortaliça que contem enxofre e acredita-se que cura até as doenças ocultas. Alem do enxofre contem iodo, arsênico, magnésio, potássio e cálcio e vitaminas. Na Roma Antiga, aconselhava- se que para possuir uma saúde invejável, a simples ingestão de muita couve era suficiente. O suco de couve, adoçado com mel, bebido diariamente durante três meses, antes do almoço, é eficaz para combater a gota (ácido úrico), a bronquite e a má circulação. O mesmo suco, sem ser adoçado, em aplicações tópicas cura ulcerações, misturado com água morna é recomendado contra cólicas de crianças. O consumo da couve ainda depura o sangue, atua contra a hipertensão e é uma defesa para o organismo contra o câncer. Em casos de úlceras varicosas fazer uma compressa: depois de eliminar a nervura mais grossa de uma folha de couve, lavá-la muito bem em água corrente e colocá-la em uma solução de acido bórico (encontrado em farmácias) deixando macerar por três horas. Aplicar a folha, estendida numa gaze, sobre a ferida limpa e enfaixar. Renovar a noite e pela manhã. Ulceras internas no estomago ou duodenos, podem ser controladas e até curadas com a ingestão do suco de couve feito com 200gr dos bordos e dos talos da couve espremidos. O liquido deverá ser ingerido em jejum, todos os dias, em pequenos goles.
Dill (Anethum graveolens) 
Usado em feitiços de amor. Pendurado em quarto de crianças para protegê-las. Em tempos antigos o dill era usado para se proteger contra bruxarias.
Espinheiro (Crataegus oxyacantha) 
Usado em "saquinhos"de proteção. Na antiga Grécia e Roma, era associado a felicidade no casamento. Pode ser queimado como incenso quando você percisar de energia e dinamismo em sua vida, e quando precisar refletir sobre sua vida.
Eucalipto (Eucalyptus globulus) 
Usado em rituais de cura, e em feitiços de todos os tipos. Pode ser utilizado para cura colocando as folhas em volta de uma vela azul e em seguida queimá-la. Também pode ser pendurada em volta do pescoço para curar resfriados e dores de garganta.
Erva-doce (Foeniculum vulgare)
Contem potássio, sódio e ferro. O chá das sementes é um regulador intestinal e calmante para o estomago. Desobstrui os brônquios,,oxigenand o melhor os pulmões. Acredita-se que mulheres que amamentam devem tomar chá de erva-doce para os efeitos calmantes passarem através do leite para a criança. Para os idosos, esse mesmo chá normaliza a circulação do sangue e combate a depressão. Atua ainda, como estimulante da digestão e do aparelho urinário. No uso geral o chá de erva-doce é feito em um litro de água fervente com 10gr de sementes. Coar, adoçar pouco e tomar de quatro a cinco xícaras por dia.
Freixo (Fraxinus excelsior)
Usado para fazer vassouras, e bastões de cura. As folhas deixadas embaixo do travesseiro induzem os sonhos psíquicos. A folha pode ser trazida no bolso pra atrair boa fortuna.
Figo (Fícus carica)
É um laxativo natural, combate a prisão de ventre e substituem muito bem os purgativos destinados as crianças. Tem efeitos benéficos em casos de bronquite, gripe, resfriado e tosse, para esses casos, cortar em pedaços 20gr de figos secos, fervendo em 250gr de leite por uns quinze minutos. Depois de adoçar com uma colherada de mel, filtrar o leite e bebê-lo bem quente. Contra afecções na boca e garganta, ferver em uma xícara de leite dois figos frescos, cortados em pedaços e uma colherinha de mel por quinze minutos. Depois de filtrado e morno, usar o leite para gargarejos e bochechos.
Gardênia (Gardenia spp.) 
Use as flores para atrais amor.
Girassól (Helianthus annus) 
Traz bênçãos do Sol em qualquer jardim no qual ele cresce.
Gengibre (Zingiber officinalis)
Uma raiz com altos poderes medicinais. Combate as náuseas, provocando o aumento de salivação, pode ser mastigado para prevenir enjôos em viagens marítimas. Age muito bem na garganta, sendo seu chá indicado a todas as pessoas que utilizam bastante a voz como oradores, cantores, etc. Combate a flatulência, bastando para isso apenas usá-lo como tempero nas refeições. Tem também uma aplicação em casos de reumatismo, problemas pulmonares e circulação sanguínea, usando-se o chá.
Goiaba (Psidium guajava)
Famosa contra diarréias. A fruta em casos amenos e as folhas em casos mais extremos. Usa-se o chá das folhas até cessar o distúrbio. Os frutos são benéficos em casos de doenças das vias respiratórias, como tosse e bronquite.
Hera (Hedera spp.) 
Guarda e protege a casa, de quem possui essa planta.
Hortelã (Mentha piperata) 
Usado em encantamentos de cura, tomar banho com hortelã também é ótimo para curar, e também pode ser usado como incenso. A hortelã-miuda, é empregada como tempero e age como calmante quando usada em chá. A hortelã-pimenta estimula a pele e os terminais nervosos sensíveis ao frio. Para aquecer ambientes muito frios, coloca-se uma bacia com água e folhas de hortelã. Como digestivo, faz-se uma infusão com 100g de água quente já adoçada, coloca-se 5g de folhas frescas ou secas de hortelã, filtrar e beber em seguida bem devagar. Para excitação nervosa e insônia colocar uma pitada de folhas frescas de hortelã em uma xícara de água quente, filtrar e beber o liquido. (Em casos de insônia, tomar antes de deitar).
Iris (Iris florentina ou Iris germanica) 
Usada em feitiços de amor, banhos e incensos.
Inhame (Colocasia antiquorum)
O inhame cru é um poderoso antianêmico e mesmo cozido conserva muito de seu poder curativo. É um grande depurador do sangue, deve ser ingerido pelas pessoas que sofrem processos inflamatórios de qualquer espécie e todas aquelas que precisam beneficiar o sangue.
Jasmin (Jasminum officinale ou Jasminum odoratissimum) 
Usado em feitiços de amor.
Junípero (Juniperus communis) 
O ramo de junípero é usado para evitar acidentes. O grão seco tem a propriedade de atrair amor.Essa planta protege a casa contra roubo.
Laranja (Citrus sinesis) 
A casca seca de laranja é usada em feitiços de amor e fertilidade, e como incenso solar. É um símbolo tradicionalmente chinês de sorte e prosperidade. Esta fruta combate a tendência as hemorragias e a gripe, febre e inflamações nas veias. Para combater excitação nervosa, verter uma xícara de água fervente em 2gr de folhas de laranjeira, filtrar, adoçar com mel e beber. Contra febre, colocar uma laranja madura, cortada, com a casca e em pedaços, em 30gr de água fervente adoçada com duas colheradas de açúcar. Depois de totalmente frio, coar o liquido e beber.
Lavanda (Lavendula vera ou Lavendula officinale) 
Usado em banhos ou como incenso para purificação. Jogar lavanda no fogo no solstício de verão é um tributo aos Deuses e também nos dá visão e inspiração. Usado também em banhos para curar, e para atrair homem. O perfume da Lavanda induz ao sono. Excelente para dar claridade e coerência em trabalhos mágicos e concentrar a visualização.
Louro (Lauris noblis) 
Na Antiga Grécia as folhas de louro eram usadas para fazer coroas para os vitoriosos no atletismo ou nos concursos de poesia. As folhas podem ser queimadas ou mastigadas para induzir visões. Usado como amuleto para evitar as negatividades. As folhas deixadas embaixo do travesseiro induzem os sonhos proféticos. Pode ser usado em rituais de proteção e purificação. Manter um pé de louro em casa protege todos os que moram nela de doenças.
Lentilha (Ervum lens)
Rica em proteínas. Além de ser considerado um alimento que atrai a prosperidade, é indicada para as mães no período de amamentação. É também aconselhado seu consumo para pessoas anêmicas.
Limão (Citrus limonum)
Fruta medicinal por excelência. Atende as necessidades de vitamina C como também atua sobre o acido úrico, doenças da vesícula biliar, da boca, da garganta, do estômago, da vista, dos nervos, dos brônquios, do pulmão. Combate ainda a esterilidade, o alcoolismo, a inapetência e o mau hálito. Os usos mais freqüentes são como chá da fruta. Uma limonada pela manhã, diariamente, previne doenças. O suco misturado com água morna pode ser ingerido nos dias mais frios para evitar problemas com a temperatura. O suco misturado a água quente usa-se para gargarejos benéficos para afecções na boca e garganta. Contra o acido úrico e gota, beber em jejum pela manhã o suco de três limões diluído em meio cálice de água pelo menos por dez dias. Interromper o tratamento por sete dias e depois repeti-lo por mais dez dias e assim por diante. Esse mesmo tratamento serve também para os casos de arteriosclerose e hipertensão. Com o suco de um limão, se confecciona um amálgama simples contra os resfriados, basta misturar o suco com uma clara de ovo e bater com um garfo por dez minutos e tomar uma colher da mistura de meia em meia hora.
Losna (Artemísia absinthium)
É aconselhado o chá nos problemas de fígado e intestinos, assim como nos casos de urina solta. Em diarréias pode-se ferve-la em vinho e beber o chá ou usá-lo em compressas sobre o ventre. Esse mesmo chá é um excelente colírio.
Mandrágora (Mandragora officinarum)
Uma erva muito poderosa para proteger o Lar. A raiz pode ser usada para curar a impotência masculina. Pra carregar a mandrágora com seu poder pessoal, deixe-a em sua cama durante 3 dias durante a lua cheia. Usada para dar coragem.
Manjerona (Origanum majorana)
Usado em feitiços de amor. Coloque um pedaço dessa erva em todos os cômodos da casa para ter proteção.
Margarida (Bellis perennis)
As margaridas estão associadas as celebrações da primavera e do verão: decorar a casa na noite do verão, traz felicidade para o lar e atrai as fadas.
Maçã (Pyrus malus) 
Muito usada em feitiços de amor há milhares de anos. O suco da maçã pode substituir o vinho, quando for realizar um feitiço ou algum ritual. A madeira da macieira pode ser usada para fazer bastões, e utilizá-lo para realizar feitiços de amor. Digestiva e exerce um controle sobre a flora intestinal. Recomendada contra febres e inflamações, e dietas curtas nos casos de diarréias. Contra febres, má digestão e prisão de ventre, pode-se confeccionar a AGUA DE MAÇÃS: Misturar uma maçã grande, descascada, mondada (livre de partes inúteis, sementes, cabo e muito bem lavada) e cortada em fatias bem finas, com 10gr de folhas de erva cidreira (melissa, a de folhas não a de capim), suco de meio limão e um pedaço de canela. Acrescentar duas colheres de mel e meio litro de água fervente, deixando repousar por dez minutos. Passar o preparado por uma peneira, bebendo o liquido no final das refeições. No caso de febres e inflamações intestinais, consumir a água no decorrer do dia. Pode-se ainda confeccionar o VINHO DE MAÇÃS, que é indicado para distúrbios digestivos e prisão de ventre: Colocar uma colher de açúcar e um pedaço de casca de limão em um cálice e meio de vinho, nele cozinhando uma maçã mondada e descascada. Passar tudo pela peneira e beber esse vinho logo após as refeições.
Meimendro (Hyoscyamus niger)
Venenoso! Usado para atrair o amor de uma mulher. Também usado em adivinhação salpicando meimendro na água (srying).
Mirra (Commiphoria myrrha)
Usada como incenso protetor e purificador. Também pode ser usado para consagrar instrumentos mágicos.
Murta (Myrica cerifera) 
Sagrado para Vênus, é usado em feitços de amor e de todos os tipos. Ter murta em casa atrai sorte. Use as folhas de murta pra atrair amor, e a madeira para preservar a juventude. Use a madeira para fazer encantamentos.
Melancia (Cucúrbita citrullus)


Os 11 Benefícios Da Melancia 



Para Saúde


Valor Nutricional da Melancia

A Melancia é uma das melhores fontes de água, é a água consome cerca de 90% do seu peso e cerca de 5% é açúcar. Este fruto é rico em PotássioFerroMagnésioZinco,Cálcio e Vitamina C. além disso, A Melancia Fornecer apenas 30 calorias de energia para o seu consumo de 100 gramas, a melancia é uma as melhores frutas para melhora e manter uma boa saúde. Vamos dar uma Olhada nos Benefícios da Melancia para Saúde?

Melancia Ajuda na Retenção do Nível da Água: A Melancia é uma excelente fonte de água. O Consumo de melancia ajuda na hidratação do corpo que reduz as tonturas.Além disso, A Melancia é Rica em sais de re-hidratação, electrólitos, como sódio, magnésio e potássio, que podem manter o nível correto da água no organismo. Para os mesmos atletas razão e muitos anormais de saúde consumir Sucos de Melancia para manter-se fresco e hidratado.
Melancia é uma Excelente Fonte de Licopeno: Licopeno é um carotenóide e, basicamente, um poderoso antioxidante que ajuda no combate ao câncer. Ele inibe o crescimento de células cancerosas perigosas no corpo. O licopeno mostrou-se ser eficas em conter os câncer de cólon, mama, próstata e de pulmão. Eles ajudam na manutenção adequada da força, fluidez e espessura na membrana celular, que por sua vez combater qualquer doença prejudicial de entrar no corpo.
Melancia Previne Problemas Renais: Melancia é uma rica fonte de potássio, que é útil para corpo desintoxicar as toxinas a partir do rim. Ele libera ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais no rim tornando eficiente. Além disso o alto teor de água naMelancia ajuda no bom funcionamento dos rins.
Benefícios Da Melancia para Pressão Arterial: Melancia é Fonte de magnésio e potássio que são benéficos na redução da pressão sanguínea do corpo. A Formação de praga nas artérias são impedidas e os carotenóides ajudar na prevenção de endurecimento das paredes das artérias.
Benefícios Da Melancia para Coração: Melancia não contém gordura. É uma boa fonte de Vitamina C, beta-caroteno e licopeno. todos estes compostos ajudam na prevenção de problemas cardíacos relacionados. Eles ajudam na diminuição do colesterol mau (LDL) e impedir a acumulação de colesterol nos vasos sanguíneos.
Benefícios Da Melancia para Pele: Melancia protege contra os radicais livres e, portanto, atua como um protetor solar e protege dos raios solares nocivos. A presença de vitamina C e antioxidantes, ajuda na prevenção do envelhecimento e várias questões relacionadas com a pele.
Melancia impede Diabetes: Pacientes diabéticos podem consumir Melancia, uma vez que contém uma quantidade muito mínima de açúcar e fornece com muitos nutrientes e água. A arginina é uma substância presente na melancia, que melhora a taxa de insulina no corpo, reduzindo assim os problemas diabéticos. além disso, os Minerais como potássio e magnésio mostrou-se ser vantajoso para o funcionamento adequado de insulina no corpo.

Outros Benefícios da Melancia Para Saúde


  • Melancia é Rico em electrólitos, como sódio e potássio, Além de ser um grande fornecedor de água, A Melancia ajuda na prevenção de acidentes vasculares cerebrais.
  • Melancia é excelente fonte de Beta-caroteno, vitamina C e luteína que ajudam na proteção dos olhos, tais como degeneração macular e catarata em idosos.
  • Arginina encontrado na Melancia ajuda no combate à disfunção erétil em homens
  • Melancia contém citrulina, que ajuda na remoção de amoníaco a partir do corpo.
  • Melancia pode ser 'Viagra natural', afirma cientista

    Ingrediente da fruta teria o mesmo efeito que o remédio aos vasos sangüíneos.
Diurética e nutritiva. Indicada para doenças nos rins, purifica o fígado, combate resfriado e bronquites. Seu consumo é altamente indicado em casos de obstrução renal pois seu suco promove a rápida eliminação do ácido úrico. Em estado natural auxilia no tratamento de artrite, reumatismo, acidez gástrica, dispepsia, afecções dos rins e da bexiga.
Morango (Fragaria vesca)
Mais rico em vitamina C do que a laranja ou limão, portanto bastante indicado para prevenção de gripes e resfriados. Cozido não tem nenhum valor e cru atua na purificação do organismo e combate reumatismos. O consumo de morangos facilita a digestão, estimula as funções hepáticas e o apetite; combatem a gota e o reumatismo articular. Uma dieta á base de morangos traz inúmeros benefícios a quem sofre de hemorróidas, perturbações circulatórias, afecções renais.
Noz (Juglans regia)
Use a noz em encantamentos para promover a fertilidade e fortalecer o coração.
Noz-moscada (Myristica fragrans)
Usado para reforçar a clarividência e prevenir reumatismo. Sonhar com noz-moscada significa mudanças na vida do sonhador.
Nabo (Brassica napius)
O nabo é indicado para combater a gripe e doenças dos brônquios. O chá de suas folhas e até da raiz fortalecem os ossos, agindo também como diurético.
Olíbano(Boswellia carterii) 
Seu perfume é muito poderoso para ajudar em meditações. Use como incenso para proteger.
Oliva (Olea europaea)
Sagrado para Atenas. É um símbolo de paz e prosperidade.
Patchouli (Pogostemon cablin ou Pogostemon patchouli)
Erva afrodisíaca, também atrai amor.
Pimenta (Capsicum spp.) 
Usado em feitiços de proteção.

Pepino (Cucumis sativus)

O pepino, para não se tornar indigesto, não deve ser descascado. A casca é que facilita a digestão. A ingestão diária fortifica as unhas e o cabelo, atuando como adstringente para a pele. Neutraliza a acidez estomacal, tonifica o fígado e os rins.


Pera (Pyrus communis)

Um fruto leve, pode ser ingerido sem restrições. Sua atuação é marcante nos rins por ser um diurético excelente. Seu consumo é indicado para pessoas portadoras dos inchaços edematosos característicos dos doentes do aparelho circulatório e dos rins, elimina esses inchaços. Cruas ou cozidas, e algumas vezes combinadas com pão integral e iogurte, são indicadas nos regimes contra obesidade.

Pimentão (Capsicum annuum)

Um alimento que não produz calorias. O consumo é indicado para fortalecimento da pele, das unhas e do cabelo. Sua ingestão também é benéfica para a desinfecção da mucosa bucal e gástrica, destruindo os germes intestinais sem prejudicar a flora bacteriana normal.


Quiabo (Hibiscus esculentus)

Favorece os órgãos digestivos, intestinais, renais e urinários. Usado como auxiliar no tratamento da bronquite e fortalece os ossos pelo seu conteúdo de cálcio.
Rosa (Rosa spp.) 






































































Beba um chá de rosas parar ter sonhos adivinhatórios, ou para melhorar a beleza. Usados como incenso ou em encantamentos, para dormir, atrair amor e curar. Sonhar com rosas significa, sucesso no amor, fortuna.

Rabanete (Raphanus sativus)

Estimula a digestão, purifica o sangue, tonifica os nervos, atuando principalmente sobre o aparelho renal.

Repolho (Brassica oleracea capitata)

Indicado para pessoas enfraquecidas, anêmicas, portadoras de câncer ou tuberculose. O seu teor de ferro reconstitui o sangue e sendo um ótimo queimador de gorduras é aconselhado para dietas de emagrecimento.


Sabugueiro (Sambucus canadensis)

Os galhos podem ser usados para fazer varinhas mágicas. O chá, bebido como água é eficaz nos casos de sarampo. Para o diabetes é indicado um tratamento de no mínimo três meses, onde se toma diariamente o chá das folhas. Como depurativo e contra intoxicações do fígado, ferver sete gramas de folhas frescas de sabugueiro trituradas em meio litro de água durante dez minutos, beber meia xícara do liquido filtrado e adoçado com mel, pela manhã em jejum.

Salgueiro (Salis alba)

Os bastões feitos com a madeira do salgueiro têm a propriedade de cura. O salgueiro traz bênçãos da Lua para aqueles que o tem em sua propriedade. O salgueiro pode ser usado para fazer a vassoura mágica. Tanto as folhas quanto a madeira

Salsa (Carum petroselinum)

Na antiga Grécia e Roma era um símbolo de morte, e era usada nas coroas de flores em túmulos. Era sagrado para Perséfone e usado em ritos funerários. Combate gases intestinais, estimula o apetite, facilita a digestão e limpa os brônquios. Um chá de folhas de salsa é um poderoso diurético, aconselhado em casos de gota. A salsa atua também como auxiliar na cura de afecções hepáticas e hipertensão. A infusão da salsa é feita deixando por dez minutos 30gr de sementes de salsa (novamente não usar as destinadas a plantio, e sim as retiradas da planta) em 200g de água fervente, filtrar o liquido, bebendo metade em seguida; o restante três horas depois.
Sálvia (Salvia officinalis)
Usado em encantamentos de cura e prosperidade. Promove a longevidade e saúde.
Samambaia
É uma planta extremamente poderosa para a proteção da casa.
Sândalo (Santalum album) 
Usado como incenso para purificar, curar e proteger.
Sangue de Dragão (Daemonorops draco ou Dracaena draco) 
Planeta: Marte; Elemento: fogo;
Usado em feitços de amor e proteção. Um pedaço colocado debaixo da cama ajuda a curar a impotência. Carregue um pedaço com você para sempre ter sorte. Pode ser dissolvido e usado no banho para uma poderosa purificação. O sangue de dragão também é usado para fazer tinta mágica.
Tília (Tilia europaea) 
Associado ao amor conjugal e a longevidade.
Tomilho (Thymus vulgaris) 
Usado como incenso purificador, banhos mágicos de limpeza. Pode ser inalado para refrescar e renovar energia. Use para se defender contra negatividade. Traz inspiração e coragem.
Trevo (Trifolium spp.)
Associada a Deusa Tríplice. Usado em rituais de beleza e juventude. O trevo de quatro folhas pode ser usado para ver fadas, curar doenças, e em feitiços de boa sorte. Sonhar com trevo significa fortuna principalmente para pessoas jovens.
Urtiga (Urtica dioica)
Encha um pote com urtiga para mandar más vibrações e mandar maldições de volta para quem te mandou. Usado em feitiços de proteção. Usado para dar coragem. Foi considerado como antídoto contra vários venenos.
Uva (Vitis vinifera)
As folhas da parreira são indicadas para se fazer chás que refrescam os intestinos, relaxam os nervos e tonificam o coração. Este é um pequeno apanhado dos alimentos que podemos fazer uso diário, que não só nos nutrem, mas bem combinados nos trazem saúde. A arte de cozinhar é uma alquimia com a qual podemos transformar doenças em saúde. Aproveitando ao máximo os poderes da Natureza que a Deusa criou, mesmo porque ao cozinhar estamos atuando com os quatro elementos, água, terra, fogo e ar, e sabemos que esses poderes transformam qualquer coisa.
Valeriana (Valeriana officinalis)

Esta erva é usada em feitiços de amor, e em banhos de purificação. Também pode ser usada como calmante.




Violeta (Viola tricolour) 

Misture com lavanda para um poderoso encantamento de amor. A compressa feita com violeta ajuda a curar a dor de cabeça . Sonhar com violetas significa mudanças para melhor. Violetas absorvem feitiços do mal. A fragrância acalma e limpa a mente.

Visco (Viscum album) 

Usado com um amuleto protetor. O visco era muito estimado pelos druidas, que o usavam para se proteger do mal.
CÂNCER DE MAMA


Atenção, AMIGOS (AS)!!!
Maridos e pais: leiam e avisem suas esposas, filhas, irmãs...
É bom saber!
 Em um programa na televisão israelense, disse um médico que é cada vez mais comum o número de mulheres que sofrem de câncer de tireóide. E observou que, talvez, isso seja devido ao uso de raios-X em Mamografia.
 Ele explicou que um manto deve ser fornecido para fazer esse tipo de estudo e que ele se destina a cobrir e proteger o pescoço.
E muitos não levam em conta sobre isso !!!
Esse manto de proteção pode ser colocado sobre a área da tireóide, no caso da Mamografia.
A pessoa que escreveu esse e-mail foi fazer esse estudo de Mamografia e, encorajada, solicitou esse manto de proteção.
 Perguntou para a enfermeira porque nunca colocam essa proteção nas pacientes e ela respondeu:
 - Não sei. Devem solicitá-lo!!!
 ENTÃO, SOLICITEMO-LO!!!! 
 É UM DIREITO NOSSO QUE NÃO SABEMOS E QUE AS CLÍNICAS NÃO  CUMPREM, POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE.
 Então solicitemo-lo !!! Por favor, encaminhe esse e-mail para que não somente você saiba desse
Cordialmente!!!

Júnior Bezerra
Diretor Executiva
SINTTEL-RN


SEXOLÓGO Eis algumas das razões pelas quais o “auto-amor” pode ser mais benéfico do que ir ao ginásio:

1. Reduz o risco de cancro da próstata: este tipo de cancro é a segunda principal causa de morte por cancro e o mais comum nos homens. Um estudo recente descobriu que os homens que ejaculam 21, ou mais, vezes por mês correm menos risco de cancro da próstata. Este tipo de cancro é agravado em consequência da secreção da glândula prostática. As ejaculações frequentes eliminam estas secreções nocivas e também ajudam a proteger esta glândula.

2. Aumenta a imunidade e promove a longevidade: Ter um orgasmo liberta a hormona DHEA (dihidroepiandrosterona) e reforçar o sistema imunológico através da imunoglobulina A (IgA). Estas secreções não só aumentam o seu nível de imunidade geral do organismo (ajudando a evitar constipações e gripes), mas também funcionam como um anti-depressivo, podem ajudar a reparar tecidos, melhorar a actividade cognitiva e manter a pele uma saudável.

3. Alivia a dor e reduz o stress: Os orgasmos estão associados à libertação de altos níveis da Oxitocina, uma hormona associada ás endorfinas. Estas hormonas ajudam a aliviar uma grande variedade de problemas, tais como, dores de cabeça, dores de costas e artrite. A oxitocina também ajuda a reduzir a tensão e no alívio de stress.

4. Aumenta a circulação sanguínea e ajuda a manter os ossos e músculos fortes: Qualquer actividade que faça o seu coração bater mais rapidamente faz com que as células e órgãos recebam mais oxigénio e hormonas. Como o sangue usado é removido, os resíduos que provocam fadiga e doenças são removidas com ele. O aumento de Testosterona também ajudará a fortalecer os ossos e músculos mantendo-os mais fortes.

5. Ajuda a obter um sono repousante: diversas pesquisas têm mostrado que a oxitocina que é libertada durante o orgasmo não só dá uma sensação de alívio e ajuda a reduzir o stress, como também ajuda na capacidade para adormecer. Como é do conhecimento geral, um sono repousante tem sido associado a diversos benefícios, tais como manter um peso saudável e da pressão arterial.


TRATAMENTO DE DENGUE HEMORRAGÍCA

O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico.
É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.
O doente começa a sentir a melhorar cerca de quatro dias após o início dos sintomas da dengue, que podem permanecer por 10 dias.


É preciso hidratar o paciente com sintomas da dengue. (Foto: Davide Guglielmo)
É preciso ficar alerta para os quadros mais graves da doença. Se aparecerem sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, tonturas ao levantar, alterações na pressão arterial, fígado e baço dolorosos, vômitos hemorrágicos ou presença de sangue nas fezes, extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas, pulso rápido e fino, diminuição súbita da temperatura do corpo, agitação, fraqueza e desconforto respiratório, o doente deve ser levado imediatamente ao médico.
Em caso de suspeita de dengue, procure a ajuda de médico. Este profissional irá orientá-lo a tomar as providências necessárias do seu caso.

Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/tratamento/#ixzz1Jaki9fL2



INFECÇÃO URINÁRIA

O QUE É?
É a infecção bacteriana mais comum no ser humano sendo só ultrapassada pela gripe de origem viral. Trata-se da presença de bactérias na urina. Essas bactérias multiplicam-se com o passar do tempo, enquanto um tratamento adequado não é instituído. As bactérias podem atacar qualquer nível do aparelho urinário, desde a bexiga, causando cistite, até o rim, causando pielonefrite. As infecções urinárias são mais freqüentes na mulher e no homem na terceira idade.
CAUSAS
A urina que é secretada (produzida) nos rins é estéril.
Ela pode se infectar quando bactérias se multiplicam em redor da uretra (colonização) para, logo após, ascenderem (subirem) através desta, penetrando na bexiga (via ascendente). Elas podem se manter na bexiga ou continuar na subida até o rim. Outras vias de entrada de bactérias no aparelho urinário são: sangue e vasos linfáticos.
A colonização de bactérias no trato urinário pode ser facilitada por diversos fatores como, por exemplo:
Obstrução urinária: próstata aumentada, estenose de uretra.
Doenças neurológicas: mielomeningocele, traumatismo de coluna.
Corpo estranho: sonda vesical, cálculo urinário (pedra nos rins).
Doenças bastante conhecidas estão freqüentemente associadas com infecção urinária como o diabetes. Pacientes imunológicamente deprimidos (AIDS, câncer) estão mais propensos a se infectarem.
A bactéria mais comum causadora da infecção urinária, encontrada no intestino grosso, é a Escherichia coli. Já os pacientes hospitalizados (infecção hospitalar) apresentam germes diferentes, como a Pseudomonas aeruginosa, geralmente mais resistentes aos antibióticos.
O QUE SE SENTE?
Geralmente os sintomas estão relacionados ao órgão (bexiga, rim) afetado. Quando a bexiga (cistite) ou a próstata (prostatite) estão envolvidas é comum:
Aumento da freqüência urinária (polaciúria).
Dor para urinar (disúria).
Micção imperiosa (urgência).
Febre (na prostatite)
Sangue na urina (hematúria)
Quando o rim está envolvido, além dos sintomas acima, poderão ocorrer:
Dor lombar.
Febre.
Calafrios.
Náuseas, vômitos, mau estado geral.
Na infecção urinária, a urina poderá se tornar fétida, opaca ou escura.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
Através das queixas do paciente e do exame físico pode se suspeitar de infecção urinária. Entretanto, o diagnóstico definitivo é feito com a coleta da urina (jato médio) a fim de se realizar exame de urina (urocultura - cultura de bactérias na urina). Contagem de germes superiores a 100 mil bactérias por mililitro é considerada infecção urinária. Nesse mesmo exame vários antibióticos são testados com a finalidade de orientar o médico na escolha do melhor tratamento.
Faz parte da avaliação do paciente, principalmente em situações mais graves (infecçaõ urinária complicada), o estudo do aparelho urinário como um todo.
Nestes casos, solicita-se ecografia abdominal total, urografia venosa,cintilografias renais, tomografia computadorizada abdominal total,etc.
COMO SE TRATA?
O tratamento consiste em medidas gerais (alta ingestão de líquidos, cuidados de higiene) e na escolha precisa de antibióticos, geralmente baseada na urocultura.
Trimetroprim, nitrofurantoína, norfloxacin e cefalosporinas são exemplos de drogas freqüentemente usadas na infecção urinária. A gravidade dos sintomas também influi na escolha da medicação, sendo que em alguns casos há necessidade de internação hospitalar para melhor controle do paciente e para administração venosa de antibióticos.
COMO SE PREVINE?
Na prevenção é importante uma ingesta significativa de líquidos (2 a 3 litros por dia), urinar antes de dormir e após relações sexuais, evitar banhos de imersão ou duchas verticais. Cuidados de higiene são essenciais.
Entretanto, mesmo com os cuidados acima, muitas vezes a infecção se instala mostrando que fatores ainda não muito bem entendidos estão presentes.
PERGUNTAS QUE VOCÊ PODE FAZER AO SEU MÉDICO
O que causa essa doença?
Como foi que eu "peguei" essa doença?
Infecção urinária pode causar câncer?
Essa doença é transmissível? É contagiosa?


O que é a Cistite ?


A cistite é uma infecção urinária causada por uma bactéria chamada Escherichia coli que vive naturalmente nas fezes e no ânus, mas que por diversos motivos, tais como o uso de toalhas, roupa apertada, correias … apenas no períneo (área ao redor do ânus) e pode ser introduzida na vulva e da uretra é o tubo que liga a bexiga ao exterior e permite a drenagem da urina.

Como resultado dessa colonização de germes, há uma inflamação da bexiga , resultando em sintomas principais da cistite: dor no baixo ventre, a necessidade urgente de urinar, perda de urina, ardor ao urinar, necessidade de urinar com mais frequência do que o habitual, mas muito pouco condução sempre e até mesmo décimos de temperatura, sangue na urina, e mal estar.

É uma doença que pode afetar homens e mulheres, mas as mulheres estão em maior risco para uma puramente anatômicas: a uretra feminina adulto é de 4 centímetros e 20 centímetros de homem, de modo a uretra masculina é muito mais o ânus, no caso do sexo feminino, em que dois furos são próximos.

Segundo os especialistas, cerca de 40 por cento das mulheres espanholas sofrem de infecções do trato urinário, pelo menos uma vez na vida. Isso acontece com mais freqüência nas meninas, mas há um risco em qualquer idade. Para saber a causa e algumas dicas podem ajudar a evitar o desconforto.



Fases de maior risco de contrair a Cistite

Cistite pode ocorrer a qualquer momento, e é conhecido por ser mais comum em mulheres jovens, mas há fases, tais como a gravidez ou a menopausa problemas que coloca em risco de cistite. Também as mulheres com diabetes , cuja doença é controlada são mais prováveis.

Em ambos os casos, esta susceptibilidade está relacionada com alterações hormonais(redução dos níveis de estrogênio) e anatômicas. Durante a gravidez, o crescimento do útero, os meses vão fazendo um esforço de esvaziamento da bexiga e dificulta o seu natural, muitas vezes causando uma necessidade urgente de urinar. Além disso, os rins de gestantes são obrigados a trabalhar mais, porque eles têm de filtrar o volume é maior.

É muito importante que proteger grávidas contra infecções do trato urinário , porque tem graves consequências para a mãe e seu filho. O maior risco é o donascimento prematuro. É por isso que os obstetras estão realizando inspeções de urina durante a gravidez.

Na menopausa diminui o nível de estrógeno (hormônios sexuais femininos) que leva a algumas mudanças na área genital: a uretra ea vagina tornam-se menos flexíveis e os epitélios de revestimento são mais secos, tornando-se mais freqüente o colonização de bactérias e infecções urinárias.

Além disso, também altera o pH ácido normal da vagina se torna mais alcalino e perdendo, assim, um mecanismo de defesa natural contra as infecções.

A incontinência urinária é um outro fator associado à gravidez e menopausa que incentivam a cistite. Tendo em gestações múltiplas e idade se enfraquece os músculos do períneo e os músculos do assoalho pélvico, fazendo com que eles urina fugas mais frequente.

Incontinência está associada com a cistite por duas razões: porque o mau funcionamento dos músculos do assoalho pélvico previne evacuação adequada da urina e das mulheres, porque muitas vezes utilizados os pacotes de fuga que favoreçam a colonização de bactérias.



- Não é uma doença venérea, ou seja, não se estendendo através de relações sexuais como se imagina. Mas ela está relacionada ao sexo, porque o sexo é uma manobra de fricção, que promove a penetração de germes para a uretra, como ocorre com roupas apertadas ou hábitos de saúde ruim , quando a limpeza após defecar.

- A postura de sexo ou tamanho do pênis não importa.

- Muitas pessoas acreditam que a cistite é relacionada a um arrefecimento, mas nada está mais longe da verdade.

- Tem a ver com a urinar em um banheiro público.

- Existe um risco aumentado para cistite quando há contato sexual intensa, após um longo período sem praticar.



Como Prevenir a Cistite

- A higiene deve ser adequada, mas não deve ser ultrapassado. Com a higiene diáriaé suficiente. O excesso interfere com os mecanismos naturais que protegem a bexiga de cistite.

- A limpeza da área após a evacuação deve ser sempre da frente para trás. E nunca o contrário. Mesmo ginecologistas, defendendo um pedaço de papel separado para cada zona.

- Evite o uso de armamento cueca apertada , pois o atrito na área perineal (ao redor do ânus) podem aumentar o arraste das bactérias na uretra. O mesmo vale para toalhas ou protegeslip.

- Urinar antes e imediatamente após a relação sexual. Assim, as bactérias empurrar a urina fora da bexiga e da uretra, impedindo o acesso à bexiga.

- Não use o bidé para sua higiene pessoal, e que também facilita a transição das bactérias do ânus para a uretra e da aplicação do sabonete ou gel para a região genital elimina o manto de pele normal oleosa, que é outro mecanismo de defesa contra a infecção do trato urinário.

- Beba pelo menos um litro e meio de água diariamente e, como você ajudar a limpar os rins e do trato urinário. Esta medida não é recomendada para mulheres com incontinência urinária.

- Não prender a urina por muitas horas também: executar miccional a cada três ou quatro horas no mínimo (excluindo o sono), embora, ou sentir necessidade.

- Você não deve ter medo de ter relações sexuais. Muitas mulheres estão associadas com o sexo cistite, eo medo da recorrência se tiverem relações sexuais, interfere no relacionamento. Para se ter uma mais fácil, é muito importante usar os golpes e jogos. O uso de lubrificante também lhe permite ser mais seguro, que lhes permite evitar a irritação e dor, mas a lubrificação não protege contra a infecção. Note-se que outras medidas.

- Exercício do assoalho pélvico (exercícios de Kegel) para evitar a perda de urina ajuda a prevenir infecções do trato urinário.

- Evite prisão de ventre com um bom equilíbrio de sua dieta, incluindo na sua dieta:frutas, verduras e fibras de grãos integrais.

- Tome sucos cítricos

e extratos de mirtilo, como o meio ácido impede o crescimento de bactérias. Especificamente, o cranberry americana tem demonstrado eficácia na prevenção da infecção em mulheres com cistite repetido.

- Se você tem cistite pode desempenhar adequadamente o tratamento, porque evitar a reincidência da infecção.



Mais de 31 pedras retiradas da vesícula de uma senhora de 51 anos.


1 – PEDRAS DE VESÍCULA

2 – SINTOMAS

3 – REMÉDIO CASEIRO

4 – COMO SE FORMAM AS PEDRAS NA VESÍCULA?


Contadas e fotografadas por canindé

10 Benefícios da Castanha do Pará


  1. Combate ao envelhecimento celular.
  2. Promove uma vida longa e saudável
  3. Desintoxicar o organismo de metais pesados
  4. Pode elevar em 65% o teor de selênio no organismo
  5. Produto totalmente orgânico
  6.  Evita o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade como o Alzheimer
  7. Melhora o funcionamento da Tireoide
  8. Ajuda a evitar a propagação do câncer além de diminuir a sua incidência.
  9. Melhora o sistema imunológico
  10. Reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue
A Castanha do Pará é a semente da castanheira do Pará, uma árvore da família botânica Lecythidaceae, com tronco de até 4 m de diâmetro e altura de 30-45 metros. O fruto é esférico, de 11 a 14 cm de diâmetro, com peso variando entre 700 grs e 1500 grs.
É uma fruta típica do norte do Brasil e um dos principais produtos de exportação da Amazônia. Possui alto valor protéico e calórico além de ser rica em selênio, substância que reduz o risco de cânceres como o de pulmão e de próstata e combate os radicais livres, agindo contra o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, atua no equilíbrio da tireóide.
Pode ser consumida in natura, torrada, na forma de farinhas, doces e sorvetes. O óleo da castanha é usado na fabricação de produtos de beleza para o cabelo. A castanha tem uma casca fina, marrom e brilhante. A polpa é branca, farinhenta e saborosa.
Ricas em gorduras mono e polinsaturadas, capazes de reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue(LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), >as oleaginosas ajudam, por exemplo, a impedir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, de quebra, dão sensação de saciedade.
Mas, as oleaginosas são também altamente calóricas, por isso é preciso muito cuidado para não exagerar na quantidade ingerida. – levando em base a dieta desejada.
Ajuda a evitar a propagação do câncer além de diminuir a sua incidência.
Outros benefícios desta fruta vêm das suas propriedades preventivas na cardiomiopatia, doença do miocárdio associada com disfunção cardíaca.
Também melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação dos hormônios da tireóide e é poderosoantioxidante.
A castanha-do-brasil é uma das plantas mais nobres e valiosas da Amazônia Ocidental e, atualmente, é o produto vegetal extrativo mais importante da Amazônia em valor ecológico, social, econômico e alimentar. Entretanto, apesar da importância, a maior parte do produto é comercializado apenas descascado, in natura, ou descascado e desidratado para melhor conservação. Pode-se dizer que a atual tecnologia empregada no Brasil, para o beneficiamento e a diversificação alimentar da castanha não sofreu grandes evoluções
O endosperma da semente de castanha-do-brasil constitui um alimento bastante apreciado pelo sabor, e também pelas qualidades nutritivas. Vários estudos relatam que a amêndoa da castanha contém de 60 a 70% de lipídeos e cerca de 15 a 20% de proteínas de alto valor biológico
Segundo Gonçalves et al. (2002), a amêndoa da castanha-do-prá, contém uma fração lipídica de boa qualidade e alto valor alimentar, denominados de ácidos graxos poli-insaturados que se apresentam nas seguintes proporções: 37,42% de oléico e 37,75% de linoléico, totalizando 75,17% dos ácidos graxos totais, bem como, 24,83% de ácidos saturados como o palmítico, o esteárico e o araquidônico, com 13,15%; 10,36% e 1,32%, respectivamente.
castanha-do-brasil contém minerais considerados importantes para o organismo humano, entre eles o fósforo, o cálcio, o magnésio, o potássio, o zinco, o manganês e o cobre, com os seguintes teores médios em miligramas por 100 g de matéria seca: 564,50; 206,75; 312,50; 514,75; 7,10; 6,86 e 1,17, respectivamente (Gonçalves et al., 2002).
Outros componentes considerados imprescindíveis para o organismo humano são os aminoácidos essenciais. A amêndoa da castanha-do-brasil apresenta estes constituintes químicos em gramas de aminoácidos por 100 g de proteína, nas seguintes proporções: Isoleucina, 3,09; Leucina, 8,58; Lisina, 4,53; Metionina, 7,12; Cistéina, 2,53; Triptofano, 1,10; Valina, 5,12 e Treonina, 3,02; respectivamente.

Quiabo

O fruto possui uma quantidade significativa de vitamina C, entretanto, a mesma se perde durante o cozimento. Mesmo assim, o quiabo é altamente nutritivo: é rico em vitamina A, importante para o bom estado da visão; vitaminas do complexo B, fundamentais para o processo de crescimento; além de cálcio, ferro, fósforo e cobre, importantes para a formação dos ossos, dentes e sangue. Em razão de ser um fruto de fácil digestão, o quiabo também é indicado no caso de infecções do intestino, bexiga e rins.
O quiabo é consumido frito, refogado ou cozido, no preparo de pratos e saladas frias. Na hora da compra, é aconselhável optar por frutos firmes, sem manchas e com comprimento menor que 12 cm. Além disso, deve-se consumir o fruto rapidamente, pois o mesmo pode ficar murcho e escurecer em seguida. Uma solução para evitar a goma viscosa do quiabo, pouco apreciada, é pingar algumas gotas de limão enquanto o estiver cozinhando. Os maiores produtores mundiais do fruto são a Índia, Nigéria, Paquistão, Gana e Egito.


MAXIXE
 
pessoal! recentemente "aprendi" a comer Maxixe e descobri uma série de benefícios desta hortaliça: O maxixe é uma planta riquíssima em Zinco, mineral importante para o bom funcionamento de todos os tecidos do corpo e para o metabolismo do açúcar e de proteínas, sendo muito útil para evitar problemas na próstata, na diminuição dos depósitos de colesterol, na cicatrização de ferimentos internos e externos além de eliminar manchas brancas nas unhas. Também é fonte de cálcio, fósforo, ferro, sódio, magnésio, vitamina C, vitaminas do complexo B e betacaroteno (pró-vitamina A). É muito útil nos casos de cálculo renal, hemorróidas, inflamação dos rins e vômito. Como no cozimento quase todo o zinco se perde, é bom comer o maxixe cru, em salada e em suco (sugestões: maçã, cenoura e maxixe; maçã e maxixe; maçã, salsão e maxixe; laranja e maxixe). É emoliente, catártica, hidragoga, anti-helmíntica, antiemiética e anti-hemorroidal. 
Sempre faço no Cozidão e como cru (na salada) que é uma delícia! Gostaria de saber mais receitas com esta hortaliça maravilhosa...alguém pode compartilhar? 
obrigada!

TOMATE

 

O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, o consumo regular da fruta diminui o risco de câncer de próstata. Além do licopeno, o tomate contém vitaminas A, B e C, e sais minerais como fósforo, ferro e potássio. Por possuir baixo valor calórico o tomate é indicado em dietas nutricionais.



Falta de potássio : 4 Sinais da falta de potássio no seu corpo
·         
Seu corpo precisa de um fornecimento constante de potássio para o bom funcionamento de suas células nervosas e musculares, especialmente as em seu coração. Um nível normal de potássio está entre 3,6 e 4,8 milliequilvalents por litro, e qualquer coisa inferior a 2,5 mEq / L é considerado perigoso e, possivelmente, com risco de vida, de acordo com MayoClinic.com. Conhecer os sintomas de baixo nível de potássio irá ajudá-lo a procurar um médico o mais rápido possível.

Vejam 4 sinais da falta de potássio no seu corpo.

 

Sinal 1

Preste atenção em cãibras musculares ou fraqueza muscular. Os músculos precisam de muito potássio para trabalhar corretamente. Se você sente dores em qualquer parte do seu corpo, seus níveis de potássio pode ter estar abaixo dos níveis saudáveis. Fraqueza é outro sinal de baixo nível de potássio, por isso, se você se sentir fraqueza muscular por mais de um dia, você pode precisar verificar o nível de potássio no seu corpo. Formigamento e dormência são sinais adicionais musculares de baixo potássio.

Sinal 2

Observe seus ritmos intestinais. A constipação é um sintoma comum de baixo potássio. Se você tiver dificuldade de defecar você pode estar constipado.

Sinal 3

Preste atenção na atividade do seu coração. Ritmo cardíaco anormal é um sinal de baixo nível de potássio, por isso, se você sentir um batimento cardíaco irregular, o potássio pode ter caído abaixo dos níveis saudáveis. Palpitações cardíacas são mais um sinal de baixo nível de potássio.

Sinal 4

Fique atento ao sentir náuseas em uma base contínua ou se tiver vomitado várias vezes, sem outra explicação. Náuseas e vômitos são sinais da baixa de potássio e serve como um indício importante de que seus níveis são muito baixos.
Confira também: Os benefícios da banana.

Os benefícios da banana


Rosto
Ativos contidos na banana são uma importante fonte de antioxidantes. Eles têm uma concentração excepcional de fitosteróis e polifenóis que ajudam a combater o envelhecimento. Comer banana regularmente ajuda a manter a pele jovem por mais tempo. E uma boa dica são as máscaras de banana para o rosto.
Corpo
A banana contém fibras que auxiliam a digestão e melhoram o trânsito intestinal. Ela é também é conhecida pelas suas propriedades curativas e calmantes. É por isso que se recomenda-se a aplicação em feridas na pele, queimaduras, infecções da pele e feridas na boca. Depois de uma picada de inseto, esfregue na pele a casca de banana que também ajuda a aliviar a coceira e reduzir o inchaço.
Ela á também um poderos anti-alérgico. O cobre presente em grandes quantidades na banana lhe confere propriedades anti-alérgicas, diminuindo a produção de histaminas.

Anti-anêmico

A banana contém uma grande quantidade de ferro, que estimula a produção de hemoglobinas e ajuda a combater a anemia.
Supressor natural do apetite
Na hora do lanche quando você estiver passando por aqueles momentos em que precisa estudar durante horas a fio, a banana é ótima porque fornece ao corpo açúcar e fibras suficientes para reduzir o apetite. Ótima opção se você luta contra o excesso de peso.

Anti-ressaca

As consequências de noites intensas de badalação são inevitáveis. Uma boa pedida é uma vitamina de banana. A banana acalma as dores de estômago e o leite hidrata o sistema digestivo.

Para uma melhor memória

O potássio na banana confere energia ao cérebro e auxilia a memória ao mesmo tempo.

Bem-estar

O magnésio altamente concentrad e rico em vitamina B contidos na banana ajudam a regular o sistema nervoso, conferindo uma melhora no humor.

Antidepressivo

Graças à uma proteína contida na banana, ela garante ao corpo uma sensação de bem-estar promovida pela estimulação de um hormônio chamado serotonina. Com isso, a banana desempenha um papel fundamental no tratamento de indivíduos em estados depressivos.



Confira alguns alimentos ricos em Potássio:
    • Banana
    • Abacate
    • Melão
Conheça os sintomas de ausência de potássio
Com a correria do dia a dia, acabamos não tendo uma alimentação adequada e não consumimos a quantidade ideal de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo assim como o potássio. Precisamos ficar atentos com os alertas que nosso corpo nos envia através dos sintomas.
Mas que benefícios o potássio oferece?
O potássio protege o coração, cérebro, músculos e muito mais. É importante comer uma quantidade suficiente de potássio todos os dias para para ajudar a prevenir certas doenças crônicas.
Sintomas de falta de potássio:
·         Fraqueza, cansaço ou dores nos músculos do braço ou na perna,

·         Constantes cãibras ,

·         Constipação,

·         Sensação de arritmia,

·         Náuseas ou vômitos,

·         Baixa pressão arterial,

·         Sensação de depressão,

·         Sensação de formigamento no corpo,

·         Cólicas abdominais, flatulência.

Esses sintomas são comuns também de outras doenças ou falta de algum nutriente, assim é importante a qualquer sintoma ir a um médico e solicitar um exame de sangue ou um cardiológico (Porque potássio é conhecido por afetar o ritmo cardíaco (arritmias)) para diagnosticar o que realmente possui para o devido tratamento.

 Onde encontrar boas fontes de potássio?







Veja alimentos e hábitos que melhoram seu rendimento na cama


turalmente se espera que o homem sempre esteja pronto para pular na cama e desejando sexo o tempo todo. 
Porém, sabemos que nem sempre é assim que funciona. Estresse, cansaço físico, desgaste emocional, monotonia
 e doenças são apenas alguns dos motivos para uma possível queda de libido ou de rendimento sexual. “Podemos 
dizer que o cotidiano conspira contra o sexo, pois conciliar família, amigos, trabalho e interesses pessoais é muito 
difícil”, defende o urologista, sexólogo e terapeuta sexual Celso Marzano. Com o passar do tempo e o envelhecimento
 inevitável do corpo a situação fica ainda mais complicada. Porém, alguns alimentos e hábitos podem ajudar e muito 
a melhorar sua performance sexual. Confira 15 dicas de especialistas:
Confie no zinco
O que você come pode aumentar ou diminuir sua libido. “Uma má alimentação pode gerar uma baixa produção de 
alguns neurotransmissores relacionados ao bem-estar e prazer. Essas alterações podem prejudicar o desempenho
 sexual e até a fertilidade”, afirma Flávia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde. Alguns alimentos
 podem melhorar sua vida sexual. Esse é o caso das ostras que, segundo a especialista, são boas fontes de zinco, 
mineral necessário para a maturação o esperma e fertilização. “Na falta de zinco temos diminuição na produção de 
testosterona, diminuindo a libido. A recomendação diária de zinco para homens é de 11 mg, em 100 g
 (quatro unidades) de ostra temos 90 mg desse mineral”, diz Flávia. Outro alimento rico em zinco é o fígado de boi,
 porém pode conter algumas toxinas.
Explore seu corpo
O autoconhecimento e a masturbação estão sempre em foco quando o assunto é sexualidade feminina. Porém, isso
 também vale para melhorar a vida sexual dos homens. “A masturbação deve ser encarada como uma forma 
alternativa de exprimir a própria sexualidade, Ela é usada há muito tempo pelos terapeutas sexuais como parte das 
técnicas de tratamento para disfunções”, diz Celso. Apesar de quase todos os homens praticarem a masturbação ao
 longo da vida, em muitos casos, essa prática ainda vem acompanhada de alguns sentimentos negativos.
 No entanto, essa é uma ótima forma de despertar o corpo para a sexualidade e conhecer os toques e movimentos 
que proporcionam mais prazer.
publicidade
Evite bebida em excesso
Uma boa taça de vinho pode ajuda-lo a 
relaxar e criar um clima, mas fique atento
 para não exagerar. De acordo com Flávia, 
o álcool favorece o relaxamento,
 prejudicando a circulação e, em 
consequência, a ereção. “A bebida em 
excesso bloqueia a resposta sexual e
 prejudica o efeito de medicamentos para
 ereção. A medida certa é individual”, 
complementa Celso. De acordo com o
 sexólogo, o alcoolismo destrói as respostas
 nervosas e vasculares, do que depende o 
desempenho sexual.
Não se entregue ao sedentarismo
A atividade física é ótima para o corpo, mente e para sua vida sexual também. “Os exercícios promovem uma
 resposta física melhor a tudo que fazemos”, defende Celso. Pesquisas demonstram até que a prática de atividades
 físicas pode estar relacionada a um aumento da produção de testosterona, hormônio responsável pelo desejo 
sexual, além de melhorar o rendimento na cama. E quando se trata de homens acima dos 40 anos a atividade 
física faz ainda mais diferença. Um estudo feito por médicos de Dublin mostrou que a perda de peso e aumento 
de massa magra reduz em 50% o risco de queda nos níveis de testosterona nessa fase. A pesquisa também 
indicou uma contagem mais alta de espermatozoides e ereções mais vigorosas nos homens mais ativos.
Consuma alimentos afrodisíacos
Alguns alimentos conhecidos por serem afrodisíacos como pimenta, ginseng e canela são temperos que melhoram 
a circulação, afetando positivamente a ereção. O amendoim e o ovo de codorna também são boas apostas. “O 
amendoim é fonte de vitamina B3, que colabora para a vasodilatação sanguínea, melhorando a circulação na região
 do órgão sexual masculino. Já o ovo, contém vitamina E, que participa da produção de hormônios sexuais, estando
 relacionado ao aumento da libido e do apetite sexual”, explica Flávia. Alimentos com tirosina como leguminosas, 
nozes, castanhas, tofu, cereais integrais e leite aumentam a produção de dopamina e noradrenalina, que também
 melhorar o rendimento sexual.
Esqueça o cigarro
Segundo um estudo da Universidade do Texas, em Austin, EUA, homens que pararam de fumar conseguem ficar
 excitados cinco vezes mais rápido do que aqueles que não abandonaram o vício. Outras pesquisas também 
apontam que a nicotina atrapalha a ereção. Por isso, se você quer manter uma boa potência sexual é melhor 

evitar o cigarro. “O cigarro afeta a microcirculação arterial e venoso dos corpos cavernosos do pênis e a bomba 
cardiovascular, que prejudica a chegada do sangue no órgão sexual”, afirma Celso Marzano. Segundo o especialista,
 parar de fumar pode ser um passo importante até para a redução ou mesmo eliminação total da impotência sexual.
Invista na acupuntura
Para a medicina oriental a função sexual é um reflexo da saúde geral. Por isso, quando a energia do corpo não vai 
bem isso pode causar impacto na cama. “Para os chineses a potência sexual está ligada aos rins, enquanto a libido 
tem relação com o funcionamento do fígado”, explica o fisioterapeuta e acupunturista Márcio Luna, presidente 
regional da Associação Brasileira de Acupuntura. Segundo o especialista, a relação é uma via de duas mãos, a 
saúde dos órgãos afeta o estado emocional e vice e versa.
A acupuntura pode ajudar a melhorar a performance sexual, aumentar a libido e tratar problemas como ejaculação 
precoce e impotência. “O primeiro passo é uma avaliação profunda do pulso e da língua para detectar qualquer 
alteração, mesmo que sutil, da energia do corpo”, afirma Luna. A partir daí começa a intervenção com o estimulo
 de pontos ligados aos órgãos que serão trabalhados. Em casos de distúrbios o ideal, segundo o especialista é 
trabalhar em conjunto com um urologista. “Costumo recomendar sessões duas vezes por semana no início. Depois 
de 10 sessões já há uma melhora significativa. Em geral, 30 sessões são suficientes, mas o tratamento vai depender 
muito de cada caso”, conta Luna.
Tome suco de romã
Um estudo da Queen Margaret University, em Edinburgo, mostrou que o consumo de um copo de suco de romã
 pode melhorar a libido. “O estudo mostrou que os voluntários que beberam um copo por dia durante duas semanas 
tiveram um aumento entre 16 e 30% dos níveis de testosterona”, conta Flávia. A pesquisa, realizada com 58 homens
 entre 21 e 64 anos, ainda indicou que a fruta é rica em antioxidantes e ajuda a melhorar a circulação sanguínea. 
Não pule as preliminares
“As preliminares são importantes porque desencadeiam a resposta sexual, a química do sexo se inicia e a excitação
 vai aumentando. Qualquer toque, visão ou odor tem uma interpretação no cérebro, que processa as informações
 direcionando a resposta sexual pela liberação de neurotransmissores, que agem nos diferentes receptores 
periféricos”, explica Celso. Então, esse momento para entrar no clima é necessário não apenas para as mulheres, 
que normalmente precisam de mais tempo para excitação, mas também para que o corpo masculino possa
 experimentar diferentes sensações, levando a uma relação mais prazerosa.  
Fique de olho na andropausa
A idade também influencia os hormônios masculino levando os homens à andropausa após os 50 anos. “Ela é uma
 síndrome clínica caracterizada pelo declínio dos níveis de vários hormônios no sangue, principalmente a
 testosterona”, explica Celso. Com a andropausa podem surgir fadiga muscular, insônia, alterações do humor e
 raciocínio, perda de memória, depressão, diminuição de massa corpórea e força muscular, osteoporose, perda de
 pelos, alterações na pele, aumento de gordura na barriga, perda de libido e disfunção erétil (impotência sexual). 
Segundo o especialista, nessa fase da vida geralmente é necessário mais tempo para ereção, sendo está menos
 rígida, e para a ejaculação e há uma maior dificuldade para recuperar a ereção quando perdida.
“Hoje podemos pensar em reposição hormonal, mas antes o urologista deve avaliar outras possibilidades clínicas”, 
afirma Celso. Para melhorar a sexualidade depois dos 50 anos é preciso cuidar do estado geral de saúde, conhecer 
seu corpo e se adaptar às mudanças fisiológicas e manter uma prática sexual contínua e equilibrada durante a vida.
 Segundo o urologista, o homem deve dar mais valor às carícias antes e durante o sexo, variar posições e fugir da 
monotonia na cama e usar a imaginação ao seu favor, investindo em fantasias sexuais etc.
publicidade
Recorra a medicamentos só em casos
 de necessidade
Existem diversos tratamentos para 
problemas de ereção e falta de libido 
como medicamentos hormonais, terapia 
sexual, dispositivos de vácuo, injeções, 
prótese peniana e remédios orais. “Além 
do Viagra temos no Brasil outros 
medicamentos como o Cialis e o Levitra. 
Porém, um acompanhamento da terapia 
sexual também é necessário para ter um 
resultado mais completo”, afirma Celso. O 
uso desse tipo de medicamento sem
 prescrição e acompanhamento médico oferece riscos sérios à saúde.
Aposte nas ervas medicinais
Segundo o fitoterapeuta e naturopata, André Resende, autor do livro Sexo mais Caliente, algumas ervas naturais 
podem dar uma forcinha melhorando o desempenho sexual. Confira algumas sugestões de receitas do 
especialista:
Pasta afrodisíaca
Ingredientes
2 colheres (sopa) de tribulus terrestres em pó
2 colheres (sopa) de maca em pé
2 colheres (sopa) de catuaba em pó
2 colheres (sopa) de noz de cola em pó
2 colheres (sopa) de gengibre em pó
2 colheres (sopa) de guaraná em pó
500 g de mel
Modo de fazer
Em uma vasilha, coloque as ervas e o mel e misture bem até virar uma pasta. 
Coloque em um vidro com tampa e tome uma colher de sopa duas vezes ao dia. 
Evite tomar a noite. Não utilize o guaraná em caso de hipertensão
Chá afrodisíaco masculino

Ingredientes
Nó de cachorro
Marapuama
Casca de catuaba
Raiz de ginseng
Noz-de-cola
Hortelã
1 litro de água
Mel
Modo de fazer
Coloque a água para ferver. Depois, coloque um punhado de cada erva e deixe
 ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar. Em seguida coe e adoce com mel. Tome 
uma xícara (chá) cinco vezes ao dia.
Suco ‘levanta moral’
Ingredientes
2 xícaras (chá) de melancia (parte branca)
2 rodela de gengibre
1 colher (café) de guaraná em pó
1 colher (café) de ginseng em pó
1 colher (sopa) de mel
1 copo de água
Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

5 Remédios caseiros para Gota

    

1. Chá de cavalinha

Um ótimo remédio caseiro para gota é o chá de cavalinha pois ela possui propriedades antiartrítica e anti-inflamatória e além disso ela fortalece os tecidos conjuntivos como ligamentos, tendões e cartilagens, tornando-se indicada para gota e outros tipos de reumatismos.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de cavalinha seca
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Colocar 2 colheres das de chá de cavalinha e cobrir com 1 xícara de água a ferver. Em seguida deixar repousar por 10 a 15 minutos, coar e beber a seguir.

A Cavalinha não deve ser utilizada por mais de 6 semanas seguidas, e é contra indicada para grávidas, mulheres que estejam amamentando e pessoas com doença cardíaca ou renal.


2. Suco de laranja com aipo 

    O suco de laranja com aipo é diurético, sendo um ótimo auxílio contra o excesso de ácido úrico no sangue.

Ingredientes

  • suco de 2 laranjas
  • 1 talo de aipo

Modo de preparo 

Espremer as laranjas e passar com mix este suco com o talo de aipo e tomar a seguir. Deve-se tomar esse suco 2 vezes ao dia. 


3. Suco de melancia com pepino 

    Uma outra opção de suco diurético contra gota é o suco de melancia, com limão e pepino, também devido a sua ação diurética.

Ingredientes:

  • 3 fatias de melancia
  • Suco de 1 limão
  • 1 pepino descascado

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador ou mix e tomar a seguir. Se achar necessário pode coar e adoçar com mel, adoçante stévia ou açúcar mascavo.


4. Suco de cenoura com água de côco 

    Esta outra receita de suco com pepino é indicada porque o pepino é refrescante, mineralizante e alcalinizante, o que combinado com os outros ingredientes, como a cenoura, ajuda a diminuir as dores e inflamações nas articulações causadas pela gota.

Ingredientes

  • ½ pepino médio
  • ½ cenoura média
  • 1 laranja
  • 1 copo de água de côco

Modo de preparo

Passar o pepino e a cenoura descascados pela centrífuga e depois misturar com a água de côco e o suco de laranja, e tomar 3 vezes ao dia.


5. Suco de cereja com maracujá 

    O suco de cereja com maracujá é um ótimo remédio caseiro para gota, pois a cereja é uma fruta que contém um pigmento, chamado de antocianina, que, além de lhe dar a cor vermelho escuro, tem potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que aliviam o inchaço provocado pela gota nas articulações, aliviando a dor e facilitando o movimento. Veja todos os benefícios da cereja.

Além disso, o maracujá contém vitamina C, uma substância com propriedades que evitam o desenvolvimento de problemas nas articulações, tornando este suco uma excelente opção para evitar novas crises de gota.

Ingredientes:

  • 100 g de cereja sem caroço
  • 1/2 toranja
  • ½ polpa de maracujá
  • 300 ml de água e gelo

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até obter uma mistura homogênea. Depois, acrescente o gelo e adoce o suco com um pouco de Stévia, caso seja necessário.

Para estes benefícios, beba, pelo menos, 2 copos do suco de diariamente para obter a melhora pretendida ou coma 25 gramas de cerejas após as principais refeições.


6. Suco de beterraba com cenoura

    Um excelente remédio caseiro para o ácido úrico é o suco combinado de beterraba, cenoura, pepino e agrião. Os ingredientes destes suco possuem propriedades que ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo, podendo ser um ótimo complemento terapêutico para gota e artrite.

Ingredientes

  • 80 g de beterraba
  • 80 g de cenoura
  • 80 g de pepino
  • 20 g de agrião

Modo de preparo

Passe cada um dos ingredientes pela centrífuga e beba o suco logo a seguir, para que não perca suas propriedades medicinais. Tome diariamente esse concentrado de nutrientes pela manhã, em jejum, e após 3 semanas repita a análise ao sangue para verificar o efeito sobre a redução do ácido úrico.


7. Chá de urtiga

    Outro remédio caseiro para ácido úrico é o chá de urtiga que tem efeito anti-inflamatório, que estimula a circulação e diminui o inchaço local.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga
  • 150 ml de água fervente

Modo de preparo

Colocar a água sobre as folhas secas e deixar em infusão durante 20 minutos, coar a seguir e tomar várias vezes ao dia. 


Ácido úrico alto: o que é, principais sintomas e causas

    O ácido úrico é uma substância formada pelo organismo depois da digestão das proteínas, que formam uma substância chamada purina, que depois dão origem aos cristais de ácido úrico, que se acumulam nas articulações causando intensa dor. 

Normalmente o ácido úrico não causa nenhum problema de saúde sendo eliminado pelos rins, porém, quando existe algum problema renal, quando a pessoa ingere muitas proteínas ou quando seu corpo produz ácido úrico em excesso, este se acumula nas articulações, tendões e rins, dando origem a Artrite Gotosa, também conhecida popularmente como Gota, que é o tipo de artrite muito dolorida. 

O ​excesso de ácido úrico tem cura, pois os seus desiquilíbrios podem ser controlados através de uma alimentação equilibrada, aumentando a ingestão de água e fazendo uma alimentação com poucas calorias e com pouca proteína. Além disso, o sedentarismo também deve ser combatido, com a prática regular de exercício físico moderado. Em alguns casos, quando existem sintomas muito intensos, o médico pode orientar o uso de remédios específicos. 


Como entender o exame de ácido úrico

A análise do ácido úrico pode ser feita através do exame do sangue ou de urina, sendo que os valores de referência são:

 SangueUrina
Homem3,4 - 7,0 mg/dL0,75 g/dia
Mulher2,4 - 6,0 mg/dL0,24 g/dia

O exame de ácido úrico, normalmente, é pedido pelo médico para ajudar no diagnóstico, especialmente quando o paciente apresenta dor nas articulações ou quando existem suspeitas de doenças mais graves, como lesão renal ou leucemia.

O mais comum é que os valores do paciente estejam acima dos valores de referência mas também existe o ácido úrico baixo que está relacionado com doenças congênitas, como a Doença de Wilson, por exemplo. 

Sintomas de ácido úrico alto

Os principais sintomas de ácido úrico alto, que afeta principalmente os homens, são:

  • Dor e inchaço em uma articulação, especialmente o dedão do pé, tornozelo, joelho ou dedos;
  • Dificuldade em movimentar a articulação afetada;
  • Vermelhidão no local da articulação, que pode até ficar mais quente que o habitual;
  • Deformação da articulação, devido ao acúmulo excessivo de cristais.

Também é comum o aparecimento constante de pedras nos rins, que causam dor intensa no fundo das costas e dificuldade para urinar, por exemplo. Confira mais detalhes dos sintomas do ácido úrico elevado.

O que causa ácido úrico elevado 

O consumo exagerado de alimentos ricos em proteína, como carnes vermelhas, frutos do mar e peixes aumenta as chances do ácido úrico elevado, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, tanto pelo aumento da produção de urato quanto pela redução da sua eliminação, e ainda o consumo de alimentos ricos em gordura saturada que aumenta o risco de resistência à insulina e a obesidade, que diminuem a eliminação de urato pelos rins. 

Como tratar o ácido úrico alto

O tratamento para ácido úrico alto deve ser orientado pelo clinico geral ou reumatologista, mas, geralmente, inclui o uso de remédios para baixar o ácido úrico como Alopurinol, Probenecida ou Sulfinpirazona, e o uso de anti-inflamatórios, como Indometacina ou Ibuprofeno, para aliviar as dores nas articulações. Mudanças no estilo de vida, especialmente na alimentação, prática de exercício e ingestão de água, também são de extrema importância.

Durante o tratamento, também é muito importante fazer uma dieta para ácido úrico, evitando o consumo de alimentos ricos em purina, como as carnes vermelhas, peixes e frutos do mar, assim como dar preferência a alimentos naturais ao invés dos industrializados. Assista o vídeo e saiba o que pode comer para controlar o ácido úrico no sangue:

O que não se deve comer

Idealmente o melhor tipo de alimentação para pessoas com excesso de ácido úrico é aquela que inclui apenas o uso de alimentos orgânicos, contendo pouca quantidade de produtos industrializados.

No entanto, dentro dos alimentos orgânicos também se devem evitar aqueles que são mais ricos em purinas, como:

  • Carne vermelha em excesso;
  • Marisco, mexilhão, cavala, sardinha, arenque e outros peixes;
  • Fruta muito madura ou muito doce, como manga, figo, caqui ou abacaxi;
  • Carne de ganso ou frango em excesso;
  • Bebidas alcoólicas em excesso, principalmente a cerveja. 

Adicionalmente, carboidratos mais refinados como pão, bolos ou biscoitos também devem ser evitados. Veja uma lista mais completa do que deve evitar para aliviar os sintomas.


CMC

Calculadora de IMC
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calc. IMC Tabela Dieta Pontos

Postagens mais visitadas

AJUDANDOVOCERN