12 benefícios da salsa (salsinha)
para a saúde.
O consumo regular de salsinha traz os seguintes benefícios para a saúde:
- Prevenir câncer, por ativar a glutationa, um potente antioxidante no organismo;
- Prevenir gripes e envelhecimento precoce, por ser rica em antioxidantes como óleos essenciais, vitamina C e flavonoides, especialmente a luteolina;
- Fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em vitamina C e ter propriedades antibacterianas;
- Prevenir anemia, por ser rica em ferro e ácido fólico;
- Combater a retensão de líquidos, por ser diurética;
- Prevenir e combater pedras nos rins, por estimular a eliminação de líquidos e ajudar a limpar os rins;
- Prevenir doenças cardíacas, como aterosclerose, por ser rica em antioxidantes;
- Ajudar no controle da diabetes;
- Prevenir trombose e AVC, por evitar a formação de coágulos no sangue;
- Melhorar a saúde da pele e a digestão, devido ao seu alto teor de antioxidantes;
- Controlar a hipertensão, por ser diurética;
- Combater infecção urinária, por ter ação antibacteriana e diurética.
Para utilizar na cozinha, deve-se escolher a salsa fresca com folhas bem verdes e firmes ou a salsa desidratada pura, de preferência orgânica, pois assim ela terá mais benefícios.
A casca do cajueiro também é usada, popularmente, para se fazer um chá para tratar problemas como tosse, catarro e fraqueza. Além de diabetes, proteger o coração e reduzir os triglicérides. Também é um excelente antisséptico, bactericida e bastante efetivo para tratar cáries dentárias. Como é adstringente, também trata o mau hálito e inflamação de gengivas. Outra propriedade do chá de casca de cajueiro tem a ver com seu efeito depurativo pois, é laxante e diurético.
Outro uso do chá de casca de cajueiro é na cicatrização de feridas externas (é preciso banhar o local com o chá, que atua limpando, renovando a pele e cicatrizando). Também é eficaz para limpeza de pele pois retira as células mortas, tonifica e fecha os poros.
Como se faz o chá da casca de cajueiro:
Bem, você põe para ferver 1 litro de água com duas colheres de sopa de casca picada. Deixe ferver por 10 minutos. Abafe por outros 10 minutos. Recomenda-se tomar até 4 xícaras de chá ao dia.
Para que serve a CASCA DA QUIXABEIRA
A casca da quixabeira serve para auxiliar no tratamento de inflamações no útero, cisto no ovário e corrimento vaginal, além de dor na coluna, diabetes e para ajudar na cicatrização de feridas na pele.
Como usar a Quixaba
A parte utilizada da quixaba é a casca desta árvore.
- Ingredientes para o chá de quixaba: Usar 2 colheres de cascas de quixaba para 1 litro de água. Cozinhar a casca na água por 15 minutos, em seguida coar e tomar para auxiliar nos tratamentos cicatrizante e anti-inflamatório.
- Ingredientes para extrato alcoólico: Usar 200 g de casca de quixaba para 1 litro de álcool de cereais. Macerar por 24 horas a casca juntamente ao álcool num recipiente apropriado e tampado. Após a maceração reservar em um recipiente de vidro escuro para evitar a passagem de luz . Tomar uma colher de de chá de extrato alcoólico com quixaba diluído em meio copo d'água para auxiliar no tratamento de diabetes.
9 benefícios da ameixa seca para saúde e como consumir.
A ameixa seca é a forma desidratada da ameixa e possui muitos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, podendo ser uma ótima estratégia para ajudar a aliviar a prisão de ventre e regular o funcionamento do intestino porque é muito rica em fibras.
Além disso, a ameixa seca tem outros benefícios como melhorar a circulação sanguínea, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e ajudar a diminuir o apetite, por exemplo.
A ameixa seca também ajuda a desintoxicar o organismo por que tem pectina que é um tipo de fibra que ajuda a remover do corpo metais pesados tóxicos como o chumbo ou mercúrio, que podem estar presentes no peixe ou nas frutas e verduras comprados no supermercado.
1. Combate a prisão de ventre
A ameixa seca é muito rica em fibras solúveis como a pectina e fibras insolúveis como a celulose e hemicelulose que agem absorvendo água do trato digestivo formando um gel que ajudam a regular o intestino, aliviar a prisão de ventre e diminuir o risco de hemorroidas.
Além disso, a ameixa seca possui sorbitol que é um laxante natural que facilita a eliminação das fezes. Confira 5 formas de consumir a ameixa seca para a prisão de ventre.
2. Protege contra doenças cardiovasculares
A ameixa seca possui vários nutrientes na sua composição que reduzem o risco de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e a aterosclerose.
A rutina e vitamina C da ameixa seca são responsáveis por manter os vasos sanguíneos saudáveis, a vitamina K previne a calcificação das artérias e a pectina ajuda na redução do colesterol pois diminui a absorção de gorduras provenientes da alimentação.
Além disso, alguns estudos mostram que comer uma ameixa seca por dia ajuda no controle da pressão arterial por possuir flavonoides e polifenóis que têm efeito anti-inflamatório e antioxidante. Saiba mais sobre outros alimentos para baixar a pressão arterial.
3. Ajuda a baixar o colesterol
A pectina, fibra solúvel presente na ameixa seca, age reduzindo a absorção da gordura dos alimentos e desta forma ajuda a diminuir o colesterol que é responsável pela formação de placas de gorduras nas artérias que ficam mais estreitas e menos flexíveis, causando a aterosclerose que pode levar ao infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.
4. Controla a glicemia
As fibras solúveis da ameixa seca, como a pectina, ajudam a diminuir a absorção de glicose da alimentação promovendo uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhoram a resposta do corpo à insulina, o que ajuda na prevenção e no tratamento do diabetes melito.
Além disso, o sorbitol presente na ameixa seca permite que o açúcar da alimentação seja absorvido lentamente e, desta forma, permite um melhor controle da glicemia.
5. Ajuda a emagrecer
A ameixa seca pode ajudar na redução de peso por ser rica em fibras que reduzem o tempo de digestão e aumentam a sensação de saciedade após a alimentação, o que reduz o apetite.
Os polifenóis da ameixa seca possuem efeito anti-adipogênico o que significa que ajudam a reduzir a formação de tecido adiposo no corpo, favorecendo a redução de peso.
Porém, é importante ter cuidado ao utilizar esta fruta na dieta para emagrecer pois consumir em grandes quantidades pode ter o efeito contrário. Para ter os benefícios da ameixa seca no emagrecimento, o ideal é comer no máximo 2 unidades por dia. Confira outros 10 alimentos que ajudam a emagrecer.
6. Melhora a saúde dos ossos
A ameixa seca é uma fonte de nutrientes como o boro, a vitamina K e o cálcio, que possuem efeitos protetores e ajudam na formação e manutenção de células dos ossos, por isso, agem na prevenção e no tratamento da osteoporose.
Alguns estudos mostram que a ameixa seca pode reduzir o risco de osteoporose em mulheres na menopausa, sendo aconselhado comer pelo menos 1 ameixa seca por dia para obter esse benefício.
7. Previne o câncer
Os polifenóis presentes na ameixa seca possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, que reduzem os danos nas células e previnem o desenvolvimento do câncer. Alguns estudos mostram que ameixa seca aumenta e melhora a flora bacteriana intestinal e, assim, reduz o risco de câncer do intestino.
8. Protege contra doenças pulmonares
Os antioxidantes da ameixa seca, como os polifenóis, combatem os radicais livres que podem causar danos aos pulmões, principalmente, em fumantes. Além disso, os polifenóis melhoram a saúde dos pulmões e ajudam a reduzir o risco de enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer de pulmão.
9. Previne a anemia
A ameixa seca é rica em ferro que ajuda a prevenir e tratar a anemia que ocorre quando o sangue não tem quantidade suficiente de ferro necessário para o bom funcionamento glóbulos vermelhos.
AVC: saiba o que fazer se alguém próximo sofrer um acidente vascular cerebral
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos podem ser evitados, desde que a pessoa adote um estilo de vida mais saudável.
2. Dificuldade de falar ou entender a fala
3. Tontura (rotatória associada à falta de equilíbrio, falta de
4. Alterações visuais súbitas em um olho, nos dois olhos ou na
5. Dor de cabeça súbita e intensa, diferente do habitual
2. Fazer atividade física regular
3. Ter uma alimentação saudável (rica em frutas e vegetais
4. Controlar o colesterol
5. Controlar do peso
6. Parar de fumar
7. Reduzir o consumo de álcool
8. Controlar problemas cardíacos
9. Controlar o Diabetes
10. Controlar o estresse e a depressão
- Alergia respiratória. ...
- Toxoplasmose. ...
- Micose de pele. ...
- Infecção por Bartonella henselae. ...
- Esporotricose. ...
- Síndrome da Larva migrans visceral. ...
- Ancilostomíase.
- Alergia respiratória. ...
- Toxoplasmose. ...
- Micose de pele. ...
- Infecção por Bartonella henselae. ...
- Esporotricose. ...
- Síndrome da Larva migrans visceral. ...
- Ancilostomíase.
Primeiros Socorros em Caso de Mordida de Rato
- Lavar o ferimento com água corrente e sabão, ou com soro fisiológico, durante 5 a 10 minutos, removendo restos de saliva ou qualquer impureza que possa estar contaminando a ferida;
- Cobrir a região com uma gaze ou pano limpo;
- Ir ao posto de saúde ou pronto-socorro, onde poderá ser feita nova lavagem da ferida, a desinfecção com povidine ou clorexidina e, caso seja necessário, a remoção de algum tecido morto e sutura pelo médico.
Quando é necessário tomar vacinas
Quais doenças podem ser transmitidas
Saiba as funções do Pâncreas e suas doenças relacionadas
Funções do pâncreas
- Pâncreas Exócrino, que tem a função de produzir sucos digestivos e enzimas que ajudam a partir em pedaços menores as proteínas, os açúcares e as gorduras, para que possam passar para o intestino, auxiliando na digestão dos alimentos e metabolismo dos nutrientes;
- Pâncreas Endócrino, que tem uma função importante na produção de hormônios, como a insulina e glucagon, os quais regulam a forma como o organismo utiliza os açúcares.
Doenças que podem afetar o pâncreas
- Diabetes em que as células pancreáticas não produzem insulina, no caso da diabetes tipo 1, ou produzem insulina em quantidade insuficiente ou normal, mas o organismo não a consegue utilizar, no caso da diabetes tipo 2;
- Câncer em que ocorre o crescimento de células pancreáticas malignas. Saiba mais detalhes em Câncer no pâncreas;
- Pâncreas anular, que é uma malformação congênita em que uma fina banda de tecido pancreático cobre uma porção do duodeno causando obstrução que pode ser resolvida com cirurgia;
- Pâncreas divisum, que é uma anomalia congênita em que os ductos pancreáticos não são formados durante a gestação e que pode ser resolvida com cirurgia;
- Pâncreas ectópico, que é caracterizado pela presença de tecido pancreático em outros órgãos, que pode ser tratado com remédios ou cirurgia;
- Pancreatite, que é uma inflamação do pâncreas que, geralmente, é causada por cálculos da vesícula que se movem para junto do ducto pancreático provocando uma obstrução. Saiba mais em: Pancreatite;
- Cistos no pâncreas, que são uma espécie de bolsa com líquido ou ar que são removidos através de cirurgia.
Sintomas de problemas no pâncreas
- Dor abdominal, que é um dos sintomas mais comuns, podendo iniciar de forma súbita e tornar-se progressivamente mais forte e contínua. Normalmente, acontece no centro do abdômen, onde ele está localizado, espalhando-se para a parte superior e inferior;
- Aumento da dor quando o indivíduo se deita de costas;
- Diarreia com eliminação de gordura nas fezes;
- Náuseas e vômitos após alimentação, geralmente associados à dor.
Prevenção
Castanha combate câncer de próstata
a

1. Castanha do Pará

2. Brócolos

3. Pimenta Cayena (piri-piri)

4. Chá Verde

5. Cogumelos

6. Romãs
7. Pevides de abóbora
8. Salmão
9. Tomate
10. Açafrão
Herpes genital tem cura?
Como controlar o herpes genital e eliminar as feridas mais rápido
Sífilis: sintomas, tratamentos e causas
O que é Sífilis?
Causas
Fatores de risco
- Manter relações sexuais desprotegidas com uma ou mais pessoas
- Estar infectado com o vírus do HIV, causador da Aids.
Sintomas de Sífilis
Sífilis primária
Sífilis secundária
Sífilis latente
Sífilis congênita
diagnóstico e exames
Buscando ajuda médica
- Há alguma outra DST que possa despertar os mesmos sintomas em mim?
- Que exames devo fazer para ter certeza de que trata-se de sífilis?
- Como vou saber se estou curado ou se a doença está em seu estado latente?
- Quais cuidados devo tomar com meu parceiro/parceira?
Diagnóstico de Sífilis
- Exame de sangue: bastante comum, pode identificar anticorpos no sangue que estão combatendo alguma infecção. Eles permanecem no sangue por anos, enquanto a bactéria estiver instalada no organismo, por isso o exame pode ser feito também para diagnosticar infecções antigas, cuja transmissão aconteceu há muito tempo.
- Culta de bactérias: o médico pode optar também por recolher amostras de uma secreção expelida por alguma ferida presente no corpo, que será analisada em microscópio. Este tipo de teste só pode ser realizado durante os dois primeiros estágios da sífilis, cujos sintomas envolvem o surgimento de feridas. A análise dessas substâncias pode indicar a presença da bactéria no organismo do paciente.
- Punção lombar: se há a suspeita de que o paciente está com complicações neurológicas causadas pela sífilis, o médico poderá coletar uma pequena amostra do líquido céfalo-raquidiano. As amostras são enviadas para laboratório e analisadas.
Tratamento de Sífilis
Medicamentos para Sífilis
Prevenção
Conheça as diferenças e saiba
porque escolher parto normal ou cesárea
Diferenças entre parto normal e
cesárea
Indicações da cesárea
- Gravidez de gêmeos quando o
primeiro feto está pélvico ou em alguma apresentação anomala;
- Sofrimento fetal agudo;
- Bebês muito grandes, acima de
4.500 g;
- Bebê na posição transversal ou
sentado;
- Placenta prévia, descolamento
prematuro da placenta ou posição anormal do cordão umbilical;
- Malformações congênitas;
- Problemas maternos como AIDS,
herpes genital, doenças cardiovasculares ou pulmonares graves ou doença
inflamatória intestinal;
- Realização de duas cesarianas
anteriores.
O que é o parto humanizado?
coisas
sobre cesárea que ninguém contou para você
Se você acha que vai dormir por causa da anestesia, está enganada! Não são usados sedativos durante o parto cesárea, porque, se a mãe é sedada, o bebê também é. Você estará consciente o tempo todo (até para ver o rostinho do seu filho pela primeira vez), mas não vai sentir dor.
...mas não se preocupe! É logo depois da anestesia, então não vai sentir nada. Ela é necessária para esvaziar a bexiga, já que você vai passar algum tempo deitada durante e após a cirurgia.
A anestesia vai fazer com que você não sinta dor, mas, como ela não é geral e não tem sedativos, você pode ter algumas sensações. Na hora em que o bebê vai nascer, o médico faz força para posicioná-lo e ajudá-lo a sair e você pode sentir umas mexidas. Mas nada de dor!
Como você vai ficar deitada, a barriga pode comprimir a veia cava e causar enjoos e queda de pressão. Os analgésicos também podem ter esses efeitos. Sentiu-se mal? Avise o anestesista. Ele vai pegar uma veia sua antes da cirurgia e é por ali que vão entrar os medicamentos necessários para corrigir qualquer alteração no seu metabolismo. O mal-estar pode surgir também depois do parto.
Se você sentir um cheiro de queimado, não se assuste: é o bisturi elétrico. Ele é usado em quase todas as cirurgias e o odor é por conta da cauterização dos tecidos.
Antes da anestesia, você fica com as pernas abertas para que logo depois seja colocada a sonda. Como o cérebro decora a última sensação antes da anestesia, pode parecer que as suas pernas continuam abertas durante a cirurgia. Mas é só uma impressão, porque assim que a sonda estiver no lugar certo, os auxiliares fecham as pernas da paciente.
Pode ser nervoso, frio ou até efeito da anestesia (que causa perda de calor), mas o fato é que você pode tremer quando sair da sala de cirurgia. Os médicos sabem disso e, por isso, sempre colocam uma coberta antes da paciente ir para sala de recuperação. Fique tranquila, porque passa rápido!
A morfina usada na anestesia pode provocar uma coceira no corpo e no rosto, mas isso é normal e passa em 24h. Se for muito intensa, o seu médico pode receitar medicações adequadas para cessar o desconforto.
Com o acúmulo de líquidos que acontece no seu organismo durante a gestação, é normal que você fique inchada nos primeiros dias depois do parto, principalmente nos pés e nas mãos. Apesar de ocorrer também em quem teve parto normal, é mais frequente nas mulheres que tiveram parto cesárea, porque a grávida fica mais imobilizada depois da cirurgia. Depois de uma semana, você começa a desinchar, mas repouso e drenagem linfática podem ajudar.
O jejum, as horas deitadas e os efeitos dos medicamentos podem fazer você ficar tonta na primeira vez que se levantar depois do parto. O ideal é ficar sentada na cama de 10 a 15 minutos antes e ter a ajuda de uma enfermeira nesse momento.
Para controlar a dor e melhorar a sua recuperação, você vai continuar tomando alguns medicamentos em casa, como analgésicos e antiinflamatórios, por até sete dias. Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando.
Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso. E dirigir... somente após 20 dias do parto. Se você pratica exercícios mais localizados, volte aos poucos e só depois de dois meses.
Tabu alimenta 'epidemia' de cesáreas no Brasi
Terrorismo
No último
alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre os países que fazem
cesarianas em excesso, o Brasil aparece como o único lugar do mundo com mais da
metade dos nascimentos feitos por esse método: 53,7%. Especialistas consultados
pelo site de VEJA revelam que a razão por trás disso é um sistema de atenção ao
parto construído ao longo de três décadas e explicam o que pode - e deve - ser
feito para mudar esse quadro
Novas regras para reduzir cesáreas nos planos de saúde
entram em vigor
84,6% dos partos realizados no Brasil
com planos de saúde são cesáreos.
Planos devem informar às pacientes o número de cesáreas dos médicos.
Outra medida é que as operadoras orientem os médicos a utilizarem partogramas, espécie de documento com registros do trabalho de parto, com dados estabelecidos pela OMS.
Com a iniciativa, o governo espera que os planos de saúde estimulem os médicos a usarem o partograma para reforçar a segurança da gestante e do profissional de saúde envolvido e, com isso, diminuir a quantidade de cesarianas no país.
"O bom obstetra usa esse documento como instrumento de segurança para mostrar o que foi realizado em caso de óbito infantil. Ele é decisivo se houver complicações também. Temos de induzir uma prática mais qualificada, com menos procedimentos desnecessários. Ele já é muito utilizado em hospitais públicos e privados. Agora vai se generalizar", disse Chioro na época.
O parto cesáreo é um procedimento cirúrgico para a retirada do bebê por meio de uma incisão abdominal. Ao todo, 84,6% dos partos realizados no Brasil com planos de saúde são cesáreos. A porcentagem deste tipo de parto no Sistema Único de Saúde (SUS) é menor: 40%. No país, levando-se em conta tanto a rede pública quanto a privada, a cesariana representa 55,6% do total dos nascimentos.
Governo cria regras para que saúde privada reduza cesarianas
Operadoras terão 180 dias para se adaptarem às novas
resoluções.
Medidas serão publicadas no Diário Oficial desta
quarta-feira (7).
Entre as novas regras, fica estabelecido que os planos de saúde devem informar às pacientes, em até 15 dias, a quantidade de cesarianas realizadas por médico, operadora e hospital, quando solicitados.
Outra medida é que as operadoras orientem os médicos a utilizarem partogramas, espécie de documento com registros do trabalho de parto, com dados estabelecidos pela OMS.
Com a iniciativa, o governo espera que os planos de saúde estimulem os médicos a usarem o partograma para reforçar a segurança da gestante e do profissional de saúde envolvido e, com isso, diminuir a quantidade de cesarianas no país.
"O bom obstetra usa esse documento como instrumento de segurança para mostrar o que foi realizado em caso de óbito infantil. Ele é decisivo se houver complicações também. Temos de induzir uma prática mais qualificada, com menos procedimentos desnecessários. Ele já é muito utilizado em hospitais públicos e privados. Agora vai se generalizar", afirmou Chioro.
Epidemia de cesarianas
Para o ministro, as inciativas devem ajudar o Brasil a se adequar aos índices estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). "Não dá para a gente continuar considerando como normal o que não é normal, que é o parto cesáreo. O Brasil tem muito mais cesarianas do que o recomendado pela OMS, temos que reduzir isso."
'Desvalorização' de parto normal torna Brasil líder
mundial de cesáreas
Para que serve o mastruz
Propriedades do mastruz
Modo de uso do mastruz
- Infusão de mastruz: colocar uma xícara de café, da planta fresca com sementes, em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber uma xícara de 6 em 6 horas. Esta infusão é indicada para o tratamento de problemas de estômago.
Efeitos colaterais do mastruz
Contraindicações do mastruz
- Amêndoa

Como usá-la?
Os 10 Benefícios do Amendoim Para Saúde


7 Benefícios da Castanha do Caju Para Saúde
ERVA MATE - Estimulante natural, auxilia na digestão, é diurético e possui também efeito laxativo e muitas vitaminas, como complexo B, vitamina C, vitamina D e sais minerais, combatendo os radicais livres. Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural. Contra indicação relativa em casos de hipertensão arterial.
CIDRÓ - Da família da erva cidreira, é usada no tratamento de insônia, resfriados e problemas digestivos, como calmante, antidispéptico e analgésico. Contra indicado para pessoas hipotensas.
POEJO - Atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico, muito utilizado em recém-nascidos, porém seu uso tem que ser muito cuidadoso, pois em grandes quantidades pode ser tóxico. Contra indicado para mulheres grávidas.
GUACO - Expectorante e broncodilatador, combate tosse, rouquidão, gripes e asma brônquica, devido a suas ações broncodilatadoras e antialérgicas. Contra indicado para pessoas com problemas hepáticos, que usam anticoagulantes, crianças menores de 2 anos e mulheres grávidas. O excessivo pode causar diarreia, vômitos e taquicardia.
HORTELÃ - Possui em suas folhas vitaminas A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio); estimulantes sobre o aparelho digestivo. Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. A hortelã funciona ligeiramente como um vermífugo (lombriga e oxíuros) e calmante. Sua infusão é indicada para gripes e resfriados. Contra indicado para pessoas com cálculos biliares, gestantes ou em fase de amamentação e crianças pequenas e em fase de amamentação não devem usar hortelã.
MELISSA - Muito utilizada para insônia, tensão nervosa, ansiedade e como antiespasmódica. Contra indicada para pessoas sensíveis à planta e hipotensas.
CARQUEJA - A carqueja é indicada para problemas do fígado e vesícula biliar, como cálculos. Para problemas digestivos, úlcera, gastrite, má-digestão. Alguns estudos indicam que a carqueja pode ser eficaz para diabetes, agindo na diminuição dos açúcares.
ALCACHOFRA - Utilizado nos problemas biliares ajudando na eliminação do colesterol e da ureia, auxiliando nas afecções digestivas, regimes de emagrecimento e também no tratamento da hipertensão. Embaúba - Possui ação diurética, hipotensora, expectorante, descongestionante, e cicatrizante. Contra indicação não relatada.
PLANTAS QUE AJUDAM NO COMBATE À DEPRESSÃO:
PASSIFLORA - Utilizada como sedativo, diurético e afecções do sistema nervoso. Contra indicado para pessoas com hipotensão arterial.
VALERIANA - Possui efeito calmante, sedativo e também indutor do sono comprovado cientificamente. Contra indicado para a gravidez e a amamentação e uso concomitante com outros depressores do Sistema Nervoso Central.
GINSENG - Brasileiro - a pfafia paniculata - Estimulante do sistema nervoso, usado como tônico geral, em convalescências, anemias por deficiência de ferro e para melhorar a resistência imunológica. Contra indicado em casos de hipertensão arterial.
CHÁ DE ALECRIM - O alecrim é utilizado como tônico do sistema nervoso central, portanto muito útil nos tratamentos de depressão.
CHÁ DE MARACUJA (folha) - Passiflora - Utilizado como sedativo do sistema nervoso central, portanto útil no tratamento da ansiedade.
FEDEGOSO
O que é:
Fedegoso de nome científico Cassia occidentalis L., é uma planta medicinal também conhecida como café negro e folha do pajé. Fedegoso é da família das leguminosas, e é utilizada principalmente para o tratamento de anemia.
Propriedades :
Diurética, laxante, antibacteriana, analgésica, anti-reumática, anti-séptica e anti-inflamatória.
Para que serve :
Icterícia, anemia, bronquite, complicações menstruais, dor de cabeça, dores gastrointestinais, febre, doenças hepáticas, nevralgias, queimaduras, sarampo, sarnas e amenorreia.
Contra-indicações :
Mulheres grávidas ou em fase de lactação, também deve ser utilizada com cautela em crianças pequenas.
Efeitos colaterais:
Abortos Modo de usar Para fins terapêuticos são utilizadas as cascas, folhas, sementes e raízes. Podem ser ingeridos em forma de chá, em forma de tempero e como complementos do café.
Febre: Adicionar 10g do pó de Fedegoso em ½ de água fervente, coar e beber 2 xícaras de chá ao dia.
Problemas de fígado: Beber um gole de chá de 2 em 2 horas. Super dosagem Altas doses de Fedegoso podem causar intoxicações nos rins.
Chá de folhas amora já!
SPINAFRE ALIMENTAÇÃO PERIGOSA
Por que o espinafre faz mal à saúde
O consumo do espinafre aumenta a cada dia que passa. O famoso marinheiro Popeye, faz propaganda do alimento, dando a entender que quem come espinafre está sempre forte e pronto para superar qualquer obstáculo. O que poucos sabem, é que no mesmo país de origem do desenho (Estados Unidos), há algumas décadas atrás, a ingestão de leite batido com espinafre (o objetivo era enriquecer a bebida com ferro), causou a morte de crianças recém-nascidas. A doença ficou conhecida como doença do branco do olho azul, pois o branco dos olhos ficava dessa cor. Posteriormente, descobriu-se que a presença do espinafre no leite era a causadora da tragédia, mas na época (1951) o fato foi encoberto e o desenho do marinheiro Popeye continuou a ser exibido.
Por que devemos tomar cuidado com o espinafre
O espinafre é um dos alimentos vegetais que mais contém cálcio e ferro. Entretanto, esses dois minerais são pouquíssimo aproveitados pelo nosso corpo, já que o alto teor de ácido oxálico no vegetal inibe a absorção e a boa utilização desses minerais pelo nosso organismo. Os estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir com a absorção do cálcio presente em leites e seus derivados. Esse fato sugere que o espinafre em uma refeição pode reduzir a biodisponibilidade de cálcio de outras fontes que são consumidas ao mesmo tempo. Por isso, se no seu almoço você comeu uma torta de queijo com espinafre, tenha certeza que grande parte do cálcio do queijo não foi utilizada pelo seu organismo. Outra grande preocupação é o possível efeito tóxico que a ingestão de grandes quantidades dos fatores antinutricionais presentes na planta pode causar nas pessoas. Com o objetivo de avaliar todos esses problemas, uma pesquisa, que resultou em uma tese de mestrado, foi desenvolvida na ESALQ/USP sob minha orientação. O estudo intitulado "Avaliação química, protéica e biodisponibilidade de cálcio nas folhas de couve-manteiga, couve-flor e espinafre" teve como objetivos verificar se determinadas plantas podiam ser utilizadas na dieta humana, sem causarem prejuízos à saúde e o bem-estar do indivíduo. A pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) As folhas estudadas foram adquiridas no comércio local e a folha de espinafre foi também adquirida de outros dois locais: da Fazendinha da UNIMEP e da horta do Departamento de Horticultura da ESALQ/USP. Essas folhas foram lavadas, secas em estufa e moídas. A seguir, foram acrescentadas nas dietas
que foram avaliadas durante o ensaio experimental com duração de 30 dias. Resultados Os resultados começaram a impressionar quando verificamos os teores dos dois fatores antinutricionais investigados: ácido fítico e oxálico. A folha de espinafre apresentou valores muito altos em relação às demais. Como conseqüência desse fato, os animais alimentados com a folha de espinafre morreram na primeira semana, e portanto, não puderam ser avaliados até o final do estudo. Várias tentativas foram feitas, utilizando dietas com folhas de espinafre cozidas (acreditávamos que o calor pudesse destruir os fatores tóxicos presentes) ou folhas de espinafre provenientes de outros locais (livres de agrotóxicos que pudessem ter influência). Contudo os mesmos resultados repetiram-se, ou seja, houve a morte dos animais com hemorragia, tremores e perda de peso. Os rins dos animais mortos foram retirados e analisados pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP. De acordo com o laudo apresentado pelo Departamento de Patologia, foi comprovado inchaço renal, indicando uma nefrotoxidade, edema celular e depósito de substâncias aparentemente cristalizadas nos túbulos renais, o que provoca disfunção renal. De acordo com vários pesquisadores, a explicação provável estaria na presença do ácido oxálico no alimento, que além de causar um balanço negativo de cálcio e ferro, em doses superiores a 2g/Kg de peso, pode causar toxicidade nos rins. Já o ácido fítico, quando na proporção de 1% na dieta, seria o responsável pela redução do crescimento dos animais jovens. Na década de 80, estudos já atribuíam ao ácido oxálico sintomas como lesões corrosivas na boca e trato-intestinal, hemorragias e cólica renal, causados pela ingestão de plantas ricas nesta substância. De acordo com esses mesmos estudos, o espinafre que possui a relação de ácido oxálico/cálcio superior a 3, deve ser evitado. Na nossa pesquisa isso foi observado. Com relação às demais folhas, couve-manteiga e couve-flor, não foi observado nenhum efeito tóxico, verificando-se que a melhor biodisponibilidade e retenção de cálcio nos ossos (73%) ocorreu nos animais que ingeriram a dieta contendo couve-manteiga. Os resultados desse estudo nos levam a acreditar que o consumo de espinafre deve ser substituído por outros vegetais folhosos, já que os efeitos proporcionados pela ingestão das substâncias antinutricionais presentes na folha, podem ser prejudiciais à absorção de nutrientes importantes para nossa saúde, e essas mesmas substâncias podem causar sérios problemas tóxicos. Os resultados também sugerem que além da grande presença de ácido oxálico e fítico, provavelmente a folha do espinafre contenha outras substâncias tóxicas, que supostamente levaram à óbito os animais do estudo, bem como causaram o incidente com os recém-nascidos nos Estados Unidos. Essas substâncias, ainda não identificadas, exerceriam ações tóxicas em pessoas mais sensíveis e levariam a chamada "doença do branco do olho azul". Fica claro, portanto, a necessidade de mais estudos elucidativos a respeito do
assunto. Finalizando, a minha dica é que todos procurem dar preferência a outros vegetais folhosos em substituição ao espinafre: a couve, brócolis, folha de mostarda, agrião, as folhas de cenoura, beterraba e couve flor e leguminosas como os feijões, ervilhas, lentilhas e soja são as melhores opções para quem quer consumir fontes alternativas de cálcio e ferro. * Profª. Titular de Vida Saudável da ESALQ/USP/Campus Piracicaba. Autora dos livros: "Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento" e "Pharmácia de Alimentos. Recomendações para Prevenir e Controlar Doenças", editora Madras.
Usado como incenso para cura, clarividência, vibrações espirituais. Conhecida como um poderoso afrodisíaco. Usado em feitiços de prosperidade. Muito usada também em feitiços de amor.
Os 11 Benefícios Da Melancia
Para Saúde
Valor Nutricional da Melancia
Outros Benefícios da Melancia Para Saúde
- A Melancia é Rico em electrólitos, como sódio e potássio, Além de ser um grande fornecedor de água, A Melancia ajuda na prevenção de acidentes vasculares cerebrais.
- A Melancia é excelente fonte de Beta-caroteno, vitamina C e luteína que ajudam na proteção dos olhos, tais como degeneração macular e catarata em idosos.
- Arginina encontrado na Melancia ajuda no combate à disfunção erétil em homens
- A Melancia contém citrulina, que ajuda na remoção de amoníaco a partir do corpo.
Melancia pode ser 'Viagra natural', afirma cientista
Ingrediente da fruta teria o mesmo efeito que o remédio aos vasos sangüíneos.
Usado em feitços de amor e proteção. Um pedaço colocado debaixo da cama ajuda a curar a impotência. Carregue um pedaço com você para sempre ter sorte. Pode ser dissolvido e usado no banho para uma poderosa purificação. O sangue de dragão também é usado para fazer tinta mágica.
Atenção, AMIGOS (AS)!!!
Júnior Bezerra
Diretor Executiva
SINTTEL-RN
SEXOLÓGO Eis algumas das razões pelas quais o “auto-amor” pode ser mais benéfico do que ir ao ginásio:
1. Reduz o risco de cancro da próstata: este tipo de cancro é a segunda principal causa de morte por cancro e o mais comum nos homens. Um estudo recente descobriu que os homens que ejaculam 21, ou mais, vezes por mês correm menos risco de cancro da próstata. Este tipo de cancro é agravado em consequência da secreção da glândula prostática. As ejaculações frequentes eliminam estas secreções nocivas e também ajudam a proteger esta glândula.
2. Aumenta a imunidade e promove a longevidade: Ter um orgasmo liberta a hormona DHEA (dihidroepiandrosterona) e reforçar o sistema imunológico através da imunoglobulina A (IgA). Estas secreções não só aumentam o seu nível de imunidade geral do organismo (ajudando a evitar constipações e gripes), mas também funcionam como um anti-depressivo, podem ajudar a reparar tecidos, melhorar a actividade cognitiva e manter a pele uma saudável.
3. Alivia a dor e reduz o stress: Os orgasmos estão associados à libertação de altos níveis da Oxitocina, uma hormona associada ás endorfinas. Estas hormonas ajudam a aliviar uma grande variedade de problemas, tais como, dores de cabeça, dores de costas e artrite. A oxitocina também ajuda a reduzir a tensão e no alívio de stress.
4. Aumenta a circulação sanguínea e ajuda a manter os ossos e músculos fortes: Qualquer actividade que faça o seu coração bater mais rapidamente faz com que as células e órgãos recebam mais oxigénio e hormonas. Como o sangue usado é removido, os resíduos que provocam fadiga e doenças são removidas com ele. O aumento de Testosterona também ajudará a fortalecer os ossos e músculos mantendo-os mais fortes.
5. Ajuda a obter um sono repousante: diversas pesquisas têm mostrado que a oxitocina que é libertada durante o orgasmo não só dá uma sensação de alívio e ajuda a reduzir o stress, como também ajuda na capacidade para adormecer. Como é do conhecimento geral, um sono repousante tem sido associado a diversos benefícios, tais como manter um peso saudável e da pressão arterial.
TRATAMENTO DE DENGUE HEMORRAGÍCA
O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico.
É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.
O doente começa a sentir a melhorar cerca de quatro dias após o início dos sintomas da dengue, que podem permanecer por 10 dias.
É preciso hidratar o paciente com sintomas da dengue. (Foto: Davide Guglielmo)
É preciso ficar alerta para os quadros mais graves da doença. Se aparecerem sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, tonturas ao levantar, alterações na pressão arterial, fígado e baço dolorosos, vômitos hemorrágicos ou presença de sangue nas fezes, extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas, pulso rápido e fino, diminuição súbita da temperatura do corpo, agitação, fraqueza e desconforto respiratório, o doente deve ser levado imediatamente ao médico.
Em caso de suspeita de dengue, procure a ajuda de médico. Este profissional irá orientá-lo a tomar as providências necessárias do seu caso.
Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/tratamento/#ixzz1Jaki9fL2
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O que é a Cistite ?
A cistite é uma infecção urinária causada por uma bactéria chamada Escherichia coli que vive naturalmente nas fezes e no ânus, mas que por diversos motivos, tais como o uso de toalhas, roupa apertada, correias … apenas no períneo (área ao redor do ânus) e pode ser introduzida na vulva e da uretra é o tubo que liga a bexiga ao exterior e permite a drenagem da urina.
Como resultado dessa colonização de germes, há uma inflamação da bexiga , resultando em sintomas principais da cistite: dor no baixo ventre, a necessidade urgente de urinar, perda de urina, ardor ao urinar, necessidade de urinar com mais frequência do que o habitual, mas muito pouco condução sempre e até mesmo décimos de temperatura, sangue na urina, e mal estar.
É uma doença que pode afetar homens e mulheres, mas as mulheres estão em maior risco para uma puramente anatômicas: a uretra feminina adulto é de 4 centímetros e 20 centímetros de homem, de modo a uretra masculina é muito mais o ânus, no caso do sexo feminino, em que dois furos são próximos.
Segundo os especialistas, cerca de 40 por cento das mulheres espanholas sofrem de infecções do trato urinário, pelo menos uma vez na vida. Isso acontece com mais freqüência nas meninas, mas há um risco em qualquer idade. Para saber a causa e algumas dicas podem ajudar a evitar o desconforto.
Fases de maior risco de contrair a Cistite
Cistite pode ocorrer a qualquer momento, e é conhecido por ser mais comum em mulheres jovens, mas há fases, tais como a gravidez ou a menopausa problemas que coloca em risco de cistite. Também as mulheres com diabetes , cuja doença é controlada são mais prováveis.
Em ambos os casos, esta susceptibilidade está relacionada com alterações hormonais(redução dos níveis de estrogênio) e anatômicas. Durante a gravidez, o crescimento do útero, os meses vão fazendo um esforço de esvaziamento da bexiga e dificulta o seu natural, muitas vezes causando uma necessidade urgente de urinar. Além disso, os rins de gestantes são obrigados a trabalhar mais, porque eles têm de filtrar o volume é maior.
É muito importante que proteger grávidas contra infecções do trato urinário , porque tem graves consequências para a mãe e seu filho. O maior risco é o donascimento prematuro. É por isso que os obstetras estão realizando inspeções de urina durante a gravidez.
Na menopausa diminui o nível de estrógeno (hormônios sexuais femininos) que leva a algumas mudanças na área genital: a uretra ea vagina tornam-se menos flexíveis e os epitélios de revestimento são mais secos, tornando-se mais freqüente o colonização de bactérias e infecções urinárias.
Além disso, também altera o pH ácido normal da vagina se torna mais alcalino e perdendo, assim, um mecanismo de defesa natural contra as infecções.
A incontinência urinária é um outro fator associado à gravidez e menopausa que incentivam a cistite. Tendo em gestações múltiplas e idade se enfraquece os músculos do períneo e os músculos do assoalho pélvico, fazendo com que eles urina fugas mais frequente.
Incontinência está associada com a cistite por duas razões: porque o mau funcionamento dos músculos do assoalho pélvico previne evacuação adequada da urina e das mulheres, porque muitas vezes utilizados os pacotes de fuga que favoreçam a colonização de bactérias.
- Não é uma doença venérea, ou seja, não se estendendo através de relações sexuais como se imagina. Mas ela está relacionada ao sexo, porque o sexo é uma manobra de fricção, que promove a penetração de germes para a uretra, como ocorre com roupas apertadas ou hábitos de saúde ruim , quando a limpeza após defecar.
- A postura de sexo ou tamanho do pênis não importa.
- Muitas pessoas acreditam que a cistite é relacionada a um arrefecimento, mas nada está mais longe da verdade.
- Tem a ver com a urinar em um banheiro público.
- Existe um risco aumentado para cistite quando há contato sexual intensa, após um longo período sem praticar.
Como Prevenir a Cistite
- A higiene deve ser adequada, mas não deve ser ultrapassado. Com a higiene diáriaé suficiente. O excesso interfere com os mecanismos naturais que protegem a bexiga de cistite.
- A limpeza da área após a evacuação deve ser sempre da frente para trás. E nunca o contrário. Mesmo ginecologistas, defendendo um pedaço de papel separado para cada zona.
- Evite o uso de armamento cueca apertada , pois o atrito na área perineal (ao redor do ânus) podem aumentar o arraste das bactérias na uretra. O mesmo vale para toalhas ou protegeslip.
- Urinar antes e imediatamente após a relação sexual. Assim, as bactérias empurrar a urina fora da bexiga e da uretra, impedindo o acesso à bexiga.
- Não use o bidé para sua higiene pessoal, e que também facilita a transição das bactérias do ânus para a uretra e da aplicação do sabonete ou gel para a região genital elimina o manto de pele normal oleosa, que é outro mecanismo de defesa contra a infecção do trato urinário.
- Beba pelo menos um litro e meio de água diariamente e, como você ajudar a limpar os rins e do trato urinário. Esta medida não é recomendada para mulheres com incontinência urinária.
- Não prender a urina por muitas horas também: executar miccional a cada três ou quatro horas no mínimo (excluindo o sono), embora, ou sentir necessidade.
- Você não deve ter medo de ter relações sexuais. Muitas mulheres estão associadas com o sexo cistite, eo medo da recorrência se tiverem relações sexuais, interfere no relacionamento. Para se ter uma mais fácil, é muito importante usar os golpes e jogos. O uso de lubrificante também lhe permite ser mais seguro, que lhes permite evitar a irritação e dor, mas a lubrificação não protege contra a infecção. Note-se que outras medidas.
- Exercício do assoalho pélvico (exercícios de Kegel) para evitar a perda de urina ajuda a prevenir infecções do trato urinário.
- Evite prisão de ventre com um bom equilíbrio de sua dieta, incluindo na sua dieta:frutas, verduras e fibras de grãos integrais.
- Tome sucos cítricos
e extratos de mirtilo, como o meio ácido impede o crescimento de bactérias. Especificamente, o cranberry americana tem demonstrado eficácia na prevenção da infecção em mulheres com cistite repetido.
- Se você tem cistite pode desempenhar adequadamente o tratamento, porque evitar a reincidência da infecção.
Mais de 31 pedras retiradas da vesícula de uma senhora de 51 anos.
1 – PEDRAS DE VESÍCULA
2 – SINTOMAS
3 – REMÉDIO CASEIRO
4 – COMO SE FORMAM AS PEDRAS NA VESÍCULA?
Contadas e fotografadas por canindé
10 Benefícios da Castanha do Pará
- Combate ao envelhecimento celular.
- Promove uma vida longa e saudável
- Desintoxicar o organismo de metais pesados
- Pode elevar em 65% o teor de selênio no organismo
- Produto totalmente orgânico
- Evita o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade como o Alzheimer
- Melhora o funcionamento da Tireoide
- Ajuda a evitar a propagação do câncer além de diminuir a sua incidência.
- Melhora o sistema imunológico
- Reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue
Mas, as oleaginosas são também altamente calóricas, por isso é preciso muito cuidado para não exagerar na quantidade ingerida. – levando em base a dieta desejada.
Outros benefícios desta fruta vêm das suas propriedades preventivas na cardiomiopatia, doença do miocárdio associada com disfunção cardíaca.
Também melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação dos hormônios da tireóide e é poderosoantioxidante.
Quiabo
Sempre faço no Cozidão e como cru (na salada) que é uma delícia! Gostaria de saber mais receitas com esta hortaliça maravilhosa...alguém pode compartilhar?
obrigada!
TOMATE
O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, o consumo regular da fruta diminui o risco de câncer de próstata. Além do licopeno, o tomate contém vitaminas A, B e C, e sais minerais como fósforo, ferro e potássio. Por possuir baixo valor calórico o tomate é indicado em dietas nutricionais.
Vejam 4 sinais da falta de potássio no seu
corpo.
Sinal 1
Sinal 2
Sinal 3
Sinal 4
Os
benefícios da banana
Rosto
- Banana
- Abacate
- Melão
Veja alimentos e hábitos que melhoram seu rendimento na cama
Porém, sabemos que nem sempre é assim que funciona. Estresse, cansaço físico, desgaste emocional, monotonia
e doenças são apenas alguns dos motivos para uma possível queda de libido ou de rendimento sexual. “Podemos
dizer que o cotidiano conspira contra o sexo, pois conciliar família, amigos, trabalho e interesses pessoais é muito
difícil”, defende o urologista, sexólogo e terapeuta sexual Celso Marzano. Com o passar do tempo e o envelhecimento
inevitável do corpo a situação fica ainda mais complicada. Porém, alguns alimentos e hábitos podem ajudar e muito
a melhorar sua performance sexual. Confira 15 dicas de especialistas:
O que você come pode aumentar ou diminuir sua libido. “Uma má alimentação pode gerar uma baixa produção de
alguns neurotransmissores relacionados ao bem-estar e prazer. Essas alterações podem prejudicar o desempenho
sexual e até a fertilidade”, afirma Flávia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde. Alguns alimentos
podem melhorar sua vida sexual. Esse é o caso das ostras que, segundo a especialista, são boas fontes de zinco,
mineral necessário para a maturação o esperma e fertilização. “Na falta de zinco temos diminuição na produção de
testosterona, diminuindo a libido. A recomendação diária de zinco para homens é de 11 mg, em 100 g
(quatro unidades) de ostra temos 90 mg desse mineral”, diz Flávia. Outro alimento rico em zinco é o fígado de boi,
porém pode conter algumas toxinas.
O autoconhecimento e a masturbação estão sempre em foco quando o assunto é sexualidade feminina. Porém, isso
também vale para melhorar a vida sexual dos homens. “A masturbação deve ser encarada como uma forma
alternativa de exprimir a própria sexualidade, Ela é usada há muito tempo pelos terapeutas sexuais como parte das
técnicas de tratamento para disfunções”, diz Celso. Apesar de quase todos os homens praticarem a masturbação ao
longo da vida, em muitos casos, essa prática ainda vem acompanhada de alguns sentimentos negativos.
No entanto, essa é uma ótima forma de despertar o corpo para a sexualidade e conhecer os toques e movimentos
que proporcionam mais prazer.
Uma boa taça de vinho pode ajuda-lo a
relaxar e criar um clima, mas fique atento
para não exagerar. De acordo com Flávia,
o álcool favorece o relaxamento,
prejudicando a circulação e, em
consequência, a ereção. “A bebida em
excesso bloqueia a resposta sexual e
prejudica o efeito de medicamentos para
ereção. A medida certa é individual”,
complementa Celso. De acordo com o
sexólogo, o alcoolismo destrói as respostas
nervosas e vasculares, do que depende o
desempenho sexual.
A atividade física é ótima para o corpo, mente e para sua vida sexual também. “Os exercícios promovem uma
resposta física melhor a tudo que fazemos”, defende Celso. Pesquisas demonstram até que a prática de atividades
físicas pode estar relacionada a um aumento da produção de testosterona, hormônio responsável pelo desejo
sexual, além de melhorar o rendimento na cama. E quando se trata de homens acima dos 40 anos a atividade
física faz ainda mais diferença. Um estudo feito por médicos de Dublin mostrou que a perda de peso e aumento
de massa magra reduz em 50% o risco de queda nos níveis de testosterona nessa fase. A pesquisa também
indicou uma contagem mais alta de espermatozoides e ereções mais vigorosas nos homens mais ativos.
Alguns alimentos conhecidos por serem afrodisíacos como pimenta, ginseng e canela são temperos que melhoram
a circulação, afetando positivamente a ereção. O amendoim e o ovo de codorna também são boas apostas. “O
amendoim é fonte de vitamina B3, que colabora para a vasodilatação sanguínea, melhorando a circulação na região
do órgão sexual masculino. Já o ovo, contém vitamina E, que participa da produção de hormônios sexuais, estando
relacionado ao aumento da libido e do apetite sexual”, explica Flávia. Alimentos com tirosina como leguminosas,
nozes, castanhas, tofu, cereais integrais e leite aumentam a produção de dopamina e noradrenalina, que também
melhorar o rendimento sexual.
Segundo um estudo da Universidade do Texas, em Austin, EUA, homens que pararam de fumar conseguem ficar
excitados cinco vezes mais rápido do que aqueles que não abandonaram o vício. Outras pesquisas também
apontam que a nicotina atrapalha a ereção. Por isso, se você quer manter uma boa potência sexual é melhor
evitar o cigarro. “O cigarro afeta a microcirculação arterial e venoso dos corpos cavernosos do pênis e a bomba
cardiovascular, que prejudica a chegada do sangue no órgão sexual”, afirma Celso Marzano. Segundo o especialista,
parar de fumar pode ser um passo importante até para a redução ou mesmo eliminação total da impotência sexual.
Para a medicina oriental a função sexual é um reflexo da saúde geral. Por isso, quando a energia do corpo não vai
bem isso pode causar impacto na cama. “Para os chineses a potência sexual está ligada aos rins, enquanto a libido
tem relação com o funcionamento do fígado”, explica o fisioterapeuta e acupunturista Márcio Luna, presidente
regional da Associação Brasileira de Acupuntura. Segundo o especialista, a relação é uma via de duas mãos, a
saúde dos órgãos afeta o estado emocional e vice e versa.
precoce e impotência. “O primeiro passo é uma avaliação profunda do pulso e da língua para detectar qualquer
alteração, mesmo que sutil, da energia do corpo”, afirma Luna. A partir daí começa a intervenção com o estimulo
de pontos ligados aos órgãos que serão trabalhados. Em casos de distúrbios o ideal, segundo o especialista é
trabalhar em conjunto com um urologista. “Costumo recomendar sessões duas vezes por semana no início. Depois
de 10 sessões já há uma melhora significativa. Em geral, 30 sessões são suficientes, mas o tratamento vai depender
muito de cada caso”, conta Luna.
Um estudo da Queen Margaret University, em Edinburgo, mostrou que o consumo de um copo de suco de romã
pode melhorar a libido. “O estudo mostrou que os voluntários que beberam um copo por dia durante duas semanas
tiveram um aumento entre 16 e 30% dos níveis de testosterona”, conta Flávia. A pesquisa, realizada com 58 homens
entre 21 e 64 anos, ainda indicou que a fruta é rica em antioxidantes e ajuda a melhorar a circulação sanguínea.
“As preliminares são importantes porque desencadeiam a resposta sexual, a química do sexo se inicia e a excitação
vai aumentando. Qualquer toque, visão ou odor tem uma interpretação no cérebro, que processa as informações
direcionando a resposta sexual pela liberação de neurotransmissores, que agem nos diferentes receptores
periféricos”, explica Celso. Então, esse momento para entrar no clima é necessário não apenas para as mulheres,
que normalmente precisam de mais tempo para excitação, mas também para que o corpo masculino possa
experimentar diferentes sensações, levando a uma relação mais prazerosa.
A idade também influencia os hormônios masculino levando os homens à andropausa após os 50 anos. “Ela é uma
síndrome clínica caracterizada pelo declínio dos níveis de vários hormônios no sangue, principalmente a
testosterona”, explica Celso. Com a andropausa podem surgir fadiga muscular, insônia, alterações do humor e
raciocínio, perda de memória, depressão, diminuição de massa corpórea e força muscular, osteoporose, perda de
pelos, alterações na pele, aumento de gordura na barriga, perda de libido e disfunção erétil (impotência sexual).
Segundo o especialista, nessa fase da vida geralmente é necessário mais tempo para ereção, sendo está menos
rígida, e para a ejaculação e há uma maior dificuldade para recuperar a ereção quando perdida.
afirma Celso. Para melhorar a sexualidade depois dos 50 anos é preciso cuidar do estado geral de saúde, conhecer
seu corpo e se adaptar às mudanças fisiológicas e manter uma prática sexual contínua e equilibrada durante a vida.
Segundo o urologista, o homem deve dar mais valor às carícias antes e durante o sexo, variar posições e fugir da
monotonia na cama e usar a imaginação ao seu favor, investindo em fantasias sexuais etc.
de necessidade
Existem diversos tratamentos para
problemas de ereção e falta de libido
como medicamentos hormonais, terapia
sexual, dispositivos de vácuo, injeções,
prótese peniana e remédios orais. “Além
do Viagra temos no Brasil outros
medicamentos como o Cialis e o Levitra.
Porém, um acompanhamento da terapia
sexual também é necessário para ter um
resultado mais completo”, afirma Celso. O
uso desse tipo de medicamento sem
prescrição e acompanhamento médico oferece riscos sérios à saúde.
Segundo o fitoterapeuta e naturopata, André Resende, autor do livro Sexo mais Caliente, algumas ervas naturais
podem dar uma forcinha melhorando o desempenho sexual. Confira algumas sugestões de receitas do
especialista:
2 colheres (sopa) de tribulus terrestres em pó
2 colheres (sopa) de maca em pé
2 colheres (sopa) de catuaba em pó
2 colheres (sopa) de noz de cola em pó
2 colheres (sopa) de gengibre em pó
2 colheres (sopa) de guaraná em pó
500 g de mel
Em uma vasilha, coloque as ervas e o mel e misture bem até virar uma pasta.
Coloque em um vidro com tampa e tome uma colher de sopa duas vezes ao dia.
Evite tomar a noite. Não utilize o guaraná em caso de hipertensão
Ingredientes
Nó de cachorro
Marapuama
Casca de catuaba
Raiz de ginseng
Noz-de-cola
Hortelã
1 litro de água
Mel
Coloque a água para ferver. Depois, coloque um punhado de cada erva e deixe
ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar. Em seguida coe e adoce com mel. Tome
uma xícara (chá) cinco vezes ao dia.
2 xícaras (chá) de melancia (parte branca)
2 rodela de gengibre
1 colher (café) de guaraná em pó
1 colher (café) de ginseng em pó
1 colher (sopa) de mel
1 copo de água
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.
tempo todo. Porém, sabemos que nem sempre é assim que funciona. Estresse, cansaço físico,
desgaste emocional, monotonia e doenças são apenas alguns dos motivos para uma possível
queda de libido ou de rendimento sexual. Podemos dizer que o cotidiano conspira contra o sexo,
pois conciliar família, amigos, trabalho e interesses pessoais é muito difícil, defende o urologista,
sexólogo e terapeuta sexual Celso Marzano. Com o passar do tempo e o envelhecimento inevitável
do corpo a situação fica ainda mais complicada. Porém, alguns alimentos e hábitos podem ajudar
e muito a melhorar sua performance sexual.
Alimentos ricos em zinco
Alimentos fonte de zinco
Tabela de alimentos ricos em zinco
Alimentos | Peso (g) | Zinco (mg) |
Ostras cozidas | 100 | 39 |
Carne de boi assada | 100 | 8,5 |
Peru cozido | 100 | 4,5 |
Carne de vitela cozida | 100 | 4,4 |
Fígado de frango cozido | 100 | 4,3 |
Sementes de abóbora | 57 | 4,2 |
Feijão de soja cozido | 86 | 4,1 |
Cordeiro cozido | 100 | 4 |
Amêndoa | 78 | 3,9 |
Amendoim | 72 | 3,5 |
Para que serve o zinco
Ingestão adequada de Zinco
Faixa etária | RDA zinco |
1 – 3 anos | 3,0 |
4 – 8 anos | 5,0 |
9 – 13 anos | 8,0 |
14 – 18 anos (Homens) | 11,0 |
14 – 18 anos (Mulheres) | 9,0 |
> 18 anos (Homens) | 11,0 |
> 18 anos (Mulheres) | 8,0 |
Link útil:
- 7 dicas para o cabelo crescer mais rápido
- Alimentos ricos em Selênio
- Zinco
- Como cobrir os cabelos brancos
- Alimentos que previnem a Queda de Cabelo
- Afrodisíacos
- Suco antioxidante de cenoura e salsa
- Remédio Diurético
- Queda de cabelos
sem sucesso? Apresentamos-lhe então um método infalível... talvez a planta mais
poderosa para este fim.
e pode inclusive devolver-lhe cabelo já perdido!
top das mais ricas em antioxidantes e contem um óleo essencial único, com diversas
propriedades que atuam em sinergia nas células capilares devolvendo muitos benefícios
ao cabelo (nutrição, raiz forte, volume e brilho natural).
factores que a longo prazo mais contribui para que isso aconteça está relacionado com
a exposição do nosso corpo a toxinas (tanto pelo meio ambiente como pela alimentação)
gerando stress oxidativo e crónico responsáveis pelo desenvolvimento de radicais livres ,
os quais provocam um envelhecimento acelerado das células e por consequência a
degeneração do folículo capilar e raiz.
neutralizar os radicais livres, sendo portanto uma boa opção e uma mais valia para evitar
este tipo de problemas.
uma grande parte do seu cabelo à anos perdido. Isto deve-se ás propriedades complexas
do óleo do alecrim que ajudam a eliminar as bactérias e fungos do cabelo, mas também a
reduzir a oleosidade, aumentar a circulação sanguínea, combater a oxidação, etc.
estimular o crescimento do cabelo. É de facto uma erva muito completa com benefícios
muito localizados.
cabeludo assim como na presença do DHT (hormona responsável pela queda de cabelo
nos homens). É certo que o alecrim também tem propriedades anti-seborreicas e diversos
estudos laboratoriais provaram que também pode diminuir a ação hormonal da
Dihidrotestosterona (DHT).
recipiente que for usar com as folhas e deixe repousar cerca de 15 minutos. As folhas tanto
podem ser secas como ainda verdes. Caso use as folhas ainda verdes, deixe-as na infusão
até que a sua cor fique amarelada/desidratada (para que as propriedades sejam extraídas).
Note que devem estar bem limpas uma vez acarretam consigo diversas impurezas.
propriedades se encontram de uma forma muito mais concentrada. No uso deste tipo de
óleos deverá ser necessário a sua diluição em água dependendo da concentração utilizada
pelo fabricante (que deverá ser apresentada no produto).
(para desentupir e abrir os poros) e no final, depois de seco aplicar o chá ou o óleo
essencial (já diluído) num mini borrifador (por exemplo) por todo o couro cabeludo.
De seguida, massaje toda a sua base capilar em forma de movimentos circulares,
até que a absorção esteja completa.
5 Remédios caseiros para Gota
1. Chá de cavalinha
Um ótimo remédio caseiro para gota é o chá de cavalinha pois ela possui propriedades antiartrítica e anti-inflamatória e além disso ela fortalece os tecidos conjuntivos como ligamentos, tendões e cartilagens, tornando-se indicada para gota e outros tipos de reumatismos.
Ingredientes
- 2 colheres de chá de cavalinha seca
- 1 xícara de água
Modo de preparo
Colocar 2 colheres das de chá de cavalinha e cobrir com 1 xícara de água a ferver. Em seguida deixar repousar por 10 a 15 minutos, coar e beber a seguir.
A Cavalinha não deve ser utilizada por mais de 6 semanas seguidas, e é contra indicada para grávidas, mulheres que estejam amamentando e pessoas com doença cardíaca ou renal.
2. Suco de laranja com aipo
Ingredientes
- suco de 2 laranjas
- 1 talo de aipo
Modo de preparo
Espremer as laranjas e passar com mix este suco com o talo de aipo e tomar a seguir. Deve-se tomar esse suco 2 vezes ao dia.
3. Suco de melancia com pepino
Ingredientes:
- 3 fatias de melancia
- Suco de 1 limão
- 1 pepino descascado
Modo de preparo:
Bater os ingredientes no liquidificador ou mix e tomar a seguir. Se achar necessário pode coar e adoçar com mel, adoçante stévia ou açúcar mascavo.
4. Suco de cenoura com água de côco
Ingredientes
- ½ pepino médio
- ½ cenoura média
- 1 laranja
- 1 copo de água de côco
Modo de preparo
Passar o pepino e a cenoura descascados pela centrífuga e depois misturar com a água de côco e o suco de laranja, e tomar 3 vezes ao dia.
5. Suco de cereja com maracujá
Além disso, o maracujá contém vitamina C, uma substância com propriedades que evitam o desenvolvimento de problemas nas articulações, tornando este suco uma excelente opção para evitar novas crises de gota.
Ingredientes:
- 100 g de cereja sem caroço
- 1/2 toranja
- ½ polpa de maracujá
- 300 ml de água e gelo
Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até obter uma mistura homogênea. Depois, acrescente o gelo e adoce o suco com um pouco de Stévia, caso seja necessário.
Para estes benefícios, beba, pelo menos, 2 copos do suco de diariamente para obter a melhora pretendida ou coma 25 gramas de cerejas após as principais refeições.
6. Suco de beterraba com cenoura
Ingredientes
- 80 g de beterraba
- 80 g de cenoura
- 80 g de pepino
- 20 g de agrião
Modo de preparo
Passe cada um dos ingredientes pela centrífuga e beba o suco logo a seguir, para que não perca suas propriedades medicinais. Tome diariamente esse concentrado de nutrientes pela manhã, em jejum, e após 3 semanas repita a análise ao sangue para verificar o efeito sobre a redução do ácido úrico.
7. Chá de urtiga
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga
- 150 ml de água fervente
Modo de preparo
Colocar a água sobre as folhas secas e deixar em infusão durante 20 minutos, coar a seguir e tomar várias vezes ao dia.
Ácido úrico alto: o que é, principais sintomas e causas
Normalmente o ácido úrico não causa nenhum problema de saúde sendo eliminado pelos rins, porém, quando existe algum problema renal, quando a pessoa ingere muitas proteínas ou quando seu corpo produz ácido úrico em excesso, este se acumula nas articulações, tendões e rins, dando origem a Artrite Gotosa, também conhecida popularmente como Gota, que é o tipo de artrite muito dolorida.
O excesso de ácido úrico tem cura, pois os seus desiquilíbrios podem ser controlados através de uma alimentação equilibrada, aumentando a ingestão de água e fazendo uma alimentação com poucas calorias e com pouca proteína. Além disso, o sedentarismo também deve ser combatido, com a prática regular de exercício físico moderado. Em alguns casos, quando existem sintomas muito intensos, o médico pode orientar o uso de remédios específicos.
Como entender o exame de ácido úrico
A análise do ácido úrico pode ser feita através do exame do sangue ou de urina, sendo que os valores de referência são:
O exame de ácido úrico, normalmente, é pedido pelo médico para ajudar no diagnóstico, especialmente quando o paciente apresenta dor nas articulações ou quando existem suspeitas de doenças mais graves, como lesão renal ou leucemia.
O mais comum é que os valores do paciente estejam acima dos valores de referência mas também existe o ácido úrico baixo que está relacionado com doenças congênitas, como a Doença de Wilson, por exemplo.
Sintomas de ácido úrico alto
Os principais sintomas de ácido úrico alto, que afeta principalmente os homens, são:
- Dor e inchaço em uma articulação, especialmente o dedão do pé, tornozelo, joelho ou dedos;
- Dificuldade em movimentar a articulação afetada;
- Vermelhidão no local da articulação, que pode até ficar mais quente que o habitual;
- Deformação da articulação, devido ao acúmulo excessivo de cristais.
Também é comum o aparecimento constante de pedras nos rins, que causam dor intensa no fundo das costas e dificuldade para urinar, por exemplo. Confira mais detalhes dos sintomas do ácido úrico elevado.
O que causa ácido úrico elevado
O consumo exagerado de alimentos ricos em proteína, como carnes vermelhas, frutos do mar e peixes aumenta as chances do ácido úrico elevado, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, tanto pelo aumento da produção de urato quanto pela redução da sua eliminação, e ainda o consumo de alimentos ricos em gordura saturada que aumenta o risco de resistência à insulina e a obesidade, que diminuem a eliminação de urato pelos rins.
Como tratar o ácido úrico alto
O tratamento para ácido úrico alto deve ser orientado pelo clinico geral ou reumatologista, mas, geralmente, inclui o uso de remédios para baixar o ácido úrico como Alopurinol, Probenecida ou Sulfinpirazona, e o uso de anti-inflamatórios, como Indometacina ou Ibuprofeno, para aliviar as dores nas articulações. Mudanças no estilo de vida, especialmente na alimentação, prática de exercício e ingestão de água, também são de extrema importância.
Durante o tratamento, também é muito importante fazer uma dieta para ácido úrico, evitando o consumo de alimentos ricos em purina, como as carnes vermelhas, peixes e frutos do mar, assim como dar preferência a alimentos naturais ao invés dos industrializados. Assista o vídeo e saiba o que pode comer para controlar o ácido úrico no sangue:
O que não se deve comer
Idealmente o melhor tipo de alimentação para pessoas com excesso de ácido úrico é aquela que inclui apenas o uso de alimentos orgânicos, contendo pouca quantidade de produtos industrializados.
No entanto, dentro dos alimentos orgânicos também se devem evitar aqueles que são mais ricos em purinas, como:
- Carne vermelha em excesso;
- Marisco, mexilhão, cavala, sardinha, arenque e outros peixes;
- Fruta muito madura ou muito doce, como manga, figo, caqui ou abacaxi;
- Carne de ganso ou frango em excesso;
- Bebidas alcoólicas em excesso, principalmente a cerveja.
Adicionalmente, carboidratos mais refinados como pão, bolos ou biscoitos também devem ser evitados. Veja uma lista mais completa do que deve evitar para aliviar os sintomas.